o-que-a-sua-industria-precisa-para-ser-mais-eficiente-a-resposta-IO-Link
Balluff Brasil
Balluff Brasil
18 de novembro de 2017

O que a sua indústria precisa para ser mais eficiente? A resposta: IO-Link!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

A busca pela eficiência na indústria nunca esteve tão em alta, afinal é preciso produzir mais, consumindo menos recursos e em menos tempo. A concorrência acirrada e a nível mundial faz com que muitas indústrias comecem a entender o quanto a tecnologia pode ajudar a conseguir atingir esses objetivos.

Se você tem notado a necessidade de pensar em modos de aumentar a eficiência na sua empresa, continue a leitura e descubra como o IO-Link pode lhe ajudar a chegar lá!

 

Mas, afinal, o que é IO-Link?

O IO-Link é uma tecnologia moderna e por isso, nem todos os gestores, ainda estão familiarizados com ela. Essa é uma interface de sinais de entradas e saídas de chão de fábrica, capaz de estabelecer uma comunicação com o controlador do processo.

Como essa é uma tecnologia mundialmente padronizada e aberta, ela pode ser usada de maneira universal, sendo uma conexão ponto a ponto totalmente independente do fieldbus usado na sua indústria e podendo trabalhar com cabos de conexão não blindados.

Assim, o IO-Link funciona transmitindo todos os sinais dos seus sensores ao controlador, além de transferir os dados do controlador para os sensores ou atuadores, integrando todo o seu chão de fábrica e permitindo revolucionar a forma como você produz e analisa a sua produção.

 

Como o IO-Link pode me ajudar a tornar minha indústria mais eficiente?

Lendo o tópico anterior é bem provável que você já tenha identificado algumas vantagens importantes quando falamos sobre IO-Link e eficiência, não é mesmo? Afinal, essa tecnologia é capaz de simplificar toda a topologia de rede, já que funciona com um máster IO-Link equipado com várias portas, o que permite agrupar os dados dos dispositivos e ainda reduzir o número de interfaces.

Além de tudo isso, o máster IO-Link ainda consegue transmitir um grande volume de dados com uma velocidade impressionante. Por padrão, é possível que até 32 bytes de dados do processo estejam disponíveis por ciclo.

Veja algumas vantagens impressionantes do IO-Link e que, com certeza, vão contribuir para a eficiência na sua indústria.

 

Mais desempenho na automação

Com o IO-Link a sua empresa economizará tempo e dinheiro com os processos de automação. Isso porque, essa tecnologia é capaz de fornecer uma otimização muito mais significativa, ajudando a reduzir todos os custos agregados a sua produção.

Embora seja uma tecnologia revolucionária, o IO-Link é fácil de instalar, necessitando apenas de um cabo não blindado de três fios (bastante usual em qualquer indústria) e podendo funcionar independentemente do fieldbus usado.

Graças a sua leitura constante dos alertas dos sensores, você conseguirá ter muito mais controle sobre toda a sua linha de produção e o seu chão de fábrica, evitando ser “pego” de surpresa com algum mau funcionamento que poderá comprometer a sua produtividade, por exemplo.

 

Resistência a interferências

Toda a transmissão de dados do IO-Link é baseada em um sinal de 24V, o que significa que ela é insensível a influências externas, podendo transmitir os dados e as informações de maneira contínua, sem nenhuma interferência no sinal e com qualidade de transmissão.

Isso significa que, independente do que acontecer no seu chão de fábrica, ou do tipo de instalação que você tiver na sua indústria, o IO-Link continuará lendo automaticamente as informações enviadas pelos seus sensores, sem paradas ou interferências que coloquem em risco o seu funcionamento.

 

Sem perdas de valores de medição

Toda a transmissão de valores de medição é feita de maneira digital pelo IO-Link e também transmitidos digitalmente até o máster IO-Link. Assim, ao contrário dos sinais analógicos, que são digitalizados através do conversor A/D e escalonados no CLP, o IO-Link transmite digitalmente todos os sinais de medição – o que significa que o valor transmitido é exatamente o valor medido.

Com os sinais analógicos muitos problemas podem acontecer devido às imprecisões do valor de medição atual, justamente por todo esse sistema complexo que envolve o escalonamento no CLP. Sem perdas de informações e com precisão nos dados de medição, sua indústria pode operar de maneira mais confiável e eficiente.

Além disso, em locais de difícil acesso, o ajuste de todos os parâmetros e a programação dos pontos de comutação podem ser realizados à distância via IO-Link, aumentando a segurança no chão de fábrica. Em caso de troca, os parâmetros são automaticamente copiados para o novo sensor, dispensando a introdução manual e trazendo mais agilidade aos seus processos, sem perda de informação.

 

Facilidade na troca do sensor

O máster IO-Link é responsável por armazenar todos os parâmetros dos sensores conectados, o que significa que, após a troca de um dos sensores, todos os parâmetros armazenados no antigo são automaticamente transferidos para o novo sensor, não sendo necessário consultar os ajustes dos sensores.

Outra vantagem é que os botões de operação podem ser bloqueados através de parametrização padronizada do dispositivo. Isso significa que é impossível que um ajuste errado por parte do pessoal da operação aconteça.

 

Maior eficiência nas suas operações

Todas as informações relativas aos seus sensores, com o IO-Link, funcionam a nível de controlador. Isso significa que seus funcionários não terão de acessar cada um dos sensores para entenderem como está ocorrendo a sua produção, otimizando todos os processos das suas máquinas e das suas equipes.

Ao concentrar todas as informações e dados relevantes do sensor no máster IO-Link, as suas operações são simplificadas e os seus funcionários têm acesso a um número muito maior de informações, entendendo como está a sua operação, o estado das máquinas, o nível de qualidade dos itens produzidos e muito mais – aumentando a sua eficiência, reduzindo os desperdícios e tornando a sua indústria mais produtiva.

 

Manutenções com diagnósticos rápidos

Não tem nada pior para a eficiência de uma indústria do que paradas das máquinas para manutenções, sejam elas programadas, ou não. Com o IO-Link você reduz a necessidade dessas interrupções, uma vez que o recebimento contínuo de dados de diagnósticos fornecidos pelos sensores ajuda a entender melhor o funcionamento e a disponibilidade dos seus maquinários.

Assim, com o reajuste automático oferecido pelo IO-Link e a detecção preditiva, é possível evitar a maior parte das manutenções, aumentando o tempo de funcionamento das suas máquinas, melhorando o seu desempenho e, claro, tornando sua indústria mais eficiente.

Como você pode notar, investir no IO-Link é a melhor maneira de tornar a sua indústria mais eficiente, melhorando toda a comunicação entre os seus sensores e o controlador, reunindo um número importante de informações e dados que ajudam a entender o funcionamento das suas máquinas e a otimizá-los, reduzindo o número de paradas, melhorando os ajustes dos equipamentos e, claro, evitando perda de informação.

E, então, já está convencido de que o IO-Link era o que faltava na sua indústria? Se você ficou interessado, entre em contato com um dos consultores da Balluff e saiba mais sobre as nossas soluções em IO-Link.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.