Tudo o que você precisa saber sobre tecnologias de automação industrial

9 de novembro de 2020

Os processos industriais vivem uma transformação em nome de fábricas inteligentes e integradas. Algo possível graças às tecnologias de automação industrial.

Melhorar o processo produtivo, a cadeia de suprimentos e o gerenciamento da informação são algumas das vantagens da automação inteligente nas indústrias.

Com a evolução das tecnologias e o aumento da necessidade de tornar as fábricas cada vez mais inteligentes, a Tecnologia da Informação nunca esteve tão presente junto à automação industrial. O uso da tecnologia amplia as possibilidades de comunicação entre sistemas e traz flexibilidade nas interconexões da pirâmide de automação.

Todo esse cenário só é possível com o surgimento de equipamentos com alta conectividade e versatilidade. Ferramentas que contribuem no gerenciamento das informações garantem a melhora do processo produtivo e otimizam toda a cadeia de suprimentos – do fornecedor ao cliente final.

Confira o artigo e conheça melhor as vantagens da tecnologia de automação para a indústria!

Entenda a integração entre TI e TA

A união entre a Tecnologia de Informação (TI) e a Tecnologia de Automação (TA) traz cada vez mais benefícios para o usuário. Isso porque são várias as vantagens obtidas, por exemplo:

  • Eficiência nos processos;
  • Padronização de sinais;
  • Transparência das informações;
  • Monitoramento mais eficaz do sistema.

Mas nem sempre foi assim. Durante muito tempo, TI e TA eram descentralizadas, com objetivos e estruturas diferentes. Muitos eram os conflitos entre as áreas, o que dificultava as tentativas de modernização do chão de fábrica. E como essa barreira foi quebrada?

O processo de transformação digital das indústrias trouxe a necessidade dessa integração entre negócio e manufatura, e mostrou que um depende do outro. Ou seja, alinhar TI e TA passou a ser fundamental para a estratégia e o desenvolvimento tecnológico da organização. E é um caminho sem volta para a indústria do futuro. Vamos entender melhor!

Automação industrial e a indústria 4.0

A automação industrial nada mais é do que o emprego de tecnologia para realização de tarefas de controle de mecanismos e funções, a fim de melhorar os processos produtivos. Simboliza uma integração entre os sistemas de eletrônica e mecânica a partir da TI, visando aumentar a produtividade, reduzir custos e assegurar a competitividade.

Tudo isso de forma inteligente, conectando todos os processos produtivos por meio da tecnologia. Logo, podemos perceber que máquinas conectadas necessitam de menos manutenção e a correção das falhas acontece de maneira mais rápida e eficaz.

Trata-se da Indústria 4.0 ou a quarta Revolução Industrial, a qual se baseia no aumento da produtividade e na redução de custos. O termo veio a público em 2011, durante a Feira de Hannover, na Alemanha, considerada um dos maiores eventos de tecnologia e automação industrial do mundo. Sua utilização está ligada ao desenvolvimento tecnológico de ponta voltado à manufatura alemã, em uma fusão entre o universo digital e a indústria.

Enquanto as três primeiras revoluções industriais representaram o surgimento da produção em massa, das linhas de montagem, da elétrica e da tecnologia da informação na indústria, a 4.0 significa automação dos processos. O que acontece por meio de um conjunto de tecnologias para a fusão do mundo físico, digital e biológico.

E o Brasil já começa a fazer parte dessa transformação, do convencional para a indústria do futuro. Segundo levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério da Economia, a migração da indústria para o conceito 4.0 pode determinar uma redução de custos para o setor nacional de, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano.

As principais tecnologias de automação industrial

Para que aconteça a descentralização do controle dos processos produtivos, existem diversas tecnologias que podem ser aplicadas na automação. As principais bases dessas ferramentas são conectividade, inteligência artificial e internet das coisas.

Conheça as que estão na mira dos principais investimentos em transformação digital!

Machine Learning

O Machine Learning (aprendizado das máquinas), ou Inteligência Artificial na indústria, busca preparar sistemas para tomar decisões e executar tarefas de forma automática. É a simulação da capacidade humana em raciocinar e resolver problemas via softwares e robôs.

Os dados atualizados em tempo real permitem esse processo de aprendizagem, utilizando reconhecimento de padrões, probabilidades e análises específicas. Essa é uma tendência que deve transformar desde o planejamento e controle de processos industriais, até a comunicação dentro e fora do ambiente corporativo.

Internet das Coisas

A Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, é precursora das tecnologias industriais da nova década. Representa a possibilidade de objetos físicos estarem conectados à internet para executar, de forma coordenada, uma determinada ação. Um exemplo são os carros autônomos, que se comunicam entre si, e podem definir, a partir dos dados como velocidade e trajeto, o melhor momento de passar por um cruzamento em vias urbanas.

Assim como as TVs e relógios inteligentes e interconectados facilitam a nossa rotina, na indústria isso se dá via diferentes sistemas de controle, máquinas, processos e ferramentas. É uma engrenagem que contribui para uma cadeia de suprimentos mais eficaz, com menos desperdícios, desde a inspeção da qualidade até a logística. Os resultados são visíveis: menos desperdícios, manutenção preditiva, aumento da produtividade, bem como o fim das paradas inesperadas, ociosidade, retrabalhos e recalls.

Com um Master IO Link, por exemplo, conseguimos desfrutar da robustez industrial exigida no chão de fábrica, trocar informações com equipamentos de controle via redes industriais como Ethernet/IP e ProfiNet. Tudo isso ao mesmo tempo em que se gera, de forma automática, informações em formato JSON. O que possibilita e facilita a interligação entre sistemas e a utilização dos dados de campo diretamente nas camadas de gerenciamento de plantas ou administração de recursos em nível corporativo.

Sistemas Cyber-Físicos

Sistemas Cyber-Físicos representam a fusão entre o mundo físico e digital. Para que isso aconteça, todo o objeto físico, seja uma máquina ou linha de produção, bem como os processos decorrentes, são digitalizados. Ou seja, todos os objetos e processos na fábrica têm um irmão gêmeo digital.

Computação em Nuvem

Cloud Computing é uma tendência que lidera as escolhas no que se refere à tecnologia na automação industrial. É um recurso que consiste no armazenamento, controle e edição de dados 100% na nuvem.

Dessa forma, os arquivos on-line permitem que a rotina industrial se torne mais inteligente, uma vez que as informações sobre produção, produtos e serviços, negociações e finanças podem ser acessadas de forma prática, agilizando a tomada de decisão.

Agora que você conhece as principais ferramentas tecnológicas para a automação industrial, escolha o que há de melhor para a sua organização. Fale com nossa equipe e conheça os produtos para colocar sua empresa na ponta da transformação digital!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Carta - materiais educativos
Assine nosso conteúdo
e-books materiais educativos
E-Books
conteudos - materiais educativos
Vídeos
[crp]

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: