Sensores Indutivos BES: Como Operam e Quais Suas Aplicações

24 de janeiro de 2024

O mundo está cada vez mais automatizado e as indústrias estão buscando soluções para otimizar seus processos. Nesta busca, dispositivos eletrônicos e inteligentes se destacam para fazer a diferença.

Entre as diversas tecnologias estão os sensores. Dentre todas as famílias dessas soluções, existem os indutivos. Eles crescem como ferramentas em vários setores industriais, graças à sua precisão, confiabilidade e versatilidade.

Cada área industrial possui desafios e necessidades específicas. A escolha da solução adequada é importante para a assertividade na otimização das demandas. Os sensores indutivos possuem diversas características para melhorar esses processos.

Eles são aplicados em diversas finalidades no chão de fábrica. Eles são muito úteis na detecção de presença ou ausência de objetos metálicos, por exemplo. Sua confiabilidade é essencial na montagem produtiva e sistemas de transporte.

Além disso, os sensores indutivos têm a capacidade de registrar posições com precisão, auxiliando na automação de processos. Suas aplicações são variadas de acordo com o segmento.

Na indústria automotiva, por exemplo, são usados para garantir que os componentes estejam presentes e posicionados no local certo antes das peças passarem para a próxima etapa do processo de montagem

Na indústria de embalagens, os sensores indutivos ajudam a detectar tampas metálicas em recipientes ou até mesmo na contagem de produtos, conforme que passam pela linha de produção.

Um dos maiores benefícios dos sensores indutivos é a sua característica de precisão, mesmo à distância. Esta função permite que eles sejam posicionados de forma segura, longe de áreas de alta temperatura ou de movimentação intensa de máquinas. Isso ajuda a dar segurança aos operadores.

Apesar dessa possibilidade de distância, os sensores indutivos são robustos, o que faz deles extremamente resistentes. Desta forma, podem operar em ambientes com características extremas. Por exemplo, sua capacidade de trabalhar em altas temperaturas (até 230 ºC) os torna ideais para a indústria siderúrgica. Eles podem ser acionados de forma confiável e segura perto de fornos.

Eles estão disponíveis em tamanhos e formatos variados, o que permite a sua aplicação em espaços complexos ou em configurações personalizadas. Além disso, por não entrar em contato direto com outros componentes, tem sua vida útil aumentada.

 

Onde você pode encontrar essas soluções?

Na Balluff!

A Balluff é uma empresa alemã com gestão familiar e especialista em soluções inovadoras que contribuem para o progresso de inúmeras indústrias ao redor do mundo há mais de cem anos, sendo 40 deles pelo Brasil.

Nosso portfólio conta com produtos e sistemas para todos os setores de automação, além de soluções industriais inovadoras para praticamente todos os setores industriais.

Acreditamos que a tecnologia e a customização podem ajudar a sua indústria a atingir metas ainda mais impressionantes, com uma parceria de fornecimento contínua e confiável.

Acesse nosso Webshop e garanta o seu. Produto à pronta-entrega.

 

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Assine nosso conteúdo
E-Books
Vídeos
[crp]

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: