Por que a detecção de nível com equipamentos confiáveis é essencial?

Por que a deteccao de nivel com equipamentos confiaveis e essencial-blog
16 de janeiro de 2019

Sensores industriais são essenciais para executar diversas tarefas com precisão e praticidade no sistema produtivo. Uma delas, imprescindível para que os resultados positivos sejam atingidos ao longo do ano, é a detecção de nível.

Mas, quando se trata dessa funcionalidade, não basta contar com apenas um sensor industrial; é preciso que o equipamento seja confiável e produzido com material de alta qualidade. Veja a seguir 3 motivos que tornam esse requisito indispensável, para que o nível seja sempre ideal – nem abaixo, nem acima do necessário para cada processo.

 

Precisão para evitar vazamentos

Um dos principais aspectos referentes à detecção de nível é a prevenção dos vazamentos. Isso porque os sensores industriais – sejam capacitivos, indutivos, ultrassônicos ou magnéticos – contam com tecnologia que alerta os responsáveis pelo sistema sobre o excesso de pó, líquido ou gás em um determinado recipiente (o que ocasionaria um vazamento). E os dispositivos são capazes de executar uma medição precisa mesmo através da parede dos tanques, e com a presença de espuma do material.

Assim, um sensor de nível evita vazamentos que poderiam gerar não apenas prejuízos financeiros para a empresa, mas também resultar em acidentes perigosos para os colaboradores.

 

Detecção de nível para evitar a falta de lubrificação ou produtos na fábrica

Há casos em que o sensor industrial é utilizado para medir o nível em um reservatório de expansão dos sistemas de arrefecimento, transmissão e hidráulico. Em situações como essa, um equipamento confiável é fundamental para evitar a perda de óleo ou água da máquina, já que a falta de lubrificação poderia trazer problemas para o restante da produção.

Outro transtorno que a detecção de nível evita é a falta de produtos para abastecer as máquinas em si, que resultariam em paradas técnicas, ou para dar continuidade ao processo de vendas do produto – como no caso dos silos, que devem estar sempre abastecidos.

 

Prevenção para evitar falhas em toda a produção

A falta de monitoramento do nível pode ocasionar graves problemas em toda a empresa, comprometendo a segurança dos profissionais, o bom funcionamento das máquinas e as finanças da companhia. As consequências abrangem, por exemplo, a quebra de equipamentos, o transbordamento de tanques e reservatórios, a perda de matéria-prima, a necessidade constante de manutenção nos mesmos dispositivos e, de uma forma geral, a queda na qualidade do produto final.

Em outras palavras, escolher sensores industriais de excelência para uma detecção de nível confiável é imprescindível para trazer a eficiência e precisão que qualquer empresa busca para alcançar resultados positivos.

Deseja saber mais sobre sensores e aprender a aumentar a produtividade da empresa utilizando essa tecnologia? Faça agora o download gratuito do white paper técnico da Balluff.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email