io-link
Balluff Brasil
Balluff Brasil
7 de junho de 2018

Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia IO-Link

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

A tecnologia IO-Link está presente em indústrias de diversos segmentos, otimizando a comunicação entre todos os processos da automação. Ela permite que as empresas disponibilizem e transmitam um grande volume de dados de forma eficiente e flexível, o que torna o IO-Link fundamental para qualquer negócio que deseja se inserir na era da indústria 4.0 com sucesso.

Veja a seguir os principais pontos de destaque da tecnologia IO-Link que você precisa conhecer.

 

O que é IO-Link?

O termo IO-Link refere-se ao protocolo de comunicação com conexão ponto a ponto, do sensor à internet. A tecnologia é inovadora porque permite lidar com uma grande volume de dados, além de promover uma troca bidirecional dos dados entre sensores e dispositivos com IO-Link, conectados a um mestre.

Contudo, vale lembrar que o IO-Link não é um fieldbus (sistema de rede de comunicação industrial para controle em tempo real), embora transmita esses dados através do fieldbus e de das redes.

 

Vantagens do uso do IO-Link na indústria

As principais vantagens do uso da tecnologia IO-Link são:

Padrão na fiação e redução da mesma

Configuração e monitoramento remotos

Maior disponibilidade de dados (dados de processo, de serviço e de evento)

A riqueza dos dados presentes na comunicação IO-Link, aliás, é um dos principais fatores da nova era da indústria 4.0.

E, como benefício proveniente de todas as vantagens, com o IO-Link as indústrias reduzem seus custos, obtêm maior eficiência nos processos e também maior disponibilidade da máquina.

 

Componentes e dispositivos IO-Link

Por ser uma tecnologia de comunicação inovadora, o IO-Link engloba uma série de soluções.

Na Balluff, por exemplo, há sete tipos de IO-Link Master: Profibus, CC-Link IE/Field, CC-Link, Ethernet/IP, Devicenet e EtherCAT.

Quanto aos dispositivos, a linha inclui os módulos EA e Memory, acopladores indutivos, tecnologia em sensores, sinal conversor e interface homem-máquina (indicadores digitais e torre de sinalização LED Smartlight).

Na prática, a tecnologia IO-Link é versátil, pois hoje é utilizada em sensores de deslocamento, sensores ópticos e em sistemas para monitoramento de nível em tanques de armazenamento, por exemplo.

Conecte-se com a tecnologia IO-Link em sua indústria. Fale com os especialistas da Balluff e encontre a solução ideal para seus processos.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.