Webinar da Balluff vai falar sobre como usar sistemas de visão para controle de qualidade

20 de julho de 2021

Sensores e sistemas de visão IIoT são fundamentais para a tomada de decisões e a melhoria contínua. É a garantia na qualidade do produto e na credibilidade da marca.

Não é apenas o aumento da produtividade que está associado à Indústria 4.0. A presença da Internet Industrial das Coisas (IIoT) em dispositivos equipados com sensores e sistemas de visão é capaz de reduzir o desperdício e os custos operacionais, aumentar a flexibilidade de fabricação e, principalmente, aprimorar o controle de qualidade do produto.

Para falar sobre essas melhorias focadas em eliminar o máximo possível de ineficiência e imprecisão da indústria atual, a Balluff prepara um grande evento para o dia 28 de julho. É o webinar “Web 4.0: Como Usar Sistemas de Visão para Controle de Qualidade”.

O evento terá como palestrante principal o gestor de produtos da Balluff, Lucas Silva, e será transmitido pela plataforma Microsoft Teams, a partir das 14h. Para participar desse debate superatual, basta acessar o link e se inscrever. Não perca essa oportunidade!

Enquanto o evento não acontece, preparamos este artigo para você ficar ainda mais por dentro do tema que vem pautando as atividades fabris preocupadas com a melhoria contínua. Confira!

 

O que a IIoT faz pela sua indústria

Falar na manufatura moderna é pensar na Indústria 4.0, por sua vez, necessariamente integrada à Internet Industrial das Coisas (IIoT), que engloba processos produtivos que se servem da potencialidade da Internet of Things.

Isso significa ter em mente ferramentas de automação avançada, visão de máquina, Big Data, computação em nuvem e Machine Learning, inovações que já estão revolucionando toda a cadeia de valor do sistema produtivo.

E esse é um caminho sem volta. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Época Negócios, a projeção de crescimento da demanda por robôs colaborativos fica em torno de 17% por ano, até 2025. Com isso, o mercado global dos chamados cobots pode chegar a US$ 58 bilhões até 2023.

A explicação é simples. A IIoT tem muito a fazer pela indústria. Ela pode ajustar o desempenho da máquina por meio de uma identificação melhor e mais completa dos parâmetros operacionais. Uma dinâmica que envolve aspectos antes verificados de forma manual, como:

  • Temperaturas
  • Pressões
  • Ciclos
  • Mudanças de tolerância
  • Expectativa de vida total

Trata-se de uma visibilidade sem precedentes para o conjunto da operação. Sensores em rede e hubs de planejamento empresarial, além de recursos baseados em nuvem, permitem verificar desde um simples rolamento da máquina até a entrega do produto ao destino final.

E dentro do espaço fabril, a escolha pela tecnologia de ponta também reflete no controle da qualidade de todo o processo produtivo. Com o advento da IIoT, podemos ampliar a cadeia de suprimentos com flexibilidade de produção e sabendo como um item foi feito e qual é o seu desempenho.

O que o IIoT faz pelo controle de qualidade

Na prática, isso significa a garantia do padrão de excelência, que é uma característica-chave dentro das empresas e precisa ser tratada como uma filosofia, afinal o controle de qualidade total tem a capacidade de construir uma boa reputação e garantir a credibilidade da organização, e isso justifica um olhar bem mais atento à melhoria de toda a gestão da qualidade dentro da fábrica.

Porém, o que antes dependia apenas da ação humana, hoje está fortalecido pela conectividade contínua de softwares, sensores mecânicos e elétricos, bem como dispositivos de transmissão. Soluções do universo IIoT que vão muito além de resultados financeiros satisfatórios.

Nos ambientes de manufatura modernos, as tecnologias da Indústria 4.0 ajudam a automatizar e a melhorar os resultados do processo de controle de qualidade, em apoio às tarefas humanas. As estações de inspeção automatizadas lidam com esse trabalho de alta prioridade enquanto os funcionários aprendem habilidades mais exigentes cognitivamente.

