quer_garantir
Balluff Brasil
Balluff Brasil
12 de julho de 2018

Quer garantir o monitoramento confiável do seu processo produtivo? Descubra como!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

O monitoramento das atividades industriais é fundamental para garantir que os processos sejam conduzidos de maneira correta e eficiente. E, o uso da tecnologia é imprescindível nesse aspecto, já que possibilita um controle ininterrupto e preciso das máquinas.

Veja a seguir como garantir o monitoramento confiável no processo produtivo.

 

Sensores de monitoramento: diversidade de aplicações

A gama de sensores e instrumentos para monitorar os processos industriais é ampla. As aplicações dos equipamentos, por sua vez, também são muitas, englobando, por exemplo, as indústrias alimentícia, automotiva e metalúrgica.

Dentre os equipamentos utilizados para o monitoramento do processo produtivo estão:

  • Sensores capacitivos
  • Sensores de temperatura
  • Transmissores de pressão
  • Sensores magnéticos
  • Sensores magnetostritivos
  • Sensores indutivos

Algumas das aplicações dos produtos são o controle da temperatura, de fechamentos e aberturas das máquinas, de vazamentos, da pressão e da velocidade.

A líder em soluções para automação industrial Balluff, por exemplo, possui dispositivos adequados para o monitoramento do fechamento (para sistemas de envasilhamento); monitoramento de vazamentos em bandejas; monitoramento de pressão hidráulica; monitoramento contínuo da pressão com IO-Link; monitoramento da dilatação de materiais no processo; monitoramento da posição, entre outros.

Na prática, os sensores de monitoramento evitam falhas no processo – como a falta de produtos dentro da embalagem e a deterioração do sistema por conta de pressão em excesso – que resultam em parada de máquinas, perigo para os colaboradores, prejuízo à qualidade do produto, e queda na produtividade da equipe.

 

Alta qualidade em sensores: requisito indispensável para o monitoramento

Para garantir o bom funcionamento dos processos e, consequentemente, a alta produtividade no ambiente industrial, é preciso utilizar o dispositivo de monitoramento adequado. E, além de escolher o sensor ideal para a aplicação, é preciso considerar a qualidade do equipamento e da empresa que o produz.

Os dispositivos devem ser fabricados em material resistente, atenderem as normas de segurança pertinentes e possuírem alta tecnologia – como a comunicação IO – Link – para possibilitarem um monitoramento confiável e eficiente em todo o processo.

Se você deseja saber mais sobre o uso dos sensores, baixe gratuitamente o white paper técnico da Balluff e saiba como aumentar a vida útil desses equipamentos.

As transformações já começaram. Quer saber mais sobre a indústria 4.0? Baixe o e-book da Balluff sobre o tema.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.