Reduza o tempo de máquina parada na sua indústria com a tecnologia IO-Link

Sensores indutivos Balluff
Sensores indutivos Balluff: por que os dispositivos são a melhor escolha para seu negócio?
13 de junho de 2019
sistema de visão industrial
Quer reduzir o número de refugos em sua empresa? A solução é o sistema de visão industrial!
4 de julho de 2019
Reduza o tempo de máquina parada na sua indústria com a tecnologia IO-Link

Todas as indústrias possuem metas de produção e prazos para cumprir junto aos clientes. Porém, quando os processos são interrompidos, de forma programada ou não, ambos os aspectos podem ser prejudicados. Mas você sabia que o padrão de comunicação IO-Link é uma boa ferramenta contra as temidas paradas em excesso na produção?

Veja como a tecnologia atua para reduzir o tempo de inatividade na indústria!


Por que com IO-Link os processos industriais não param (e o que as empresas ganham com isso)

Máquinas paradas são resultado de falhas no processo ou da necessidade de manutenção no equipamento. Em ambos os casos, o protocolo de comunicação IO-Link destaca-se como solução para prever ou reduzir a parada de produção pelo seguinte motivo: dispositivos com o sistema permitem um diagnóstico contínuo e preciso de todo o processo. Consequentemente, a empresa toma conhecimento de eventuais problemas na linha, mesmo antes que eles aconteçam, evitando a quebra de peças e a interrupção forçada das atividades.

Tomando como exemplo a aplicação em uma estação de enrolamento, sensores ópticos com a tecnologia IO-Link realizam o monitoramento seguro e constante do diâmetro do rolo e da passagem. O mestre IO-Link também permite conectar a cabeça de leitura/escrita RFID. Portanto, garante uma transmissão de dados eficiente para soluções em rastreabilidade. Ou seja, ganha-se em agilidade e também na flexibilidade dos equipamentos, facilmente integrados ao processo.

No que se refere à manutenção preventiva ou programada, a demanda pelo serviço torna-se menor justamente por conta dos diagnósticos - que abrangem todos os sensores de forma integrada. Além disso, por transmitir grande volume de dados, quando a troca do sensor é necessária, ela é muito mais rápida, já que os parâmetros do sensor antigo são transmitidos para o novo automaticamente, através do Master.

E mais: o monitoramento da produção ainda pode ser realizado de forma remota, quando se conta com IO-Link.


Principais tecnologias com IO-Link para garantir a produtividade e eficiência na indústria

Diversas razões para utilizar o IO-Link podem ser apontadas e a diversidade de tecnologias com o padrão de comunicação é um item a se destacar nessa lista. Afinal, a solução de conexão ponto a ponto que veio para revolucionar as atividades industriais, rumo à indústria 4.0, vai muito além do Master.

Master ou hubs configuráveis: são os dispositivos que possibilitam a transmissão rápida e eficiente dos dados entre os dispositivos compatíveis com a tecnologia IO-Link. Permitem a configuração de 496 entradas e saídas em único produto.

Sensores com IO-Link: dispositivos indispensáveis para a eficiência da automação industrial, suas variadas categorias já possuem a compatibilidade com o protocolo - sejam eles sensores indutivos, capacitivos, magnetostritivos, ultrassônicos, ópticos, com codificação magnética, de campo magnético, de pressão e de temperatura, além dos interruptores de ressalto.

Smartcamera: na Balluff, existem ainda soluções de visão com tecnologia IO-Link. As câmeras industriais dessa categoria proporcionam excelência na verificação da qualidade nos processos, além de serem facilmente integradas aos mesmos.

Safety Over IO-Link: tecnologias de segurança que minimizam os riscos para colaboradores e máquinas, além de garantir o processamento eficaz das informações. A gama de produtos da categoria, na Balluff, inclui módulos de segurança, sensores e chaves de segurança, dispositivos ópticos de segurança, dispositivos de comando e também de bloqueio. Todos os produtos são facilmente integrados ao processo.

Quer saber mais sobre como a tecnologia IO-Link pode reduzir o tempo de parada das máquinas em sua indústria? Faça o download gratuito deste e-book e saiba como esse padrão de comunicação une automação e tecnologia!