O que esperar da automação industrial em 2023?

6 de março de 2023

O setor industrial está cada vez mais automatizado e inovador, diante das novas exigências do mercado

 

As indústrias estão se reinventando por conta das tendências de mercado surgidas nos últimos anos. A tecnologia e as formas de consumo estão mudando cada vez mais rápido desde a virada do milênio. Mas em 2020, com a pandemia do novo coronavírus, o ritmo dessa mudança se descompassou e o setor industrial vem passando por uma série de mudanças desde então.
Diante dessa nova fase, percepções diferentes sobre a realidade do mercado acabaram surgindo. É dessas perspectivas, olhares e estudos que surgem previsões sobre quais serão as tendências para o setor industrial. E em paralelo com as inovações tecnológicas aparecem tendências comportamentais, assim como a busca cada vez maior por inteligências artificiais e processos de automação.
Nesse contexto, grandes indústrias têm muito a ganhar com a crescente adoção das tecnologias de inteligência artificial. Afinal, a partir desse movimento começou a surgir uma ampla gama de soluções para ganhar uma fração no mercado, incluindo robôs, assistentes virtuais e ferramentas automatizadas, entre outros.
Mas para extrair benefícios dessas novas ferramentas tecnológicas, é preciso estar por dentro do que é destaque no mercado, pois sempre é tempo de reinvenção.
Neste artigo você conhecerá algumas tendências da automação industrial para 2023.

 

 A importância da automação industrial para o futuro da indústria

Antes de abordar as tendências, é preciso compreender o contexto. Nos últimos anos, as grandes indústrias têm investido cada vez mais em tecnologia, conectividade e equipamentos acessíveis que garantam os altos níveis de produção. Em 2023, a tendência é que esse movimento se consolide ainda mais. Afinal, a tecnologia é fundamental não só para suprir a demanda de mercado, mas também para a otimização dos processos durante a produção — e, muitas vezes, na gestão das tarefas.

Tecnologias para automação e a Indústria 4.0

Você já deve ter ouvido falar da Indústria 4.0. Considerada por muitos como a Quarta Revolução Industrial, esse conceito descreve a fase atual do setor industrial, com as novas tecnologias para automação e troca de dados.
Para a composição do que constitui a Indústria 4.0 são utilizados ainda conceitos como sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas — ou “Internet of Things” (IoT), em inglês — e armazenamento em nuvem.
Sendo assim, o movimento da Quarta Revolução Industrial é centrado na melhoria da eficiência e produtividade dos processos. Isso só é possível com as novas tecnologias e, consequentemente, com os processos de automação.

 

Tendência como investimento

Em 2023, a automação será uma alavanca estratégica para as empresas enfrentarem a recessão provocada pelos impactos do momento pós-pandemia. Por isso, os investimentos devem aumentar no setor. É o que diz a terceira edição do relatório de automação feito pela Automation Now & Next da Automation Anywhere.
A pesquisa demonstra que mais de 77% das organizações deverão aumentar seus orçamentos de automação em 2023. Além disso, um quarto dos entrevistados diz que está incrementando em 25% o financiamento para automação, com o objetivo de ajudar a acelerar as implantações de processos automatizados.

Quais os destaques da automação industrial em 2023?

Diante do contexto de crescimento, especialistas já apontam algumas expectativas para a automação industrial. Confira a seguir alguns dos destaques previstos para o setor em 2023.

Crescimento no pós-pandemia

Nesta fase pós-pandêmica, a indústria está enfrentando diversos desafios. Porém, alguns ramos industriais obtiveram uma recuperação considerável nos últimos meses — a exemplo dos mercados de petróleo e gás, mineração e farmacêutico. E nesse contexto, a indústria farmacêutica é um ponto de destaque e que deve continuar crescendo em 2023.
De acordo com cálculos da multinacional IQVIA, haverá um crescimento do mercado farmacêutico geral (varejo e canal institucional) de 12,5% ao final de 2022 e de 10,5% no próximo ano. Segundo especialistas, esse avanço não é por acaso. Por conta da urgência, a saúde tem se beneficiado muito da automação.
Isso significa que os desdobramentos da pandemia estão ligados aos avanços tecnológicos, o que evidenciou que todas as empresas precisam encarar a modernização com o máximo de urgência. Portanto, a conclusão é que a automação deve crescer cada vez mais nos ambientes empresariais — uma vez que ela contribui para alavancar o crescimento das empresas.

 Robôs em cena

Segurança e eficiência são dois valores inerentes à indústria. Por isso, dentro do processo de automação, surgiram os cobots. Também conhecidos como “robôs colaborativos”, eles são braços robóticos de seis eixos capazes de automatizar tarefas em linha normalmente realizadas por humanos. Eles focam nas chamadas DDD (dull, dirty and dangerous, ou monótonas, sujas e perigosas), tarefas sem grande valor agregado ainda realizadas por humanos em várias fábricas ao redor do mundo.
Esses robôs industriais colaborativos também aumentam a produtividade, reduzem o desperdício e os erros, assim como trabalham tranquilamente lado a lado com humanos.

 Gestão de tarefas

Não é só na linha de frente que a automação pode contribuir no setor industrial. Para automatizar e/ou otimizar as tarefas, as plataformas de gestão também são ótimas opções. Esses ambientes virtuais organizaram as equipes e demandas, apontam os prazos, as métricas e ainda guardam registros e estatísticas precisos sobre todo o processo.

Nuvem

Crescente em todo mundo, as plataformas de armazenamento em nuvem são a grande tendência do mercado atual. Essas plataformas revolucionaram o salvamento de arquivos. Nelas é possível compartilhar documentos em tempo real com quantas pessoas for preciso, agilizando processos de compartilhamento. Além disso, o salvamento em nuvem é mais seguro e garante um armazenamento muito mais robusto para os arquivos importantes da empresa.

 

Conexão 5G

A internet tomou conta dos ambientes laborais. Nesse sentido, a conexão 5G é a grande novidade para 2023. Recentemente viabilizado no Brasil, esse tipo de sinal é mais estável e veloz, o que certamente irá contribuir para a utilização de ferramentas de tecnologia.

 

Inteligências artificiais

Os sensores estão cada vez mais potentes. Tanto para segurança, como para produtividade. Detecção de movimento, temperatura, faces e vozes já são bastante comuns em diversos aparelhos, alarmes, sensores e câmeras. A utilização dessas tecnologias é cada vez mais utilizada em diversas frentes.

 

Como se preparar para as mudanças do setor industrial?

O futuro é agora. Com uma série de transformações acontecendo, as empresas precisam se preparar.
Para isso, é necessário contar com uma infraestrutura confiável, elaborada por especialistas em tecnologia que estejam sempre antenados nas grandes inovações que surgem dia após dia.
Além disso, é preciso focar em crescer, e, como você viu neste artigo, o investimento em modernização é uma grande forma de alcançar o sucesso. Para isso, claro, o caminho está em acompanhar o mercado e obter as melhores soluções.
Nesse sentido, a Balluff é referência internacional. A empresa foi fundada há mais de 100 anos, na Alemanha, e é consagrada mundialmente por sempre unir experiência, inovação e alta tecnologia. A Balluff é especialista em oferecer soluções que suprem as mais diversas necessidades da indústria, abrangendo diferentes setores e ramos de atuação.
Conte com quem é especialista no assunto. Conheça as soluções de automação industrial da Balluff.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Assine nosso conteúdo
E-Books
Vídeos
[crp]

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: