O valor oculto das soluções "True" IIoT: entenda o impacto da Internet das Coisas na indústria
Balluff Brasil
Balluff Brasil
27 de fevereiro de 2019

O valor oculto das soluções “True” IIoT: entenda o impacto da Internet das Coisas na indústria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Um dos pilares da 4a Revolução Industrial, a Internet das Coisas conecta tecnologias de modo a promover profundas mudanças estruturais no dia a dia corporativo. Nas indústrias, a integração entre as soluções digitais, físicas e biológicas vai além da praticidade na troca de dados, resultando em processos automatizados como nunca se viu antes. Segundo estimativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a implantação de tecnologias IOT deve movimentar, até 2025, US$ 45 bilhões apenas no setor das indústrias.

Conheça agora o poder do IOT no ambiente industrial e descubra por que a solução é o mais novo atalho para o caminho de sucesso no mundo dos negócios.

 

Conexão sem limites, produtividade e qualidade em alta na era da indústria 4.0

Se o conceito de Internet das Coisas está relacionado à constante conexão dos objetos entre si mesmos e a internet, a ideia de Industrial Internet of Things (IIOT) remete ao poder dessa integração nas empresas.

Em outras palavras, a conexão dos dispositivos e a computação em nuvem permitem total controle, em tempo real, de tudo o que acontece na produção. Com tal conectividade, ágil e eficiente, é possível corrigir falhas e paradas muito mais rápido, armazenar dados para definir novas estratégias para o processo, medir a produtividade das máquinas e equipes e identificar ociosidades e sobrecargas na fábrica.

Ou seja, com IOT na indústria, a empresa ganha em qualidade de produto e serviço, já que tem insumos para aprimorar seus processos constantemente.

Fonte: Balluff.com

O valor das soluções Industrial Internet of Things (IIOT)

Neste ponto, é possível que as empresas estejam se questionando sobre como esse armazenamento e troca de dados pode funcionar de maneira benéfica, sem interferir negativamente na linha de produção ou modificar o código no controlador lógico programável (PLC). Por esse motivo, é fundamental que as soluções consideradas “prontas para IOT” suportem o conceito básico de “Captura x Controle”. Afinal, para obter os melhores resultados na indústria é preciso unir o melhor da Internet das Coisas ao já conhecido avanço tecnológico da automação industrial.

Embora isso possa parecer um grande desafio, é fato que os fabricantes no mercado de automação industrial já estão se preparando para enfrentá-lo. Este é o caso da Balluff.

Quer saber mais sobre inovação, Internet das Coisas e 4a Revolução Industrial? Faça o download gratuito do guia completo sobre a Indústria 4.0!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.