Facil-manutencao-atraves-do-IO-Link
Balluff Brasil
Balluff Brasil
7 de dezembro de 2017

Fácil manutenção através do IO-Link

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

ALTA DISPONIBILIDADE DO SISTEMA ATRAVÉS DE UMA MANUTENÇÃO MAIS PREVISÍVEL.

Redes industriais usadas em máquinas de embalagem precisam satisfazer várias exigências e requisitos.

Em especial, o volume cada vez maior de dados e a comunicação mais complexa exigem componentes de alto desempenho e que sejam confiáveis para a condução de informações por todos os níveis do sistema.

Essas redes só podem funcionar de forma lucrativa se os inter- valos de manutenção e os tempos de parada das máquinas e sistemas puderem ser reduzidos com sua ajuda.

Quando se trata de manutenção da rede, o objetivo é reduzir es- ta carga em cima de equipes de manutentores.

A interface de comunicação padronizada IO-Link permite que você simplesmente substitua os dispositivos na rede, otimize os custos com manutenção e evite os tempos de paralisação através de informações inteligentes para diagnóstico.

O resultado: mais eficiência da máquina e redução de custos.

 

Vantagens dos sensores

  • IO-Link:
  • Um cabo para diagnóstico e dados do processo
  • Gerenciamento simplificado das peças de reposição
  • Troca simplificada de sistema
  • Uso de informações para diagnósticos
  • Identificação diferenciada do dispositivo IO-Link
  • Mais eficiência
  • Custos reduzidos

 

O que é IO-Link:

  • Como um protocolo aberto e padronizado, ele é independente e certificado internacionalmente segundo a norma IEC 61131- 9, o IO-Link serve como uma conexão ponto a ponto em sistemas de barramentos.
  • A interface serial de E/S digital conecta-se aos sensores e atuadores IO-Link através do cabo de 3 condutores padrão a um mestre IO-Link (módulo PLC ou de E/S remota) e envia sinais analógicos e binários.
  • Mesmo os sensores de comutação muito simples podem ser integrados a conceitos de IO-Link por meio dos chamados hubs de sensores.
  • Funções de diagnóstico inteligente na base da pirâmide possibilitam uma manutenção cada vez mais previsível e programada.

Vantagens do IO-Link para manutenções e reparos:

Sem IO-Link

A substituição de dispositivos requer conhecimento específico por parte da equipe de manutenção, uma vez que os parâmetros precisam ser definidos diretamente no dispositivo. Se forem utilizados sensores e atuadores de diferentes fabricantes, a equipe de manutenção deverá ter conhecimentos técnicos sobre a configuração de parâmetros adicionais.

Como não há nenhuma informação de diagnóstico disponível, a máquina ou o sistema requer manutenção preventiva. O resultado: Os tempos de paralisação precisam ser levados em consideração, mesmo que não ocorra nenhuma falha real.

Os dispositivos incompatíveis não podem ser detectados, já que eles não são identificados pelo gateway fieldbus ou pelo controlador.

As informações de diagnóstico para os sensores e atuadores só podem ser enviadas para o controlador por meio de cabos adicionais.

Gerenciamento complicado de peças de reposição, por exemplo, quando há vários cabos e funções diferentes.

 

Com IO-Link

Os dados de parâmetro de um dispositivo IO-Link podem ser armazenados no mestre IO-Link ou no controlador. Quando um dispositivo é substituído, os parâmetros podem ser transmitidos automaticamente para o novo dispositivo. Não é necessário nenhum conhecimento especial por parte da equipe de manutenção, o que elimina a possibilidade de ajustes incorretos que possam ser realizados por pessoal sem treinamento.

As informações de diagnóstico permitem que você saiba antecipadamente sobre uma possível falha em um dispositivo IO-Link. Algum mau funcionamento iminente do dispositivo causado por elementos como sujeira, sobretensão, perda de pressão, temperatura excessiva, tempos excedidos, ruptura de cabo etc. pode ser relatado antes que ocorra um dano. Isto permite que a manutenção seja planejada de acordo com a necessidade.

É possível fazer uma identificação diferenciada do dispositivo IO-Link sem risco de inserir o dispositivo errado.

As informações de diagnóstico são enviadas pelo mesmo cabo utilizado para os dados de processo.

Gerenciamento simplificado das peças sobressalentes (IO-Link usa cabo de 3 condutores padrão).

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.