sensores_de_nivel_industriais_Balluff
Balluff Brasil
Balluff Brasil
28 de agosto de 2019

Por que é importante medir nível? (E como os sensores de nível podem ajudar sua indústria a fazer isso)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

É provável que durante uma solicitação de compra de sensores de nível você já tenha se perguntado ou, ainda, tenha sido questionado por pessoas de outras áreas da empresa sobre a importância da medição de nível.
Por esse motivo, listamos neste artigo as principais situações em que essa solução de automação industrial é aplicada, comprovando que ela é essencial para o bom funcionamento dos processos industriais.

O perigo dos vazamentos na indústria

Primeiramente, muitas indústrias trabalham com tanques e reservatórios com as mais diversas capacidades.
E averiguar o volume dentro de cada um deles o tempo todo, para evitar transbordamentos que podem até levar a acidentes de trabalho – sem contar as perdas materiais – pode ser um grande desafio.
Por isso os sensores de nível são indispensáveis. Com eles é possível monitorar o nível dos reservatórios de forma contínua, seja o material líquido, granulado ou pó. Assim, evita-se o vazamento do tanque que pode levar aos prejuízos financeiros e também danos pessoais à equipe.

Garantia de abastecimento nos reservatórios

Da mesma forma que o transbordamento de um reservatório é ruim, a falta de abastecimento também é preocupante.
Uma indústria que não monitora quando a matéria-prima acaba, por exemplo, pode ser obrigada a parar sua produção, prejudicando sua imagem perante os clientes.
Assim, os sensores de nível são a ferramenta certa para garantir que os tanques não esvaziem, para que a empresa sempre tenha material com o qual trabalhar.

Controle do nível de enchimento dos refugos nos recipientes

Um sensor de nível também é útil para controlar o nível de enchimento dos refugos nos recipientes.
Na prática, isso significa que com a tecnologia é possível verificar se os locais não estão sobrecarregados com os descartes, de modo que nenhum resíduo de fundição caia sobre a esteira de transporte e comprometa o restante do processo, por exemplo.

Monitoramento dos produtos com sensores de nível

Se sua indústria atua no ramo de alimentos e bebidas, como monitora o nível do líquido nas garrafas? Há casos em que os sensores de nível auxiliam diretamente nesse abastecimento no processo de engarrafamento.
Na Balluff é possível encontrar a sonda de nível Micropulse SF de alta precisão, que monitora o nível de abastecimento no processo de engarrafamento, além de possibilitar o controle de temperatura. Deste modo, a empresa aumenta a qualidade de seu processo, graças à maior eficiência em sua automação industrial.

Medição de nível do óleo ou líquido de arrefecimento

Por fim, medir o nível do óleo ou líquido de arrefecimento com sensores de nível de alta qualidade é fundamental para a segurança e o sucesso dos processos.
Isso porque os reservatórios de expansão dos sistemas de arrefecimento, transmissão e hidráulico devem estar nos níveis ideais para evitar superaquecimentos e sobrecargas nos equipamentos.
E isso só pode ser feito, de maneira precisa, com os sensores.

De maneira geral, a medição feita pelos sensores de nível é indispensável para trazer mais segurança, eficiência e praticidade para as indústrias. Mas, como para todos os outros sensores que compõem o universo da automação industrial, é preciso ter alguns cuidados para aproveitar seus benefícios por mais tempo na empresa.
Acesse nosso e-book gratuito e descubra agora como prolongar a vida útil dos sensores industriais!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.