A adoção de tecnologias de gestão de produção para a escalabilidade de operações

16 de junho de 2023

A automação auxilia completamente nos processos industriais

Muitas empresas têm a ambição de escalar suas operações, mas nem todas sabem como fazer isso de maneira eficiente. A adoção de tecnologias é uma das maneiras mais assertivas para alcançar esse objetivo.

A gestão de todos os processos de produção fica mais fácil com o uso adequado das tecnologias de automação. Do controle de inventário aos dados de processos, é possível otimizar os passos industriais com os equipamentos corretos.

Adotar tecnologias que ajudam nos processos pode ser um desafio para muitas empresas, assim que o primeiro passo no mundo digital é dado as coisas fluem com facilidade.

Da frequência de rádios aos sensores mais tecnológicos é possível gerir uma planta inteira de maneira certeira, sem adivinhações ou deduções.

 

A tecnologia RFID para automatizar gestões

Já imaginou sua empresa recebendo dados em tempo real para serem analisados? A tecnologia de RFID (radio frequency identification) fornece essas informações. A identificação de frequências por rádio é eficiente para captar dados e transmitir diretamente para o local onde é feito o controle do desempenho.

A tecnologia RFID é muito utilizada em aplicações como controle de estoque, logística, identificação de produtos, entre outros. Assim, é possível saber quando repor ou substituir tal item ou em que ponto da linha de produção está determinado produto em tempo real, sem a necessidade de atualização humana manual.

 

Benefícios de gestão automatizada

Os sistemas de monitoramento de condição, por exemplo, permitem que os gestores saibam imediatamente sobre as situações com base em dados.

Imagine que o estoque está apenas com 3 unidades do produto X e precisa ser reposto logo, para não parar a produção em caso de falta. As informações em tempo real são levadas ao gestor por softwares programados para essa função.

Assim, é possível prever e evitar a parada de produção. O mesmo acontece com a vida útil de peças de máquinas e outros equipamentos, que podem ser substituídas em manutenções preditivas, sem precisar parar a máquina por algum erro.

Se tempo é dinheiro, então a economia está na automação das indústrias e na otimização de processos. E isso passa diretamente por uma gestão mais eficiente e assertiva, com base em dados e informações.

 

Tecnologias de gestão na escalabilidade de produção

Escalar a produção é possível ao tomar decisões assertivas, simplificando e otimizando processos de operação. Os benefícios financeiros e de tempo citados anteriormente são possíveis graças à automação.

A produtividade só aumenta se os processos de produção não forem interrompidos por paradas não planejadas, que são facilmente evitadas graças ao diagnóstico certeiro feito por dispositivos inteligentes, por exemplo sensores IO-Link.

O aumento da produtividade representa também o aumento da operação, permitindo a escalabilidade da empresa. Tudo isso graças a uma gestão que não se baseia em achismos, mas em dados.

 

Onde encontrar tecnologias de automação para otimizar a gestão?

Na Balluff! 

A Balluff é uma empresa alemã com gestão familiar e especialista em soluções inovadoras que contribuem para o progresso de inúmeras indústrias ao redor do mundo há mais de três décadas.

Nosso portfólio conta com produtos e sistemas para todos os setores de automação, além de soluções industriais inovadoras para praticamente todos os setores industriais.

Acreditamos que a tecnologia e a customização podem ajudar a sua indústria a atingir metas ainda mais impressionantes, com uma parceria de fornecimento contínua e confiável.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Assine nosso conteúdo
E-Books
Vídeos
[crp]

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: