Um dos pilares da 4a Revolução Industrial, a Internet das Coisas conecta tecnologias de modo a promover profundas mudanças estruturais no dia a dia corporativo. Nas indústrias, a integração entre as soluções digitais, físicas e biológicas vai além da praticidade na troca de dados, resultando em processos automatizados como nunca se viu antes. Segundo estimativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a implantação de tecnologias IOT deve movimentar, até 2025, US$ 45 bilhões apenas no setor das indústrias.
Conheça agora o poder do IOT no ambiente industrial e descubra por que a solução é o mais novo atalho para o caminho de sucesso no mundo dos negócios.
Conexão sem limites, produtividade e qualidade em alta na era da indústria 4.0
Se o conceito de Internet das Coisas está relacionado à constante conexão dos objetos entre si mesmos e a internet, a ideia de Industrial Internet of Things (IIOT) remete ao poder dessa integração nas empresas.
Em outras palavras, a conexão dos dispositivos e a computação em nuvem permitem total controle, em tempo real, de tudo o que acontece na produção. Com tal conectividade, ágil e eficiente, é possível corrigir falhas e paradas muito mais rápido, armazenar dados para definir novas estratégias para o processo, medir a produtividade das máquinas e equipes e identificar ociosidades e sobrecargas na fábrica.
Ou seja, com IOT na indústria, a empresa ganha em qualidade de produto e serviço, já que tem insumos para aprimorar seus processos constantemente.
Fonte: Balluff.com
O valor das soluções Industrial Internet of Things (IIOT)
Neste ponto, é possível que as empresas estejam se questionando sobre como esse armazenamento e troca de dados pode funcionar de maneira benéfica, sem interferir negativamente na linha de produção ou modificar o código no controlador lógico programável (PLC). Por esse motivo, é fundamental que as soluções consideradas “prontas para IOT” suportem o conceito básico de “Captura x Controle”. Afinal, para obter os melhores resultados na indústria é preciso unir o melhor da Internet das Coisas ao já conhecido avanço tecnológico da automação industrial.
Embora isso possa parecer um grande desafio, é fato que os fabricantes no mercado de automação industrial já estão se preparando para enfrentá-lo. Este é o caso da Balluff.
Quer saber mais sobre inovação, Internet das Coisas e 4a Revolução Industrial? Faça o download gratuito do guia completo sobre a Indústria 4.0!