IO-Link: inovação indispensável para a indústria do presente e do futuro

Monitore de maneira confiável o andamento de sua produção: conheça as tecnologias Smartlight e Pick to Light
Monitore de maneira confiável o andamento de sua produção: conheça as tecnologias Smartlight e Pick to Light
31 de outubro de 2019
Aumente a vida útil dos sensores instalados em ambientes sujeitos ao calor: opte por sensores resistentes a altas temperaturas
28 de novembro de 2019
IO-Link: inovação indispensável para a indústria do presente e do futuro
Você já ouviu falar em IO-Link? O padrão de comunicação que conecta sensores e atuadores no chão de fábrica ganha cada vez mais espaço nas empresas, mostrando-se um elemento importante para quem deseja se adequar à era da indústria 4.0.

E não faltam motivos para isso, já que o IO-Link, ao contrário de outras redes, permite a troca de três tipos de dados: informações de processo, de serviços e eventos. Se você quer saber mais sobre essa inovação que vem transformando e, tende a revolucionar ainda mais a automação industrial, continue a leitura deste artigo.


Eficiência na troca e controle de dados dos dispositivos de automação industrial


Uma das principais vantagens da tecnologia IO-Link é o fato de que ela permite lidar com grande volume de dados, promovendo uma troca bidirecional entre dispositivos e o mestre. Com a interface ponto a ponto é possível integrar todos os itens do chão de fábrica, sem o excesso de fiação que poderia prejudicar a comunicação entre os itens.

Essa conexão completa traz muito mais eficiência na transmissão de dados entre sensores e atuadores. E não apenas por conta da maior agilidade e do volume do que é transmitido, mas também porque uma fábrica com dispositivos com IO-Link consegue facilmente monitorar cada um dos sensores do processo, mesmo remotamente.


Facilidade na manutenção preventiva


Os parâmetros de um dispositivo com IO-Link podem ser automaticamente transmitidos para um novo, caso seja necessária a substituição do produto. Essa praticidade na configuração, aliada à disponibilização constante e de fácil acesso dos dados para a equipe, traz uma grande facilidade na manutenção.

Afinal de contas, com o diagnóstico em mãos em tempo real, os gestores identificam antecipadamente falhas nos dispositivos, solicitando a troca o quanto antes e, assim, evitando parada de máquinas e agilizando a tomada de decisões. Consequentemente, a empresa reduz custos, aumenta sua produtividade e seu potencial para lucrar.


Melhoria no índice OEE do equipamento, graças ao IO-Link


Finalmente, o IO-Link se destaca entre as redes industriais porque impacta positivamente em elementos fundamentais para um índice importante para a indústria: a Eficiência Global do Equipamento (OEE).

Isso porque o cálculo do índice considera os seguintes itens para um bom resultado, que demonstra que a empresa é competitiva no mercado:
  • Disponibilidade de máquinas;
  • Desempenho do processo industrial;
  • Qualidade dos produtos fabricados (ou seja, sem refugos no processo).
Assim, uma vez que as diversas tecnologias com IO-Link promovem melhorias relacionadas à redução das paradas da produção e impulsionamento da qualidade no processo produtivo, cresce também o índice OEE das indústrias que escolhem a solução IO-Link.

Não faltam razões para utilizar o IO-Link, independentemente do porte e do segmento em que a empresa que busca uma solução em protocolo de comunicação atua. Felizmente, diversos equipamentos, que vão além dos sensores IO-Link, já são compatíveis com a inovação, tornando a entrada na indústria 4.0 cada vez mais próxima das organizações.

Quer saber mais sobre a tecnologia? Baixe nosso e-book gratuito e descubra como o IO-Link é capaz de unir automação e tecnologia!