IO-Link
Balluff Brasil
Balluff Brasil
30 de maio de 2019

Tecnologias compatíveis com IO-Link que podem ser úteis para sua indústria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

O padrão de comunicação IO-Link trouxe às indústrias de todos os segmentos a possibilidade de serem muito mais eficientes e econômicas em seus processos. Com o IO-Link é possível ter mais controle dos dados de processo, é um sistema simples de configurar e que fornece diagnósticos, já que permite a comunicação entre dispositivos e controlador mestre. Felizmente, essa tecnologia vem revolucionando a indústria em seus mais diversos aspectos, uma vez que há muitos dispositivos compatíveis com ela atualmente.

Tecnologia em sensores industriais: integração, interface e dados confiáveis por meio do IO-Link</h2

Não é possível falar em automação industrial sem os sensores industriais, dispositivos que também já possuem versões com a tecnologia IO-Link, que são facilmente integrados ao ambiente. A gama de opções é extensa, abrangendo sensores capacitivos, indutivos, magnetostritivos, ultrassônicos, ópticos, com codificação magnética, de campo magnético, de pressão e de temperatura, além dos interruptores de ressalto.

As principais vantagens da presença do IO-Link em sensores são a troca rápida dos dispositivos, a diminuição de erros e o imediato comissionamento. Além disso, os parâmetros do sensor IO-Link substituído são passados de forma automática do Master IO-Link ao novo sensor.

Tecnologia de rede: hubs configuráveis com IO-Link

A tecnologia de rede industrial com IO-Link faz com que as empresas estejam um passo à frente, quando o assunto é a troca de dados entre os dispositivos.

Isso porque com esses dispositivos é possível driblar a dificuldade de transmitir muitos dados ao mesmo tempo. Afinal, a tecnologia IO-Link, destaque no caminho rumo à indústria 4.0, é própria para a troca do grande volume de informações. Com o master, é possível configurar 496 entradas e saídas, minimizando instalações críticas, além de ter novas opções para uma estrutura descentralizada da topologia de rede, reduzindo drasticamente o cabeamento, diminuindo o tamanho do painel de controle.
Com os módulos ou hubs configuráveis IO-Link é possível conectar diversos dispositivos e saber exatamente qual dos dispositivos necessita de alguma manutenção e/ou parametrização. A categoria de tecnologia de rede compatível também inclui módulos do distribuidor (módulo de rede para Profinet), acopladores indutivos e módulo memory.

Tecnologia de visão da máquina: Smartcamera

A solução de visão de máquina com compatibilidade IO-Link otimiza a qualidade dos produtos, bem como o rastreamento dos itens na fábrica.
Nesse contexto, há a inovadora tecnologia de Machine Vision compatível com IO-Link: a Smartcamera. O equipamento permite uma visão de alta qualidade dos processos e destaca-se justamente por ser de fácil integração no ambiente da produção – uma característica do padrão de comunicação.

Há muitas outras tecnologias compatíveis com IO-Link. Em comum está o fato de que, ao contar com o padrão de comunicação, os dispositivos de automação tornam-se ainda mais inteligentes. Consequentemente, as empresas que utilizam tais equipamentos ganham em economia, eficiência e produtividade.

Qual é a necessidade da sua indústria? Entre em contato com a Balluff e saiba como nossos dispositivos com IO-Link podem ajudar sua empresa!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.