Os principais usos da tecnologia 5G nas indústrias

16 de maio de 2023

vito

mOtimização de processos, resoluções em tempo real e os desafios das empresas no Brasil

As indústrias estão cada vez mais imersas no mundo digital. As tecnologias mais avançadas chegam dia após dia nas empresas e o 5G é um exemplo perfeito da utilização tecnológica para melhorar a produtividade.

Se a gente falar que “tempo é dinheiro” pode parecer clichê, mas é uma realidade. Muitas empresas deixam de ganhar altos valores por perda de produção, atrasos ou erros que poderiam ser evitados com o uso apropriado da tecnologia.

Pensando nas indústrias, separamos algumas das principais utilidades da tecnologia 5G nos processos internos para evitar perda de tempo e dinheiro e aumentar a produtividade.

A utilização do 5G em manutenções preditivas

Um dos principais problemas nas indústrias é o tempo perdido com manutenção corretiva. Se a empresa já tem uma equipe especializada dentro dela, o time precisaria ser acionado, identificar o problema e corrigi-lo. Se não tem e precisa terceirizar a ajuda o tempo de parada de máquinas e equipamentos fica ainda maior.

A utilização da tecnologia 5G para manutenções preditivas é algo que pode evitar a perda de tempo e produtividade das empresas. Com o uso correto, é possível analisar as principais informações e prever quando tal máquina ou equipamento terá alguma falha.

O uso do 5G também é útil para o contato remoto com algum especialista, para auxiliar colaborador com o passo a passo para evitar problemas futuros. Entendendo a situação de cada equipamento é possível marcar de maneira estratégica e periódica as manutenções preventivas.

O 5G e a Realidade Aumentada nas indústrias

Um pouco mais tecnológico, a Realidade Aumentada (AR) pode ser uma “mão na roda” para quem souber a utilizar. Combinada com o 5G, as indústrias podem alcançar grandes feitos.

A AR e o 5G combinados podem ajudar as empresas a realizar manutenções de forma remota, com técnicos dando instruções aos colaboradores em tempo real. Cada um em um local, trabalhando juntos na melhor solução para o problema.

O treinamento virtual é outra maneira segura de aprender e desenvolver operadores. É uma maneira segura do técnico passar aos colaboradores o passo a passo de produção, utilização de máquinas e equipamentos sem correr riscos ao ser humano ou ao produto.

Design e produção também podem ser feitos com a realidade aumentada. A criação de objetos 3D pode ajudar os engenheiros e criativos de cada empresa a testar e modelar o produto em tempo real – sem ter o gasto de um item verdadeiro.

Assim como na manutenção, o suporte ao cliente também pode ser feito em tempo real com um técnico. Qual jeito melhor de fazer um atendimento virtual do que acompanhando o passo a passo de consumidores e especialistas?

A aplicação do 5G na logística

A logística é outro setor que pode ser adaptado com a tecnologia 5D para facilitar o contato entre indústria e clientes e aumentar a produtividade, tempos de entrega e experiência dos compradores.

O acompanhamento em tempo real de entregas de produtos já é algo comum, com o 5G a aplicação pode ser ainda mais rápida e precisa. Assim como os cuidados com os produtos enquanto estão em trânsito.

A falta produto de estoque é outra coisa que incomoda tanto o cliente quanto o vendedor. A tecnologia 5D permite verificar de maneira precisa a quantidade de itens guardados, quando reabastecer novamente e o controle de entradas e saídas de cada item.

A automatização dos processos e gerenciamentos de logística facilitam a vida da indústria e dos consumidores. Alguns procedimentos que minimizam os erros podem ser elaborados com a utilização correta da tecnologia 5G.

Os desafios da implementação do 5G no Brasil

Apesar de auxiliar de forma efetiva as indústrias, o 5G ainda proporciona desafios para a utilização no Brasil. O principal deles é a infraestrutura e investimentos necessários para a utilização.

A utilização do 5G requer uma infraestrutura nova, que inclui torres de transmissão e fibra ótica. Áreas rurais são ainda mais complicadas para as empresas, visto que é onde o investimento de empresas e do governo é mais limitado devido à pouca densidade de pessoas.

A regulamentação do 5G no Brasil também é um obstáculo. A atribuição de licenças e as questões regulatórias dos setores de telecomunicação colocam uma dificuldade a mais para o brasileiro.

O que fazer?

Se você se interessou pelos benefícios da tecnologia 5G e quer ver ela ser implementada em sua indústria, a melhor solução é falar com especialistas e entender as realidades de cada situação.

Convidamos você a entrar em contato conosco. A Balluff tem uma equipe pronta para auxiliar as empresas a pensar no futuro, otimizando processos com as melhores tecnologias.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Assine nosso conteúdo
E-Books
Vídeos
[crp]

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: