Balluff
Balluff Brasil
Balluff Brasil
18 de abril de 2019

Quais são os tipos de redes industriais (e por que o IO-Link se destaca nesse universo)?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Uma comunicação contínua e de alta qualidade entre o sensor e a internet é fundamental para o sucesso do processo de fabricação. Para isso, surgiram as soluções tecnológicas de redes industriais, que permitem uma eficiente troca de dados entre os sensores, máquinas, computadores e demais equipamentos que compõem o processo industrial.

Saiba mais sobre as redes industriais e o protocolo de comunicação IO-Link neste artigo!

Profinet

Os módulos para Profinet permitem a conexão dos acionamentos e da tecnologia de segurança diretamente à rede. Dentre as vantagens dos dispositivos está o fato de serem integráveis, do nível de controle ao acionamento, e também de poderem ser utilizados também em ambientes severos.

Além disso, o sistema baseado em Ethernet é mais rápido que o Profibus – embora possa ser combinado com o mesmo. Utilizam parâmetro IO-Link.

CC-Link do campo IE

Módulos conhecidos por serem funcionais e práticos, enquadram-se na classe de proteção IP67 (contra água). Os modelos da Balluff possuem, ainda, invólucro de fundição maciça, display, LEDs e acesso SMLP integrado (Seamless Message Protocol) para diagnóstico e parametrização.

CC-Link

Já o CC-Link é próprio para ambientes severos, pois possui invólucro robusto de fundição integral. Além disso, permite transferência constante mesmo de um grande volume de dados, tem comando real confiável, e possibilita a conexão e desconexão de estações da rede durante a operação.

Ethernet/IP

Estes, por sua vez, são equipamentos de fácil operação e com funcionamento rápido, que permitem a integração da tecnologia de acionamento. A linha de módulos de redes industriais Ethernet/IP Balluff também permite bloquear e proteger endereços IP.

Devicenet

Há ainda os produtos para Devicenet, cuja instalação é simples, com conversão rápida. Com os módulos, é possível obter uma troca de dados rápida, eficiente e de baixo custo.

EtherCAT

Por fim, existem os módulos para EtherCAT. Os dispositivos apresentam excelência em desempenho, além de trazer economia às empresas, topologia flexível e manuseio simples. A flexibilidade, aliás, é o que mais se destaca nesse produto, já que permite não apenas uma livre escolha da topologia, mas também a possibilidade de acoplar e desacoplar aparelhos e segmentos durante a operação. Além disso, é adequado para empresas com arquitetura centralizada ou descentralizada e compatível com comunicação master/slave, master/master e slave/slave.

O módulo para redes industriais EtherCAT suporta mais de 65 mil participantes com até 100m de distância.

O poder do IO-Link para redes industriais

Quando um módulo conta com IO-Link, a empresa ganha ainda mais em eficiência e redução de custos. Isso porque esse protocolo de comunicação traz uma série de vantagens em relação aos demais. Dentre elas:

– O diagnóstico contínuo de todos os dispositivos do processos, que resultam em menor frequência de manutenção

– Transmissão contínua de dados que leva à menor risco de erros e substituição rápida do sensor

– Configuração e monitoramento remotos

Em outras palavras, um módulo com IO-Link traz ainda mais inovação às indústrias, pois se trata de uma tecnologia mais avançada em termo de troca dados entre os componentes.

 

Balluff, especialista em redes industriais e IO-Link para todas as necessidades

Na Balluff você encontra módulos para redes industriais que se adequam a todas as demandas da indústria, otimizando seus processos e elevando sua competitividade. Fale conosco e encontre a tecnologia ideal para seu negócio!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.