IIoT e o crescimento das fábricas inteligentes

25 de março de 2022

As indústrias cada vez mais procuram formas de otimizar seus processos de forma econômica e assertiva. A implementação da IIoT nos processos fabris tem tomado cada vez mais espaço e agrega competitividade e inteligência às dinâmicas produtivas.

A indústria nos moldes como conhecemos hoje é reflexo das Revoluções Industriais que marcaram a história. Na atualidade, com o advento da chamada Quarta Revolução Industrial, ganha destaque o contexto de Internet Industrial das Coisas, relacionado à conexão entre dispositivos e equipamentos.

É uma dinâmica que se soma a processos de digitalização das atividades fabris, integração de dados, uso de robótica, aplicação de softwares avançados e outras otimizações, dando vida às fábricas inteligentes.

De acordo com um estudo feito pela Juniper Research, estima-se que, até 2025, o número de conexões IoT registradas nas indústrias tenha uma taxa de crescimento de 107%. Entenda como o seu negócio pode aproveitar esse impulso neste artigo especial que preparamos.

A Internet Industrial das Coisas e os processos inteligentes

A IIoT, resumidamente, pode ser definida como a conexão entre as tecnologias operacional e da informação, possibilitando que as indústrias utilizem a coleta, a análise e a aplicação de dados para otimizar as tomadas de decisão.

Esse processo de implementação da IIoT é a base para a concretização das fábricas inteligentes. As novas tecnologias permitem romper com os modelos tradicionais de manufatura e otimizam processos fabris, agregando valor e competitividade à indústria.

Falamos na possibilidade em estabelecer um processo operacional mais eficiente e produtivo, numa relação custo-benefício potencializada. Os índices de predição também aumentam, bem como se amplia a perspectiva do monitoramento em tempo real, com decisões ágeis e apoiadas em dados.

IIoT na prática

A IIoT cumpre o papel de conectar informações de dados digitais e a cadeia produtiva. É o caminho da digitalização dos negócios, cheio de benefícios, principalmente para as organizações bem-preparadas. Veja o que seu negócio tem a ganhar e como pode fazer parte desse rol.

Benefícios para as fábricas

Os ganhos com a digitalização das operações são perceptíveis para os mais diversos segmentos. As indústrias têm controle mais ativo dos processos, melhoria na cadeia de produção, decisões mais assertivas, otimização da performance do maquinário e oportunidade de pensar em novos negócios.

Possibilidades que a IIoT proporciona

Além de ser uma forma relativamente econômica de lidar com os dados industriais, as empresas ganham tempo, eliminam riscos de erros nas tomadas de decisões, otimizam o esforço nas operações e ainda contam com sistemas inteligentes para garantir o sucesso do negócio.

Os desafios da digitalização

A digitalização dos processos de produção industrial não é uma tarefa fácil, mas perfeitamente possível. Para fazer um bom trabalho e embarcar de vez nos tempos da Indústria 4.0, é importante total atenção a alguns pontos:

  • Padronização e ampliação dos processos de segurança de dados nas redes de IoT;
  • Criação de uma conexão entre os departamentos (logística, montagem, expedição) dentro da rede da indústria;
  • Ampliação da rede de informações para criação de um planejamento de monitoramento da produção em tempo real.

Os processos de manufatura dos novos tempos

Quando percebemos a implementação efetiva da digitalização dos processos industriais, podemos afirmar que temos, de fato, uma fábrica inteligente. Saiba por que e como fazer desse apoio uma forma de estar na vanguarda.

Relação das fábricas inteligentes com a Indústria 4.0

Esses processos produtivos têm a ligação do mundo físico e digital em uma única cadeia. Com isso, é possível automatizar a comunicação entre os setores, além de permitir que os colaboradores atuem de forma mais estratégica pela automatização de tarefas puramente operacionais.

Pensando no exemplo de uma linha de produção, as etapas de separação de peças, montagem, embalagem, separação dos pallets e organização no estoque podem ser realizadas por maquinário automatizado. A intervenção humana foca na supervisão das etapas e depois no controle de qualidade, com muito mais perspicácia e eficiência.

É a vivência efetiva de um processo fabril inteligente que opera na lógica da Indústria 4.0.

Processo de transformação das fábricas inteligentes

A Internet Industrial das Coisas é uma importante aliada para a implementação dos processos automatizados, e se torna ainda mais poderosa na associação com outros fatores de transformação.

Algumas tecnologias, como a simulação de planta por meio de computação gráfica, o uso de impressoras 3D para criação de protótipos, o uso da Big Data para análise de dados e os equipamentos robotizados para atuação na linha de produção, facilitam o processo.

Importância da IIoT para os sistemas de monitoramento de condições

Os sistemas de monitoramento de condições e seus componentes estão entre as aplicações da Internet Industrial das Coisas, dando vida a essa indústria da nova era. Eles atuam no acompanhamento da operação, para garantir que ela seja realizada de forma eficiente e sem problemas no maquinário ou nas instalações.

Os objetivos do monitoramento de condições

O monitoramento de condições é feito a partir da instalação de diversos sensores em pontos estratégicos da fábrica, como em determinados ambientes, máquinas ou sistemas.

Eles atuam para verificar a situação da pressão, temperatura, vazão, alimentação e sobre outras características do maquinário, por exemplo.

Os principais objetivos do monitoramento de condições giram em torno de quatro pilares:

  • Extensa aquisição de dados relevantes como base para desenvolvimentos inovadores e otimização de máquinas, processos, produtos e produtividade;
  • Estabelecimento de ações programadas e planejadas, permitindo assim a manutenção preventiva ideal e o desenvolvimento e implementação de uma estratégia de manutenção;
  • Gerenciamento de tempo de inatividade como diferencial competitivo. Agir antes que as falhas ocorram, reduz os custos de manutenção e evita o surgimento de custos adicionais;
  • Mais segurança aos colaboradores, a partir de condições de operação e manutenção ideais.

São muitos os ganhos em contar com a tecnologia como aliada do seu processo industrial. Sua empresa busca soluções IIoT que incrementem produtividade e inteligência, concretizando uma operação 4.0? A Balluff é a parceira ideal. Conheça nosso portfólio de sensores, de RFID e de redes industriais.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Assine nosso conteúdo
E-Books
Vídeos

Balluff – Controles Elétricos Ltda.
Rua Francisco Foga, 25 – Distrito Industrial | Vinhedo – São Paulo

+55 19 3876-9999

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: