Saiba por que a digitalização é uma necessidade para a indústria

12 de outubro de 2021

A adesão às perspectivas digitais é o caminho para garantir a competitividade no segmento fabril, e automatizar os processos pode ser o seu primeiro passo para o sucesso nesse percurso.

 

Uma empresa cuja operação industrial não esteja embarcando na digitalização de processos, não valoriza o seu negócio. Sabe por quê? Modernizar a sua fábrica é necessário para garantir que ela faça parte da Indústria 4.0, com ainda mais competitividade no seu ramo de atividade.

E não é só isso. O processo de transformação da manufatura representa a possibilidade de rotinas mais preditivas, as quais impactam diretamente na rapidez e eficiência de toda a operação. Ou seja, menos desperdícios, custos reduzidos e maior produtividade.

Quer saber mais sobre como isso funciona e ter insights sobre os melhores caminhos a percorrer, fazendo da inovação uma aliada para os melhores resultados? Confira este artigo!

Digitalização x transformação digital

Antes de mais nada, vamos começar explicando a diferença entre digitalização e transformação digital, dois conceitos que ainda geram muitas dúvidas e que, apesar de serem considerados sinônimos, não são.

A digitalização representa o processo em que se aplicam as tecnologias digitais para simplificar a rotina operacional, apostando na automação industrial, tanto das operações como dos processos de negócio, para tornar tudo mais rápido e eficiente.

A transformação digital, por sua vez, vai além. Nesse caso, falamos da mudança profunda dos processos, competências e modelos de negócio, visando tirar o máximo proveito das tecnologias digitais. Isso garante às empresas ferramentas para uma tomada de decisão mais dinâmica. É o que acontece com quem adere aos sistemas de visão ligados à inspeção de qualidade na indústria, identificando falhas e erros, com eficácia e excelência.

Agora que você já sabe a diferença, vamos falar mais sobre a digitalização!

Os benefícios da digitalização de processos

A digitalização é a melhor maneira de mostrar a qualidade do produto ou serviço, garantindo credibilidade e muitos outros benefícios. Separamos os principais motivos para você embarcar nessa jornada:

Times em sintonia

A digitalização simplifica a contratação, a capacitação e a retenção de talentos com competências técnicas alinhadas à empresa. Uma equipe qualificada reflete em produtividade e na satisfação dos clientes.

Otimização do tempo

No ambiente corporativo, o tempo vale muito. São prazos que devem ser cumpridos, e por meio da digitalização de processos, com as ferramentas e os recursos certos, as atividades são agilizadas.

Redução de custos

A tecnologia é uma importante aliada na redução dos gastos de uma empresa, pois as soluções digitais auxiliam na eliminação dos desperdícios.

Aumenta a produtividade

A digitalização de processos otimiza o trabalho dos colaboradores e diminui a ocorrência de erros. É mais agilidade e eficiência, impulsionando a produtividade.

 

Os desafios a superar

Já vimos que a digitalização é algo necessário para a empresa, mas sua adoção envolve barreiras que precisam ser equacionadas pelos segmentos industriais que buscam alavancar rotina e resultados.

Um dos desafios é a promoção de uma mudança cultural, com a integração de pessoas, equipamentos e processos em perfeita harmonia. Para isso, é necessário treinar a equipe, preparando-a para o que está por vir.

Dessa forma, todos os envolvidos compreendem como é essa dinâmica – desde o financeiro até o atendimento ao cliente. Isso porque uma fábrica digitalizada consegue direcionar o foco da produção para aquilo que o consumidor precisa com mais clareza sobre os objetivos dos projetos.

Outro desafio é a substituição de equipamentos obsoletos por máquinas modernas, voltadas à automatização das tarefas. Assim, o que antes era feito a passos lentos, hoje precisa se valer da digitalização para que o processo produtivo seja acelerado, possibilitando alterações e correções com total eficiência a fim de satisfazer as necessidades do cliente.

Também não podemos esquecer de que tudo isso só será possível se houver uma perfeita integração entre as áreas de TI e TA. Enquanto a Tecnologia da Automação ajusta o processo, a Tecnologia da Informação mantém a confidencialidade das informações. Logo, sem a devida convergência, fica inviável o gerenciamento de um volume maior de dados.

A importância da perfeita sinergia entre essas duas áreas nos processos de digitalização da fábrica é tema de um e-book específico que preparamos, e você pode acessá-lo aqui.

Essa parceria está por trás, por exemplo, da implementação de metodologias que favorecem deixar para trás outros entraves muito presentes na indústria. Falamos dos desperdícios de material, dos altos custos e do tempo perdido. Um dos principais exemplos é a chamada manufatura enxuta ou filosofia Lean, muito empregada pelos gestores para efetivar uma entrega de qualidade.

Para saber mais sobre Lean, assista ao Webinar que a Balluff promoveu sobre o assunto, clicando aqui!

 

As tecnologias do futuro

A chegada da Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, vem mudando as rotinas das fábricas a partir de elementos como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Big Data, robótica, soluções em nuvem e outros avanços. São possibilidades que se agregam a soluções cada vez mais inovadoras para a automação industrial. Veja alguns exemplos

  • Os sensores permitem detecção de movimentações, contagem de material, controle de direção, definição de nível de fluidos, verificações dos materiais e ainda ajudam a melhorar a segurança no uso dos equipamentos.
  • A tecnologia via radiofrequência (RFID) facilita a máxima eficiência e redução de custos, com o monitoramento de itens até mesmo fora da empresa. Muito fácil de usar, oferece velocidade na leitura, integração com sistemas e flexibilidade de aplicações, desde o controle de produção ao gerenciamento logístico.
  • Os dispositivos de visão, como os sensores óticos, auxiliam na gestão de qualidade do produto. São capazes de identificar falhas, evitando a perda de um lote, além de gerar mais eficiência e economia para a indústria.
  • O IO-Link é a tecnologia utilizada para trazer excelência na comunicação entre todos esses processos fabris. Ele é considerado o USB da indústria, ao padronizar a troca de um grande volume de dados entre sensores e atuadores, permitindo rápida comunicação, transparência de informação, diagnósticos, parametrização remota, entre diversas outras vantagens.

Se você está instigado e querendo saber ainda mais sobre digitalização de processos, não deixe de conferir os cases da Balluff focados nesse objetivo. São exemplos de como agregar valor à sua operação, reduzindo os riscos e aumentando a produtividade.

E não deixe de acompanhar, também, o nosso LinkedIn. Lá você fica por dentro do que acontece no universo de automação industrial!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Carta - materiais educativos
Assine nosso conteúdo
e-books materiais educativos
E-Books
conteudos - materiais educativos
Vídeos
[crp]

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: