IO-Link: a solução que você procura para acabar com a parada de produção

Balluff Blog
3 erros comuns na Internet das Coisas aplicada à indústria (IIoT) – e como evitá-los
25 de abril de 2019
Aplicações de uma fonte chaveada na indústria
Aplicações de uma fonte chaveada na indústria
23 de maio de 2019
Io-Link

A interface IO-Link permite uma conexão ponto a ponto que traz diversos benefícios práticos para a automação industrial. Uma vez que não faltam desafios nesse mercado, listamos os principais problemas que podem ser superados com a tecnologia. Confira.


1. Quebras e falhas constantes em máquinas industriais

Independentemente do mercado em que uma indústria atue, um dos maiores obstáculos enfrentados é a parada de uma máquina. Isso porque o problema - ou até mesmo seus precursores, ou seja, as falhas no equipamento - resultam em sérios prejuízos. Além da perda de dinheiro, há a necessidade de se remanejar a equipe até o conserto, os esforços destinados a identificar o problema e resolvê-lo o quanto antes e, muitas vezes, consequentemente, até o não-cumprimento dos prazos para os clientes. É aí que entra a tecnologia IO-Link como solução.

Por receber dados de forma contínua, o IO-Link permite um diagnóstico completo de todo o processo. Consequentemente, é possível detectar previamente os possíveis problemas das máquinas e reduzir as falhas e paradas na produção.



2. Falta de controle na rastreabilidade de peças no processo industrial

O monitoramento das peças na linha de produção pode ser complexo. E nisso o IO-Link também ajuda. Afinal, a tecnologia registra e armazena todos os dados, além de transmiti-los - permitindo o controle até remotamente.

Com isso, a indústria tem melhorias no desempenho e se torna ainda mais competitiva no mercado.


3. Dificuldade na integração de dados dos dispositivos da produção

Por fim, há ainda outra vantagem no uso da solução IO-Link: a integração de dados que o sistema possui, que faz as empresas superarem o obstáculo de não terem sempre à mão informações sobre o processo.

Qual é o maior desafio enfrentado no processo produtivo da sua indústria? Entre em contato com a Balluff e saiba mais sobre os benefícios que o IO-Link pode trazer à sua organização.