Portanto, o monitoramento contínuo de processos aliado aos sistemas de visão viabiliza o controle e a utilização adequada dos recursos de produção, otimizando o funcionamento da cadeia produtiva. Isso gera um impacto na qualidade daquilo que é fabricado, especialmente ao maximizar os recursos em todos os níveis e, ao mesmo tempo, aumentar a satisfação do cliente.

Dessa forma, os sistemas de visão IIoT, quando presentes nas diversas etapas envolvidas no processo industrial, conduzem as atividades com alta eficiência e baixo desperdício. Na Indústria 4.0, os dados de máquina podem ser decisivos quando se trata de eficiência e qualidade na fabricação.

Afinal, para implementar a manutenção preditiva, reparo ou trabalho de substituição, é essencial ter informações sobre a condição dos sensores, a cadeia de processo e as muitas peças de trabalho.

Entretanto, a falta de sistemas especializados faz com que as empresas percam grandes oportunidades de melhorar sua eficiência operacional, reduzir desvios e perdas no processo, bem como minimizar os riscos de recalls.

Por isso, escolher a melhor forma de fazer o controle da qualidade no chão de fábrica representa evitar situações que impactam negativamente a produtividade e a competitividade da indústria.

Balluff é qualidade

Se você procura implementar, no seu processo fabril, o monitoramento capaz de garantir os melhores resultados no controle de qualidade, ainda agregando flexibilidade, invista nos produtos da Balluff. São sensores e sistemas de visão ideais para ajudá-lo a supervisionar a condição de suas plantas de produção e manter a excelência do que está sendo produzido.

Os dispositivos Balluff fornecem informações sobre as condições do equipamento e do ambiente, como pressão e temperatura. Além disso, realizam tarefas de diagnóstico para o monitoramento de processos. Dependendo da versão, esses dispositivos detectam até mesmo curtos-circuitos nos cabos.

Os sensores de processo e os sistemas desenvolvidos para acompanhamento da máquina da marca Balluff são soluções simples e flexíveis para rastreamento, controle de qualidade e processos de posicionamento em uma fábrica. Veja alguns dos dispositivos que disponibilizamos ao mercado:

  • Sensores indutivos com autodiagnóstico
  • Controladores de fluxo para estabilidade térmica
  • Sensores de temperatura por contato
  • Sensores de pressão para monitoramento de processos em hidráulica
  • Fontes de alimentação Heartbeat® com função de diagnóstico
  • Identificação de ferramentas com identificação por radiofrequência (RFID)

E não para por aí. As soluções de sistema de visão BVS da Balluff voltadas ao processamento de imagens industriais garantem conceitos individualizados para atender aos desafios de sua produção. É uma linha que inclui Smart Cameras, câmeras industriais com alta definição, scanners de mão e sensores de visão, um conjunto que permite dispor da ferramenta certa para qualquer necessidade.

O webinar Balluff é imperdível!

Tudo isso resulta em controle de qualidade efetivo para agregar inteligência e competitividade de mercado à indústria. Para entender como, de fato, o sistema funciona, você precisa participar do webinar “Web 4.0: Como Usar Sistemas de Visão para Controle de Qualidade”, promovido pela Balluff.

Além do conteúdo rico em informações sobre o tema, o evento vai presentear os participantes. Quem acompanhar a discussão até o final e interagir com as atividades propostas, terá direito a um certificado, poderá participar do sorteio on-line de vários brindes personalizados (todos com a marca Balluff, como caderno, caneta e power bank), além de acesso exclusivo ao link de inscrição do curso hands-on com especialistas Balluff (vagas limitadas!).

Reserve um espaço na sua agenda para o dia 28 de julho e venha com a gente falar de controle de qualidade na Indústria 4.0! Não deixe sua empresa fora da inovação e de seus grandes resultados!

Inscreva-se agora!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: