Saiba como a Inteligência Artificial é aplicada na Indústria 4.0

5 de maio de 2021

Conheça os benefícios de investir nas tecnologias de IA para garantir a automação das linhas de produção. É a base para a realização do conceito de Indústria 4.0.

A corrida mundial pelas vacinas contra a COVID-19 contou com um importante aliado: a Inteligência Artificial. Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram uma ferramenta de IA capaz de reproduzir — em minutos, ou até mesmo segundos — o ciclo de desenvolvimento de uma vacina que levaria meses ou anos.

Graças à tecnologia, foi possível prever quais as potenciais vacinas poderiam ser aplicadas na população. De acordo com o estudo divulgado pela IstoÉ Dinheiro, a metodologia baseada em Inteligência Artificial conseguiu identificar 95% dos compostos que poderiam ser eficazes e apontar as melhores opções de imunizantes.

E falamos apenas de um exemplo, que ganha relevância no cenário atual, mas está longe de ser o único. Nos últimos anos, conhecimentos relacionados à IA têm alcançado cada vez mais importância nos mais variados mercados e segmentos, uma vez que as técnicas podem ser aplicadas para diferentes fins.

Na Indústria 4.0, a Inteligência Artificial também está presente para acelerar tarefas e otimizar os processos produtivos. Uma mão na roda em se tratando de garantir total eficiência aos sistemas de automação industrial. Vamos entender melhor esse caminho assertivo para colher benefícios como maior produtividade e redução de custos?

Inteligência Artificial dando vida à Indústria 4.0

Houve um tempo em que tudo isso só estava nos filmes de ficção científica, mas hoje a Inteligência Artificial é uma realidade. Sua aplicação industrial tem foco em automatizar sistemas, facilitando a execução de tarefas e tomada de decisões a partir da simulação, via softwares e robôs, da capacidade humana em raciocinar e resolver problemas.

A partir de um grande volume de dados atualizados em tempo real, são determinados padrões, probabilidades e análises específicas — algo aplicável à realização de tarefas cotidianas, às pesquisas científicas e à modernização das atividades produtivas, dando base à realização do conceito da Indústria 4.0.

Quer saber mais sobre esse conceito? Clique no botão ao final desta matéria para acessar um e-book completo e gratuito sobre Indústria 4.0.

Graças à presença da IA na automação dos sistemas produtivos, o que vemos é o aumento da produtividade com menos erros, assim como a redução de custos. Pontos fundamentais para injetar inteligência e incrementar a produtividade para as corporações que desejam não apenas permanecer, mas se fortalecer perante o mercado.

É a fusão do mundo físico, digital e biológico, permitindo que hardware e software andem lado a lado. Uma parceria entre indústria e tecnologia para as mais diversas aplicabilidades, em diferentes segmentos.

E chegou a hora de vermos alguns interessantes exemplos!

Setor automotivo

Muitos dos processos de ponta estão no segmento automotivo que, inclusive, costuma ditar tendências para a indústria de manufatura. Hoje em dia, as montadoras já contam com robôs na sua linha de produção e continuam evoluindo na incorporação de IA em ritmo acelerado.

A General Motors, por exemplo, desenvolveu um projeto-piloto de incremento de produtividade com excelentes resultados. São quase 7 mil robôs nos quais foi implantada uma ferramenta de classificação de imagens baseada em nuvem. E graças a ela, foi possível identificar 72 problemas que poderiam provocar atrasos na produção.

Confira aqui outras soluções para este setor.

Setor alimentício

As indústrias de alimentos e bebidas utilizam a Inteligência Artificial em diferentes atividades, como classificar produtos para fabricação, melhorar a higiene pessoal entre trabalhadores, gerir a cadeia de suprimentos e aprimorar o atendimento ao cliente.

Com essa estratégia, é possível colher benefícios como a disponibilidade máxima da planta, eficiência ideal dos recursos e maior flexibilidade para atender às necessidades individuais dos clientes. Sem falar na pesquisa e desenvolvimento de produtos, que garante excelência de entrega.

Construção Civil

A Inteligência Artificial proporciona um canteiro de obras mais eficiente. Com o uso da tecnologia, as máquinas podem reconhecer eventos, organizar relatórios com indicadores-chave de sucesso (KPIs) e também apoiar ações corretivas, facilitando a rotina e a execução de tarefas.

É possível, ainda, utilizar a automação à distância nos equipamentos que apresentam riscos de operação. A medida evita uma série de acidentes comuns na exposição humana a máquinas pesadas.

Benefícios da IA para a empresa

A inteligência Artificial é um processo em constante evolução, mas o impacto da sua aplicação na Indústria do Futuro já pode ser mensurado.  Os processos automatizados fazem com que as empresas do segmento fiquem mais eficientes e aumentem a produtividade, tendo alta lucratividade.

Entre as principais vantagens da IA para a operação industrial, podemos destacar as seguintes:

  • Maior produtividade:

Robôs já são uma realidade na indústria para aumentar a produção. São diversas as atividades e etapas que podem ser automatizadas, maximizando o ciclo produtivo. É possível determinar a realização de procedimentos completos por máquinas que tomam decisões baseadas em dados.

O resultado é a agilidade e o aumento da produtividade, fazendo com que o investimento na modernização dos processos tenha um rápido retorno.

  • Redução de custos:

A IA garante a economia nos custos operacionais, uma vez que as novas tecnologias são desenvolvidas para trabalhar utilizando a menor quantidade de recursos possíveis. Isso acontece tanto em termos de matéria-prima como de consumo energético.

  • Menos manutenção:

As máquinas inteligentes têm capacidade de gerar relatórios com informações precisas, por exemplo, sobre temperatura, ruído e características que demonstram desgaste dos equipamentos.

Sendo assim, o número de manutenções corretivas acaba sendo reduzido. Com o acesso às informações de padrões do equipamento e a observação constante, falhas podem ser diagnosticadas antes de se tornarem algo grave e dispendioso.

  • Segurança:

Menos erros também representam a redução do risco de acidentes. Além do mais, as máquinas podem ficar expostas a condições extremas que os funcionários não suportariam, sem prejuízos imediatos ou de longo prazo para a saúde.

Nesse sentido, podemos citar as câmaras de resfriamento e os processos químicos de gerenciamento de materiais explosivos. Ambos podem ocorrer por meio da automação, agregando segurança aos times envolvidos.

Deu para perceber que a IA é uma excelente aliada da indústria, não é mesmo? E você também pode saber mais sobre tecnologias aplicadas na automação industrial, conferindo este outro artigo que preparamos sobre a Indústria 4.0 e Inteligência Artificial.

E também vale uma visita ao portal de notícias da Balluff, que tem informações valiosas para o seu negócio fazer a tão necessária transformação digital.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Assine nosso conteúdo
E-Books
Vídeos

Balluff – Controles Elétricos Ltda.
Rua Francisco Foga, 25 – Distrito Industrial | Vinhedo – São Paulo

+55 19 3876-9999

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: