Balluff Brasil
Balluff Brasil
2 de julho de 2020

Garanta uma linha de montagem sem erros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Nas mais distintas indústrias, as linhas de produção e montagem possuem diversas sequências e ordens de produção que devem ser seguidas para garantir a qualidade do produto, evitando erros que levem ao descarte de peças, retrabalhos, baixa produtividade e desperdício de matéria-prima – culminando no aumento do OEE.

A melhor maneira de monitorar um processo que exige tanta atenção é por meio de um sistema visual, com interface configurável e que seja amigável para o operador.

A Balluff apresenta a solução Pick-to-Light, uma inovação que pode ser utilizada em diversas operações – como para visualização de produtos por segmento, modo nível, para representar o estado de segurança ou ainda para funções de montagem e kitting (separação de itens relacionados por grupos).

O sistema inteligente Pick-to-Light, com sensores fotoelétricos integrados, ainda é compatível com tecnologia IO-Link, possibilitando trocar dados em rede industrial com diagnósticos assertivos, podendo disponibilizar essas informações em nuvem ou subi-las nas plataformas de gerenciamento industrial.



Utilizando o modo de expansão da Balluff, é possível que dois indicadores sejam conectados a uma porta IO-Link, trazendo mais flexibilidade à aplicação e permitindo explorar seus recursos nos diferentes parâmetros.

Para cada mestre IO-Link, podemos ligar até 16 Pick-to-Light e explorar sua programação, como: exibição da direção de ajuste e o tempo de ritmo dos processos de trabalho – escolhas erradas também podem ser detectadas. Nosso indicador consiste em seis cores independentes ultrabrilhantes e multicoloridas – segmentos de LED que você pode operar em diferentes modos: rum light, modo de nível ou para representar o estado seguro, dependendo do que você deseja monitorar.


Case de Aplicação – Setor Automotivo
Uma montadora localizada no estado de São Paulo necessitava de melhorias em seu processo de body shop. Havia muito erro de processo e era necessário um dispositivo inteligente que orientasse os operadores nas montagens e sequências corretas.

A possibilidade de agregar os dispositivos de I/O se tornou um grande diferencial, provocando um aumento de expectativa, possibilitando futuras melhorias e atualizando o chão de fábrica para os desafios da indústria 4.0.

Texto escrito pelo nosso Consultor de Mercado: Evandro Smania.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.