Soluções em automação para a indústria automotiva

14 de setembro de 2022

Indústria automotiva: as melhores soluções do mercado para as particularidades do setor

A indústria automotiva integra uma parcela relevante da economia brasileira. O setor responde por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria e por 4% do PIB total, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Além disso, a sua cadeia produtiva também é responsável por empregar mais de um milhão de pessoas.

Mas não é só pelos números impressionantes que o setor tem destaque. O poder de influência da indústria automotiva também chama a atenção, especialmente por manter uma ligação direta com diversos outros setores industriais, como o aço, os materiais eletrônicos, a borracha, o plástico e, até mesmo, as áreas de pesquisa e desenvolvimento. É o que chamamos de indústria de transformação.

A Balluff, uma das maiores empresas de sensores do mundo, está atenta a todo este potencial e, por isso, desenvolve soluções voltadas para as necessidades de cada etapa do processo de montagem de veículos. Neste texto, vamos conhecer essas tecnologias.

As soluções da Balluff para a indústria automotiva

A Balluff é parceira de longa data da indústria automotiva. Por isso, atua em diversas frentes para oferecer as soluções adequadas para cada necessidade.

Vamos mostrar alguns exemplos aqui:

Interior automotivo

Na parte interna dos veículos, a Balluff oferece sensores e soluções que facilitam a montagem e a eficiência do processo, auxiliando a fábrica a:

  • Identificar o apoio de cabeça mais adequado para cada tipo de banco;
  • Instalar corretamente as peças e componentes das portas, como os reguladores de janela, unidades de controle de porta, sensores, maçanetas internas e fechaduras de porta;
  • Distinguir as nuances das cores de têxteis nas capas dos assentos ou painéis;
  • Tornar rastreável cada etapa de trabalho e cada material usado na montagem de assentos;
  • Monitorar os diferentes ciclos de operação, incluindo a vibração e a temperatura, para detectar erros e tempos de inatividade em estágio inicial.

Além disso, a Balluff também garante a entrega just-in-time (imediata).

Indústria de pneus

O know-how da Balluff também está preparado para atender cada etapa que envolve a complexa fabricação de pneus. A empresa oferece sensores, sistemas e redes de diferentes tecnologias que permitem um gerenciamento mais eficiente e preciso do processo, ajudando a evitar paradas desnecessárias e garantindo o fornecimento contínuo de material para manter o ritmo de velocidade do trabalho. A empresa fornece, por exemplo:

  • Sistemas de medição de comprimento para monitorar os movimentos de fechamento de prensas de vulcanização;
  • Soluções de visão e identificação que atendem e superam os requisitos de rastreabilidade dos componentes dos pneus e do produto final.

Sistema de acionamento

As soluções da Balluff se voltam também para a fase de fabricação dos sistemas de acionamento dos veículos, que irão interferir no trem de força e na potência do veículo. É o caso, por exemplo, do motor, das caixas de câmbio, dos eixos e do trem de comando.

Para isso, a empresa oferece soluções que ajudam a:

  • Substituir ferramentas sem a necessidade de descarte prematuro ou a manutenção de um grande estoque;
  • Rastrear e mapear todo o fluxo de produção das peças no processo de montagem;
  • Visualizar o fluxo da produção direto da linha produtiva, identificando precocemente a existência de gargalos ou tarefas de manutenção;
  • Acompanhar todo o sistema de montagem e transporte da usinagem, inclusive o bloco do motor;
  • Medir a posição das peças que são colocadas de forma automática pelos robôs;
  • Documentar os dados de produção e qualidade de cada etapa do trabalho em instalações de manipulação e montagem.

Fundição

A Balluff também está atenta aos riscos de redução de desempenho e falha completa dos sensores que operam em ambientes de alta temperatura. Por isso, possui um portfólio completo de acessórios resistentes ao calor para uso em testes de cargas térmicas, impacto e vibração sem a possibilidade de fundição ou forjamento, por exemplo.

Prensagem

O portfólio da Balluff também está preparado para atender às rigorosas condições das esteiras de prensagem das chapas para a carroceria. Os sensores da empresa, portanto, levam em consideração as características desse processo, incluindo o posicionamento e o controle das rebarbas e das peças de trabalho.

Montagem de carroceria

A Balluff também possui soluções para a montagem da carroceria dos veículos, levando em conta, inclusive, o uso dos robôs industriais que fazem a instalação de componentes por meio de soldagem, rebitagem e colagem. Justamente por este motivo, as ferramentas desenvolvidas pela empresa procuram ser indiferentes a respingos de solda, correntes de soldagem, campos magnéticos e altas temperaturas.

Paintshop

A pintura dos veículos, feita nas estações de paintshop, costuma ser um trabalho preciso e que demanda perfeição, uma vez que não serve só para causar boa impressão externa do veículo como também protegê-lo e manter o seu valor. A Balluff está atenta a estas particularidades do processo, então desenvolve soluções que garantem um trabalho de alta qualidade. Os sensores da empresa são, por exemplo, resistentes contra temperaturas e produtos químicos, fazendo com que cinco camadas possam ser aplicadas de forma impecável e com auxílio de sinos de rotação de alta velocidade. E isso acontece, inclusive, logo depois da carroceria ter sido limpa e desengordurada nos tanques de mergulho.

Montagem final

Os processos finais da montagem do veículo também possuem sensores próprios e adequados para as configurações desta etapa de produção. Eles, inclusive, se ajustam às exigências especiais do processo, por exemplo, a configuração individual dos componentes que ainda faltam encaixar, na quantidade correta em que são necessários.

Novos modelos de veículos: os híbridos e elétricos

Os novos modelos automotores que estão chegando no mercado, os veículos movidos à propulsão elétrica, híbridos e com células de combustível, exigem algumas adaptações no processo de montagem e fabricação. E a Balluff, claro, está atenta a essas mudanças naturais do setor. Por isso, desenvolveu acionamentos alternativos para atender às características desta nova tecnologia, que exige o emprego de materiais mais inovadores e sustentáveis em relação ao método tradicional.

Acesse o nosso site para conhecer de perto todas essas soluções da Balluff voltadas para cada etapa do processo da indústria automotiva! E, se for necessário, entre também em contato com a nossa empresa para entender as particularidades de cada ferramenta desenvolvida por nós!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Assine nosso conteúdo
E-Books
Vídeos
[crp]

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: