O que considerar antes de escolher um sistema de RFID industrial

Quer melhorar seu processo produtivo com a identificação e o monitoramento automático de pneus? Veja como o RFID pode ajudar sua empresa!
5 de setembro de 2019
Sensores IO-Link para fábricas inteligentes
10 de setembro de 2019
A solução RFID Industrial convence cada vez mais empresas de que a tecnologia é indispensável para a identificação e o rastreamento confiáveis e eficientes. Contudo, a implantação do sistema e, consequentemente, da obtenção dos bons resultados provenientes do RFID, vai além da escolha da tecnologia em si.

É preciso encontrar os produtos ideais para que a solução, de fato, cumpra sua função e, assim, a empresa passe a usufruir de um sistema inteligente de rastreabilidade.
Não sabe o que levar em consideração ao buscar uma solução de RFID industrial? Veja nossas dicas.



Taxa de transferência do sistema RFID

A transferência de dados é um ponto importante a ser avaliado, antes da escolha de um RFID industrial. Isso porque alguns sistemas são desenvolvidos para ler e transmitir um grande volume de informações, enquanto outros destinam-se apenas a uma troca de dados menor.

Deste modo, é importante identificar verificar se a indústria onde a solução será instalada demanda pequena ou grande troca de dados, bem como a velocidade em que precisa que a transmissão e leitura sejam realizadas. Outro ponto relevante: considere se a TAG estará em movimento durante a leitura ou se ficará parada diante da antena para essa operação.

Além de levar em conta os processos atuais, é indispensável avaliar se a indústria se tais requisitos de dados serão modificados no futuro - o que poderia exigir soluções de RFID diferentes.



Faixa de leitura e gravação do RFID

Da mesma forma que é preciso saber sobre a taxa de transferência, é fundamental encontrar um RFID Industrial com faixa de leitura e gravação adequados. Para isso, as indústrias devem levar em consideração a distância necessária da antena à TAG e se essa distância é variável.

Afinal de contas, um sistema RFID mais simples pode atender uma empresa que demande a leitura da TAG muito próxima à antena (alguns milímetros), porém alguns processos exigem equipamentos mais potentes, que leiam a metros de distância (6 ou 7 metros, por exemplo).



Espaço ocupado pelo sistema RFID em sua indústria

Não são apenas tecnologias em termos de software que devem ser adequadas ao processo. A questão do hardware também impacta na decisão. O sistema de RFID industrial deve ter dimensões ideais para o espaço físico onde será implantado. Na prática, isso significa que, se uma fábrica tem espaço limitado, vale a pena considerar um sistema com processador e antena combinados em um único alojamento.

O tamanho das etiquetas RFID disponíveis no mercado também é flexível para atender à variedade de sua demanda. Ou seja, podem ser como um grão de arroz ou como uma grande placa de veículo. Tudo depende da aplicação e da empresa.



Protocolo de comunicação

O protocolo de comunicação (Ethernet, Profinet, entre outros) utilizado pela organização também deve ser compatível com o novo sistema RFID industrial que está por vir. Afinal, é por meio dessa "linguagem" que a solução de radiofrequência se comunicará com o sistema de controle.


Ambiente onde o sistema de RFID industrial será instalado

Por fim, é essencial avaliar o ambiente como um todo em que o RFID industrial será instalado. No local não devem existir obstáculos que impeçam a leitura eficaz feita pelo equipamento de RFID, como vigas metálicas, tanques de líquidos, ou até mesmo o trânsito de colaboradores entre a antena e a TAG. Afinal de contas, os itens interferem na eficácia da solução de RFID. Mais do que isso, o metal e o líquido, afetam as ondas de radiofrequência.

Em suma, explique todos os detalhes do processo aos especialistas dos produtos RFID que está cotando para averiguar quais podem atender as necessidades mais específicas da empresa.

Agora que você já sabe o que é preciso considerar para escolher o RFID industrial, o que acha de contar com a ajuda de especialistas para aplicar a solução ideal em sua indústria? Solicite uma consultoria gratuita da Balluff! Texto adaptado de Automation Insights. Fonte: https://automation-insights.blog/2018/10/24/five-things-to-consider-before-selecting-an-rfid-system/