Balluff Brasil
Balluff Brasil
5 de setembro de 2017

Por que pensar na indústria 4.0 hoje vai lhe fazer poupar dinheiro amanhã?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

A indústria 4.0 já é uma realidade em diversos segmentos e tem se tornado uma verdadeira referência em alguns setores, trazendo benefícios reais como redução de custos, de consumo de recursos, maior produtividade e melhor qualidade nos itens produzidos.

Apesar disso, esses avanços ainda estão caminhando em passos um pouco mais lentos no Brasil. Mas, você sabia que começar a investir hoje na indústria 4.0 poderá lhe ajudar muito no futuro do seu negócio, inclusive diferenciando a sua marca e tornando-a muito mais competitiva?

Se você quer entender melhor essa relação, continue a leitura!

Mas, afinal, o que é a indústria 4.0?

Se você nunca ouviu falar na indústria 4.0 ou ainda não entendeu exatamente como ela funciona, não tem problema. Saiba que esse termo é realmente um pouco complexo – e capaz de deixar alguns gestores confusos.

A indústria 4.0 começou a surgir na Alemanha, em 2013, fomentada pelo governo desse país, que buscava meios de integrar a tecnologia disponível na época para os meios de produção, buscando atualizar a indústria e torná-la mais eficiente e inteligente.

De lá para cá, inúmeros avanços contribuíram nesse sentido, graças a algumas revoluções importantes como a internet das coisas (IoT), os sistemas cibernéticos e o big data. A partir desses avanços, foi possível começar a planejar uma indústria inteligente, que fosse capaz de conectar todos os seus equipamentos e softwares, com uma comunicação rápida e com a geração de dados precisos.

Na prática isso significa uma indústria capaz de entender as suas necessidades e de fazer, automaticamente, modificações que permitam se adequar a realidade produtiva daquele momento. Ou seja, se, em um determinado momento, a sua indústria precisar, por exemplo, produzir mais ou menos (devido a escassez de matéria prima ou a alta demanda do mercado), rapidamente os seus equipamentos poderão “atualizar” seus sistemas e adequar a sua linha de produção para essa necessidade.

Além disso, a indústria inteligente ainda é capaz de fazer uma leitura constante de todos os equipamentos, indicando os momentos mais adequados para a manutenção e também programando seus equipamentos para trabalharem na capacidade ótima, com menos uso de recursos e mais produtividade e eficiência.

Por que eu deveria estar pensando na indústria 4.0 agora mesmo?

Depois de ler essa explicação, você está achando que a indústria 4.0 na verdade é ficção científica e que ainda está bem distante da sua realidade? Pois saiba que, na verdade, pensar na indústria 4.0 hoje pode trazer inúmeros benefícios para o presente e o futuro do seu negócio.

Embora no Brasil as iniciativas nesse sentido ainda sejam menores do que em vários outros países, a indústria inteligente é hoje uma realidade da qual não existe como fugir. O uso das tecnologias deverá ser incorporada por todas as empresas que desejam continuar operando e crescendo – sem serem “engolidas” pelo mercado.

Afinal, todas essas revoluções apenas surgiram porque os consumidores estão diferentes. Eles exigem por marcas mais sustentáveis, que façam um uso racional dos recursos naturais, e que ofereçam produtos personalizados e sob demanda, basta perceber a ascensão de serviços como Uber, Airbnb, entre outros.

Na área industrial, isso não é diferente. Os consumidores têm voz ativa na sociedade e não querem mais consumir produtos padronizados e sem qualidade que não têm aplicação prática nas suas vidas ou que não contribuem para as suas rotinas.

A indústria precisa se adequar a todas essas mudanças e os gestores precisam estar atentos às novas tecnologias que permitem produzir mais e melhor, com capacidade de personalização e de modificações, com menor impacto ambiental e, claro, com informações precisas e em tempo real que ajudem a tomar decisões eficientes e certeiras, que realmente coloquem a sua marca um passo a frente da concorrência.

Investir em tecnologia hoje pode fazer com que, em um futuro próximo, quando a indústria 4.0 explodir no Brasil, o seu negócio já esteja estruturado e pronto para competir de igual com os mercados internacionais, oferecendo exatamente aquilo que o seu cliente deseja, com valor competitivo.

Se você deixar para pensar em inovações tecnológicas apenas quando começar a ser “engolido” pelo mercado poderá não ter tempo hábil para reagir frente a essas mudanças e o resultado será o fracasso do seu negócio.

Quais as vantagens que a indústria 4.0 pode trazer para minha empresa hoje?

É claro que pensar no futuro é extremamente importante, mas começar a investir na indústria 4.0 também pode lhe trazer resultados expressivos no presente, como:

Redução de custos e aumento da produtividade

Produzir mais, com custos operacionais menores é o sonho de todo gestor – e isso é possível contando com o auxílio da tecnologia. Como você viu ao longo desse conteúdo, as soluções da indústria 4.0 permitem que a sua indústria produza com menos água, energia elétrica e matéria prima, além de oferecer um controle muito maior sobre todas as variáveis que impactam a sua produção.

O que isso significa? Custos reduzidos em todas as etapas produtivas, evitando o desperdício de matéria prima, a degradação de produtos prontos em armazenamentos mal geridos, o desperdício de recursos em manutenções constantes e paradas não programadas da sua produção, os custos elevados com excesso de mão de obra, entre muitas outras questões.

Melhorando e reduzindo todos os gargalos produtivos, você terá capacidade de produzir muito mais, já que a sua indústria será mais eficiente. E, claro, que esse aumento de produtividade poderá significar ganhos muito maiores, otimizando as suas finanças.

Qualidade maior dos itens produzidos

Você já viu que os consumidores estão muito mais exigentes, principalmente porque eles têm a disposição muito mais produtos e marcas. Por isso, não dá mais para você oferecer produtos com qualidade abaixo da média.

Com a automação industrial, por exemplo, você conseguirá garantir a padronização na sua linha de produção, com garantia de qualidade final acima da média. Afinal, os seus processos de produção e inspeção não dependerão mais da capacidade humana, reduzindo as chances de falhas, erros e retrabalhos.

Maior análise de dados para tomada de decisões

Com o mercado cada vez mais dinâmico, tomar decisões rápidas e certeiras é extremamente importante. Mas, para conseguir isso você precisa ter acesso a dados precisos e em tempo real que ofereçam suporte às suas decisões, permitindo identificar os pontos em que os gastos podem ser reduzidos, as formas de ampliar a produção, como tornar sua logística mais assertiva e assim por diante./p>

A indústria 4.0 se baseia justamente na leitura constante de todos os ativos da sua fábrica, oferecendo dados precisos e usáveis graças ao big data, permitindo que os gestores tornem seus negócios ainda mais competitivos e eficientes. Equipamentos com tecnologia OI-Link é uma tecnologia que possibilita o compartilhamento das informações em tempo real e alta confiabilidade.

Depois de analisar todas essas informações, você está convencido de que pensar na indústria 4.0 hoje pode trazer inúmeros benefícios a sua empresa no presente e no futuro? Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude os seus amigos empresários a se preparem para o futuro na indústria!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.