Soluções Balluff para tornar a indústria automotiva mais competitiva

Tipos de redes industriais e suas principais aplicações no mercado
Tipos de redes industriais e suas principais aplicações no mercado
21 de agosto de 2019
sensores_de_nivel_industriais_Balluff
Por que é importante medir nível? (E como os sensores de nível podem ajudar sua indústria a fazer isso)
28 de agosto de 2019
Soluções Balluff para tornar a indústria automotiva mais competitiva

A produção de automóveis e autopeças exige precisão, eficiência e flexibilidade. A Balluff oferece à indústria automotiva e aos fornecedores desse segmento um amplo espectro de soluções, como os mais variados tipos de sensores, incluindo a interoperabilidade IO-Link, uma grande variedade de tecnologias RFID, soluções em visão, sensores de segurança e muito mais.

Com a aplicação e integração dessas tecnologias é possível aumentar a produtividade, minimizar o tempo de parada e garantir a mais alta qualidade na fabricação, imprescindível no segmento automotivo.


Mold-ID Balluff: solução que aumenta significativamente a produtividade das instalações.

Com a solução chamada Mold ID, a Balluff auxilia em um dos primeiros processos na fabricação automobilística: a estampagem. Através da rastreabilidade oferecida por esse sistema, ocorre a eliminação das atribuições incorretas dos moldes. A contagem dos ciclos de produção proporciona o controle total sobre a manutenção preditiva dessas peças. Toda essa informação fica armazenada em uma tag RFID que acompanha o molde durante toda sua vida útil.

Além disso, a SmartLight disponibiliza a indicação visual, ou gestão à vista, dos ciclos de produção em tempo real. Seguindo ainda na área das prensas, os transdutores lineares da Balluff são fundamentais para os posicionamentos precisos exigidos por esse tipo de máquina. As chaves rotativas de câme podem atuar nas chamadas prensas excêntricas, garantindo o controle sobre o seu escorregamento, bem como a adequação à NR12 na fabricação de peças estampadas.



Utilizando os Mestres IO-Link da Balluff, a descentralização de painéis elétricos ocorre em qualquer ambiente, seja ele de solda ou não. Sensores indutivos, capacitivos, magnéticos e ultrassônicos da Balluff, além de seus cabos, também são desenvolvidos para suportar ambientes agressivos.

O protocolo de campo IO-Link permite rápida configuração de dispositivos (em muitos casos até plug-and-play), alto nível de diagnóstico para mestres e escravos e o fornecimento de todos esses dados em nível superior de rede, além da drástica redução de cabeamento, tamanho dos painéis e tempo de montagem. Conceitos esses que vão ao encontro da Indústria 4.0. A tecnologia Safety Over IO-Link traz a integração das redes de automação e segurança, além de carregar todas as vantagens já conhecidas do IO-Link.



O controle de qualidade deve seguir durante o processo de manufatura. Desta forma, é possível evitar a ineficiência e acabar com um grande mal de qualquer processo produtivo: o retrabalho. Com as linhas de Visão da Balluff é possível inspecionar, por exemplo, os pontos de costura de solda, a qualidade de uma peça estampada ou a presença de todos os componentes durante a montagem.



Câmeras industriais: verificação exata da qualidade com processamento de imagens.

Em todos os pontos do processo produtivo, as fontes de alimentação Heartbeat garantem o feedback contínuo sobre as condições de carga, grau de desgaste, além do tempo de vida útil restante, apoiando assim, as manutenções preditivas.

Considerando o processo de pintura de peças automotivas, é muito importante ter a rastreabilidade das informações. Através da tecnologia RFID as partes podem ser automaticamente guiadas ao longo da linha. Todas as informações de processo podem ser lidas e armazenadas diretamente nas peças.

Para tanto, pode ser necessária a utilização de tags resistentes a altas temperaturas, chegando a atingir até 220 °C e na classe de proteção IP68/69K. Com essa solução, é possível trabalhar em grandes distâncias de leitura e escrita; toda a informação será integrada ao CLP do processo.



Para a rastreabilidade do processo como um todo, os chamados leitores manuais ajudam na identificação dos mais variados tipos de códigos, podendo ser impressos em etiquetas plásticas, metálicas ou até puncionados.

Em áreas de testes ou inspeção final, é muito comum a utilização de tomadas Harting para alimentação de partes elétricas e/ou eletrônicas. As seguidas conexões provocam um rápido desgaste dessas tomadas. Com a utilização do acoplador indutivo da Balluff é possível alimentar sistemas, além de ler e escrever dados no mesmo. Tudo isso sem nenhum contato, reduzindo assim, gastos com cabos e conexões. Essa solução também é muito aplicada em sistemas de mesas rotativas.

Além de todas as linhas de produtos e soluções citadas acima, a Balluff também possui um completo portfólio de sensores, visando sempre oferecer soluções inovadoras e completas para o segmento automotivo, estando inserida nesse meio há décadas, tornando-o flexível e de acordo com os mais novos conceitos de tecnologia.

Texto produzido por Gabriel Demarchi, Engenheiro de Aplicações na Balluff Brasil