Soluções de automação: segurança industrial para os trabalhadores e eficiência para os negócios

Etiquetas RFID x Código de barras: entenda a diferença nos sistemas de identificação
Etiquetas RFID x Código de barras: entenda a diferença nos sistemas de identificação
23 de setembro de 2019
Detecção de líquido com sensor de forquilha: faça água e outros líquidos transparentes serem visíveis ao sensor
Detecção de líquido com sensor de forquilha: faça água e outros líquidos transparentes serem visíveis ao sensor
10 de outubro de 2019
Soluções de automação: segurança industrial para os trabalhadores e eficiência para os negócios
Como sua empresa promove a segurança industrial no dia a dia? Embora a agilidade nos processos seja um dos pontos mais destacados quando o assunto é automação industrial, as soluções tecnológicas desse universo impactam profundamente também em uma questão primordial para qualquer organização: a segurança.

Neste artigo destacamos a relação entre as soluções de automação, segurança industrial, eficiência e bons resultados no negócio. Confira.


Tecnologias de automação industrial que promovem o lado humano e as vantagens financeiras na empresa


A vasta gama de sensores industriais atualmente permite que as mais diversas variáveis sejam acompanhadas 24h nas fábricas, com máxima precisão. Ao monitorar a pressão, o nível e a temperatura em tanques, por exemplo, os sensores garantem a segurança das máquinas e também das equipes envolvidas nos processos. Afinal de contas, o controle realizado pelos equipamentos evita vazamentos, superaquecimentos e até a explosão dos recipientes, que poderiam resultar em graves acidentes de trabalho.

Assim, o investimento em sensores industriais vai muito além da melhoria na qualidade do processo. Graças às suas características de controle e verificação em tempo real, cada um dos dispositivos acaba sendo utilizado também para otimizar a segurança no chão de fábrica. A aplicação das tecnologias, consequentemente, demonstra que a empresa se preocupa com a proteção das pessoas, além da segurança das máquinas.

Mas isso é apenas o começo, uma vez que a melhoria na segurança industrial impacta positivamente nos níveis de produtividade e eficiência, além de auxiliar na redução de custos, de maneira geral. Ou seja, há diversas vantagens competitivas originadas na aplicação de soluções de automação industrial. E a melhor parte é que o sensoriamento é apenas uma parte dessa melhoria. Afinal, existem outras tecnologias específicas para promover a segurança nas indústrias, tais como botões de emergência, cortinas de luz e outros dispositivos de proteção.

Soluções de automação: segurança industrial para os trabalhadores e eficiência para os negócios Imagem: Dispositivo de comando, dispositivos ópticos e módulos de segurança IO-Link integram a linha Safety da Balluff, que possui flexibilidade e máxima eficiência para proteção da equipe.


Safety, a linha de segurança industrial da Balluff


As fábricas de soluções para automação industrial possuem em seu portfólio tecnologias específicas para ampliar a segurança na produção. A Balluff, por exemplo, conta com uma linha completa de Safety, cujo objetivo é minimizar os riscos para pessoas e máquinas em todas as etapas dos processos industriais. Seu portfólio de Safety inclui módulos de segurança IO-Link; sensores e chaves de segurança; dispositivos ópticos de segurança; dispositivos de bloqueio e dispositivos de comando seguros.

Módulos de segurança IO-Link: permite a conexão de diferentes componentes de segurança, sem que a empresa precise lidar com o excesso de fiação e dificuldades na troca do alto volume de dados. Com o módulo é possível monitorar todos os sensores, transmitindo seu status para o controlador PROFIsafe.

Sensores e chaves de segurança: produtos com diversos princípios de funcionamento, que auxiliam na detecção da localização e posicionamento de objetos.

Dispositivos ópticos de segurança: cortinas de luz que funcionam sem contato, identificando os movimentos do colaborador na área de proteção da máquina e emitindo sinal de alerta para a parada, além da emissão de luz.

Dispositivos de bloqueio: equipamentos que impedem o acesso sem controle a áreas de risco das máquinas.

Dispositivos de comando: soluções para situações de emergência, como os próprios botões de emergência, que interrompem o funcionamento das máquinas, caso necessário.


Em suma, existem diversas soluções de automação para otimizar a segurança industrial nas empresas. Aplicá-las nos processos produtivos é fundamental para alavancar a competitividade e garantir diversas vantagens, tanto no aspecto humano, por conta da proteção aos colaboradores, quanto no aspecto estratégico, uma vez que promover a segurança das máquinas amplia sua vida útil.

Quer saber mais sobre automação industrial, segurança industrial e outros temas relacionados ao cotidiano do seu mercado? Acompanhe nosso LinkedIn!