Monitore de maneira confiável o andamento de sua produção: conheça as tecnologias Smartlight e Pick to Light

Por que o sistema RFID é o destaque de 2019?
Por que o sistema RFID é o destaque de 2019?
30 de outubro de 2019
IO-Link: inovação indispensável para a indústria do presente e do futuro
IO-Link: inovação indispensável para a indústria do presente e do futuro
7 de novembro de 2019
Monitore de maneira confiável o andamento de sua produção: conheça as tecnologias Smartlight e Pick to Light
Sua indústria tem facilidade em visualizar o progresso dos processos? Tecnologias como a Smartlight e o Pick to Light foram criadas justamente para que as empresas realizem esse monitoramento com praticidade.

Neste artigo destacamos a importância dos acessórios para uma produção industrial bem-sucedida. Confira.


Status da produção com fácil visualização, graças à Smartlight


Identificar quando uma máquina está sobrecarregada ou quando a produção está abaixo de sua capacidade pode ser um grande desafio. Porém, se há automatização, com a inclusão de tecnologias desenvolvidas especificamente para visualização do processo fabril, a tarefa se torna muito mais fácil.

Com as torres de sinalização Smartlight LED e os indicadores Smartlight Balluff, por exemplo, é possível visualizar o status de produção; checar onde uma ferramenta está localizada, bem como averiguar o ponto de uso de máquinas e sistemas, evitando falhas e prejuízos com equipamentos.

A grande vantagem da torre é sua aplicação flexível, afinal, não se trata apenas de um dispositivo luminoso. Sua escala de cores pode ser utilizada para apontar variáveis à escolha da empresa, como as condições críticas da máquina - leve, moderada ou grave, a ponto de precisar de manutenção imediata, por exemplo. Já os indicadores são displays para pontos de uso, e servem para guiar o operador. Também possuem funções adicionais de exibição do tempo de ciclo de trabalho, tempo de espera ao longo da execução da atividade e nível de preenchimento do tanque.

Ambos possuem, ainda, a grande vantagem da compatibilidade com IO-Link, o que permite uma configuração simples e rápida mesmo com os equipamentos em uso. Em suma, a visualização de processos promovida por equipamentos Smartlight permite uma atuação preventiva que reduz custos e torna a empresa mais eficiente, trabalhando de forma estratégica com um controle muito maior da produção, graças às práticas luzes LED coloridas distribuídas pelo galpão. Mas o monitoramento vai além desses equipamentos, pois existem também os dispositivos Pick to Light.


Práticos indicadores de processo Pick to Light - compatíveis com IO-Link


Assim como a tecnologia Smartlight, o Pick to Light foi criado para facilitar a visualização e o monitoramento das etapas de produção. Para isso, o produto conta com seis luzes de LED independentes e facilmente configuráveis (graças à interface IO-Link) e flexíveis.

A inovação pode ser utilizada em diversas operações, como para visualização de produtos por segmento, modo nível, para representar o estado de segurança, ou, ainda, para funções de montagem e kitting (separação de itens relacionados por grupos).

Com Pick to Light, aumenta-se a produtividade, uma vez que é muito mais fácil fazer a checagem de forma automática do que dedicar o tempo de uma equipe para a tarefa.

Qual é a principal dificuldade da sua empresa ao monitorar e acompanhar a produção? Agende uma visita na fábrica da Balluff para conhecer a tecnologia Smartlight e entender como a solução pode ajudar seu negócio a ser mais eficiente!