Por que a padronização de sensores e cabos é essencial para o usuário final

19 de agosto de 2021

A padronização de produtos faz sentido para empresas que possuem muitas unidades e utilizam vários fornecedores de equipamentos de produção. Sem estabelecer padrões para os componentes usados em novos equipamentos e plantas fabris, as empresas incorrem em custos mais altos de compra, fabricação, manutenção e treinamento.

Sensores e cabos, em particular, precisam ser considerados, pois:

  • Existe um grande número de fabricantes de sensores e cabos
  • Encontra-se muitas variações do produto de cada fabricante

 

Por exemplo, todos os sensores indutivos de proximidade executam a mesma função básica, mas alguns são mais apropriados para certas aplicações com base em seus recursos específicos. Os cabos apresentam um cenário semelhante. Na tabela a seguir, destacamos alguns recursos de sensores e cabos que podem fazer a diferença em certas aplicações.

 

Sensores indutivos de proximidade Cabos
Estilo – tubular ou em bloco Tamanho do conector
Tamanho e comprimento Comprimento
Características elétricas Número de pinos e condutores
Blindado ou não blindado Calibre do fio
Alcance de detecção Material da capa
Material da estrutura Terminal simples ou duplo
Superfície de detecção  

 

Sem padrões, cada fabricante de máquina pode usar seu próprio fornecedor preferencial, muitas vezes sem considerar o impacto para o cliente final. Isso pode resultar na redundância do estoque de peças sobressalentes de sensores e cabos e, potencialmente, no uso de itens que não são mais adequados para o ambiente de fabricação. Com o tempo, isso afeta a eficiência operacional e resulta em altos custos de manutenção de estoque.

Assim que a seleção e compra de sensores e cabos for padronizada, o custo do estoque coincidirá. Os custos indiretos, como compras, estocagem, separação e faturamento, também cairão. Há menos sobrecarga na aquisição de peças e materiais padrão que estão mais prontamente disponíveis, e o estoque será reduzido. E, ainda, mais padronização com a seleção certa de material significa menor tempo ocioso de fabricação.

Além disso, as empresas podem analisar seu estoque atual de peças sobressalentes de cabos e sensores e reduzir a área ocupada, eliminando a redundância enquanto atualizam o desempenho de seus equipamentos. Feita da maneira certa, a padronização simplifica o gerenciamento da cadeia de suprimentos, pode estender o tempo médio de falha e reduzir o tempo médio de reparo.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: