Quer reduzir o número de refugos em sua empresa? A solução é o sistema de visão industrial!

Reduza o tempo de máquina parada na sua indústria com a tecnologia IO-Link
Reduza o tempo de máquina parada na sua indústria com a tecnologia IO-Link
2 de julho de 2019
3 problemas que indicam que um sistema de automação industrial precisa de melhorias
3 problemas que indicam que um sistema de automação industrial precisa de melhorias
11 de julho de 2019

Falhas na verificação da qualidade ao longo de um processo produtivo podem resultar em grande prejuízo por conta de refugos (material fora do padrão que é vendido por valor abaixo do mercado, ou inutilizado), máquinas paradas e devoluções de mercadorias. Felizmente, já existem tecnologias capazes de reduzir o refugo, por meio de um completo sistema de visão industrial. Saiba mais sobre isso no post de hoje!


Sistema de visão industrial: vantagens que vão além da redução do desperdício de materiais

A qualidade de um produto é um de seus principais diferenciais competitivos. No entanto, para garantir que os itens cheguem a fornecedores e consumidores finais com as características esperadas, é indispensável que os processos sejam verificados de forma constante. E isso só pode ser feito com soluções eficazes em um sistema de visão industrial.

Isso porque a checagem de inúmeros detalhes em um produto (de peças pequenas às embalagens) só pode ser realizada, de maneira rápida e com máxima eficiência, com os artifícios da automação industrial. Nesse contexto, tanto os sensores industriais quanto as câmeras específicas para o ambiente industrial são fundamentais.

Os sensores podem verificar, por exemplo, se as peças de um produto na esteira estão bem fixadas (como num motor, na indústria automotiva), além de averiguar diversos pontos do item ao mesmo tempo e localizar componentes colocados de forma aleatória no produto (como parafusos e porcas).

Em outras palavras, quando a qualidade do material fabricado é aprimorada, graças a essa inspeção ágil e minuciosa, todos os demais processos ganham. Afinal, menos itens com defeitos resultam não apenas na redução do desperdício por conta do refugo, mas também na diminuição do tempo de máquinas paradas devido a falhas (ou mesmo para manutenção programada) e maior produtividade no chão de fábrica.


Soluções de um sistema de visão industrial: verificação de todo o processo com alta tecnologia

As tecnologias do sistema de visão industrial compreendem sensores industriais, câmeras e dispositivos portáteis de leitura de códigos.

- Sensores: disponíveis no mercado com diversas características de acordo com a necessidade de cada indústria, os dispositivos podem ser utilizados em conjunto avaliando diferentes critérios, de forma independente. Há ainda a possibilidade de incluir várias verificações em um único sensor. Em comum está o fato de que todas as categorias de sensores permitem identificar previamente os erros.

- Câmeras: disponibilizam imagem em alta resolução da linha de produção, além de serem utilizadas para verificar códigos, melhorando a rastreabilidade dos itens. Na Balluff, é possível encontrar, além das câmeras industriais, as SmartCameras. Estes equipamentos são úteis para rastreamento, controle de qualidade e tarefas de posicionamento.

- Identificação óptica portátil: por fim, existem os leitores portáteis de códigos 1D e 2D. Os dispositivos permitem a leitura rápida e confiável de etiquetas, placas de circuito, peças metálicas e muito mais.

Assim, se sua empresa ainda enfrenta problemas por conta do desperdício e do um alto volume de refugo industrial, resultantes de falhas na inspeção da qualidade, o ideal é contar com as ferramentas certas em um eficiente sistema de visão industrial. Precisa de ajuda para encontrar as soluções ideais? Fale conosco!