Eficiência de processos: por que é tão importante melhorar esse índice (e qual o papel da automação industrial nesse contexto)?

Sensores IO-Link para fábricas inteligentes
10 de setembro de 2019
Etiquetas RFID x Código de barras: entenda a diferença nos sistemas de identificação
Etiquetas RFID x Código de barras: entenda a diferença nos sistemas de identificação
23 de setembro de 2019
A automação industrial já se tornou um item indispensável em qualquer empresa, seja qual for seu mercado de atuação. E não é para menos, já que é ela a responsável por trazer mais eficiência aos processos, da embalagem ao rastreamento de peças automotivas.

Veja a seguir como a automação industrial impacta na eficiência dos processos.

Automação industrial para uma empresa mais inteligente e eficiente

Por definição, a automação industrial engloba tecnologias, entre máquinas e softwares, destinadas a automatizar processos. E os sensores industriais têm papel de destaque nesse universo.
Afinal, com esses dispositivos é possível detectar, monitorar e controlar processos automaticamente. Consequentemente, evita-se falhas humanas para detectar a presença de objetos; medir o nível em recipientes; registrar a temperatura, evitando superaquecimento de máquinas; controlar a vazão na produção e muito mais.
Entre os principais benefícios da aplicação das tecnologias de automação industrial estão a redução de custos e o aumento da produtividade.

Redução de custos

A automação industrial reduz custos uma vez que torna automático processos que antes demandariam uma grande equipe para sua realização. Além disso, por conta da alta qualidade e eficiência do trabalho dos sensores, a chance de refugos e de retrabalho, que geraria prejuízo para a empresa, é muito menor.
Deste modo, a eficiência obtida com as tecnologias reflete em outros importantes para a organização, para que possa trabalhar constantemente em sua estratégia de negócio, alavancando sua competitividade.

Aumento da produtividade

Enquanto a atividade manual costuma estar sujeita a mais falhas e demandar mais tempo, a operação realizada por meio da automação industrial é mais rápida, além de eficaz. O resultado: aumento da produtividade no ambiente fabril. Esse elemento é indispensável para que a companhia possa crescer, afinal, em um mercado tão disputado, produzir mais, em menos tempo, sem abrir mão da qualidade, já é uma exigência de qualquer consumidor.

Sensores industriais Balluff: o segredo para um projeto de automação industrial de sucesso

Sendo as tecnologias de automação industrial tão importantes, a escolha das ferramentas que compõem este projeto deve ser criteriosa para garantir que as soluções realmente tragam os benefícios esperados. Afinal de contas, optar por dispositivos de alta qualidade garante que a medição e o controle executados pelos mesmos sejam, de fato, eficientes.
A Balluff é especialista em soluções de automação industrial de excelência, que tornam a indústria 4.0 parte do dia a dia das mais diversas empresas. Quer saber mais sobre automação e como transformar a eficiência da sua organização com essas tecnologias? Baixe nosso e-book gratuito!