TENDÊNCIA

Em indústrias que produzem peças para o setor automotivo, o cuidado com os detalhes deve ser cirúrgico. Por isso, não há espaço para a subjetividade na conferência da operação.

PROBLEMA

Diante disso, fomos apresentados à seguinte situação:

Uma empresa do setor precisava agregar objetividade e precisão à conferência de funcionamento dos fornos a vácuo – o que antes era feito pelos operadores, de maneira subjetiva – para o processo de nitretação da superfície das peças.

Para que o vácuo funcione, os fornos contam com bombas que trabalham em alta rotação, em torno de 25.000 rpm, e não podem apresentar falhas, pois acabam comprometendo todo o processo, causando manutenções não programadas, a diminuição da eficiência e o aumento de custos. Tais equipamentos eram monitorados e conferidos pelos operadores da linha, com alta probabilidade de erro.

Assim, nosso desafio foi propor uma solução para levar mais confiabilidade ao processo e permitir aos operadores um foco mais estratégico na linha produtiva.

SOLUÇÃO

Adicione o texto do seu título

A Balluff apresentou uma solução com o BCM (Balluff Condition Monitoring), de modo a monitorar a vibração das bombas dos fornos existentes na planta. Essa solução permite:

Monitoramento contínuo do processo

Definição de padrões de funcionamento

Identificação e comunicação confiáveis

Informar necessidade de manutenção preventiva

Resultados

O sensor BCM monitora a vibração causada pela alta velocidade de rotação da bomba e informa qualquer anormalidade do equipamento antes de começar o processo de nitretação.

Assim, permite uma manutenção preventiva e reduz substancialmente as falhas no processo.

Com a introdução do BCM, foi possível entregar ao cliente seu primeiro projeto IO-Link, abrindo novas possibilidades para a utilização de outros dispositivos de monitoramento, que levarão melhorias aos processos e mais eficiência e produtividade à planta.

Consultores: Fabiola Bracalente, Gabriel Demarchi e Marco Polo Maida

Balluff – Controles Elétricos Ltda.
Rua Francisco Foga, 25 – Distrito Industrial | Vinhedo – São Paulo

+55 19 3876-9999

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: