Qual-e-a-diferenca-entre-IOT-industrial-e-industria-4-0-blog
Balluff Brasil
Balluff Brasil
22 de novembro de 2018

Qual é a diferença entre IOT industrial e indústria 4.0?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

À medida que a manufatura avança rumo ao futuro, ter conhecimento dos conceitos de Internet das Coisas (IOT) e Indústria 4.0 torna-se crucial. Por esse motivo, neste artigo diferenciamos os dois itens, indispensáveis para uma indústria eficiente. Confira!

 

Sobre IOT industrial

Muitas conversas sobre manufatura rapidamente tornam-se questões sobre o futuro. A automação e os robôs tomarão conta de tudo? Como nós estamos sustentando o crescimento em nosso mercado global de mudanças rápidas? Nós estamos atualizando e investindo o suficiente para ficar à frente em questão de competitividade? Deveríamos estar olhando para a Internet das Coisas? E quanto à indústria 4.0? Precisamos prestar atenção a isso se não usamos muitos componentes elétricos? Se você está procurando permanecer em um negócio viável na próxima revolução industrial, estar ciente e começar a investir em aplicações IOT e Indústria 4.0 é um fundamental, independentemente se sua empresa é “apenas mecânica”ou não.

IOT industrial é simplesmente a conexão entre dispositivos no chão de fábrica, permitindo o desenvolvimento de sistemas cyber-físicos e comunicação entre dispositivos. Isso permite novos caminhos para gerar e coletar dados interessantes ao longo do espaço industrial. O IOT industrial foca em dispositivos de seleção que proporcionam visibilidade até os pontos mais baixos de produção, fornecendo visibilidade na máquina e possibilitando a manutenção preventiva e análises de big data. IOT industrial é, intrinsecamente, sobre conexão de dispositivos.

Por fim, com o aumento na conexão, nós podemos melhorar a eficiência dos equipamentos em geral, e obter novos insights para nosso negócio.

 

Sobre a Indústria 4.0

Em uma escala grandiosa, a Indústria 4.0 é uma mistura de digitalização, novas tecnologias, e decisões práticas focadas na mudança dramática sobre como fabricamos produtos através de flexibilidade sem precedentes, eficiência da produção, e visibilidade em cada nível da produção.

A Indústria 4.0 tem impacto ao longo de nossos processos e através da cadeia de mantimentos. Ao misturar iniciativas enxutas, automação, tecnologia, materiais, redução do tempo de inatividade, e investimentos na eficácia dos equipamentos em geral, a filosofia da Indústria 4.0 mantém essa geração de manufaturas competitivas no mercado global.

Embora exista essa definição e direção para a Indústria 4.0, toda a fabricação mundial precisa assumir esse desafio agora. Por exemplo, montagens padrão como unidades de energia hidráulica (cuja sigla em inglês é HPU) estão recebendo estão recebendo um grande impulso por estarem conectadas ao IOT industrial. O fluxo tradicional on-off e interruptores de pressão estão sendo atualizados para dispositivos inteligentes que providenciam informação acima e além de simples pontos de controle.

Mesmo dispositivos analógicos tradicionais – como transdutores de temperatura, pressão, fluxo e nível – podem ser feitos prontos para IOT industrial através da abertura de tecnologias-padrão, como IO-Link. Estas tecnologias eliminam as dores de cabeça que vêm da integração de tecnologia analógica e agregam valor, incorporando parâmetros easy-to-report (fáceis de reportar), diagnósticos, eventos, e avisos.

Uma HPU padrão pode se tornar uma unidade inteligente de energia com modificações mínimas e fornecer valores melhores através da manutenção preventiva, monitoramento remoto, e facilidade na resolução de problemas. Imagine não ter que descer até o poço encharcado de óleo de uma prensa de estampagem para resolver um problema. Com tecnologias prontas para IOT industrial, nós podemos conectar para os dispositivos e saber exatamente o que precisa de conserto, e talvez prever falhas antes que elas ocorram. Isso pode reduzir dramaticamente não apenas o tempo de inatividade da máquina, mas também o tempo gasto em locais perigosos.

Selecionar tecnologias prontas para IOT industrial é apenas um passo do programa para alavancar totalmente o valor da Indústria 4.0. Nós também devemos analisar processos, determinar como a flexibilidade pode ser implementada na produção, e discutir onde a tecnologia de automação faz sentido para apoiar processos enxutos. Hoje, fabricantes podem ver em cada aspecto de sua produção através de múltiplos locais, flexibilizar centenas de variações de manufatura de produtos na mesma linha de produção, e garantir padrões de qualidade sem nenhum período de inatividade da máquina.

Indústria 4.0 é uma filosofia cultural sobre como podemos usar o aumento da visibilidade, flexibilidade, e eficiência através de nossa produção para sermos mais competitivos. Por outro lado, IOT industrial é uma força que possibilita a indústria 4.0: conectando nossos dispositivos, nossos dados, nossas máquinas, e nossas pessoas, para beneficiar nossa companhia e clientes. Abraçando ambos, é mais fácil conquistar resultados positivos e sustentar uma competitividade global.

Saiba mais sobre Indústria 4.0. Baixe o e-book gratuito sobre indústria 4.0 da Balluff!

Traduzido de: https://www.hydraulicspneumatics.com/community/what-s-difference-between-industrial-iot-and-industry-40

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.