A inovação do IO-Link como 1o passo para a Internet das Coisas na indústria
Balluff Brasil
Balluff Brasil
13 de março de 2019

A inovação do IO-Link como 1º passo para a Internet das Coisas na indústria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

A revolução da IOT (Internet das Coisas) proporciona uma série de melhorias ao cotidiano dentro e fora do universo corporativo. No ambiente industrial, a solução IO-Link é um dos principais exemplos de que a tecnologia de conexão transforma processos e impacta positivamente nos resultados nos mais diversos mercados. Mas de que forma isso ocorre e como a implantação dessa ferramenta significa dar um passo rumo ao IOT na indústria?

Veja a seguir!

 

Troca de dados de ponta a ponta com IO-Link

O padrão de comunicação IO-Link abrange uma troca de dados bidirecional que está alinhada ao conceito inovador do IOT. Isso porque, enquanto a Internet das Coisas remete à conexão dos objetos à internet (como eletrodomésticos ou, no caso das indústrias, grandes máquinas), é o protocolo IO-Link que permite uma comunicação rápida e eficiente, de ponto a ponto da indústria, dos sensores à internet.

Os dispositivos com IO-Link são conectados a um mestre e os dados trocados entre eles são processados e transportados de forma segura, garantindo uma comunicação contínua em toda a empresa. O que isso significa? Que, na prática, uma companhia foi bem-sucedida em seu primeiro passo na era da indústria 4.0!

Conexão poderosa para processos eficientes e para colocar em prática a Internet das Coisas

 

A conexão sem limites exigida pela IOT é possibilitada pela eficiência da tecnologia IO-Link. E é por conta dessa integração de dados entre os mais diversos equipamentos que as empresas ficam um passo à frente quando o assunto é 4a Revolução Industrial.

Afinal, com IO-Link é possível, por exemplo, monitorar o nível dos tanques, controlar a qualidade ao longo do processo com sistemas de visão de máquina, checar o estado dos equipamentos, reduzir a frequência de manutenção e muito mais. Em outras palavras, a conexão da IOT, ao englobar o IO-Link, faz com que as empresas obtenham máxima produtividade, eficiência e economia, graças a uma combinação tecnológica única.

A Internet das Coisas é apenas um dos componentes indispensáveis para empresas que estão prontas para se conectar à 4a Revolução Industrial. E, quando conta com a ferramenta IO-Link, a IOT leva as empresas a outro nível em questão de competitividade no mercado.

Quer saber mais sobre IO-Link? Baixe o e-book gratuito da Balluff!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.