Dispositivos de visão: a tecnologia da Indústria 4.0

19 de agosto de 2021

Entregar um produto de qualidade ao consumidor final é a missão das mais diferentes soluções de visão industrial. Veja como os dispositivos de visão cumprem esse papel.

A tecnologia que vem transformando os processos industriais modernos, na chamada Indústria 4.0, resulta em soluções cujo foco é otimizar os sistemas produtivos do setor. E os dispositivos de visão fazem parte dessa nova realidade, na qual a garantia da qualidade é um dos principais objetivos das políticas de automação.

Esses dispositivos garantem uma inspeção detalhada, bem como o rigoroso controle de falhas e os possíveis erros na fabricação. Ou seja, eles contribuem para uma maior assertividade na tomada de decisão, que vai desde a cadeia de suprimentos até o gerenciamento das informações.

Portanto, quando se fala em controle dos processos, os dispositivos de visão industrial são considerados um dos melhores recursos do mercado para evitar perdas na produção e para aumentar a credibilidade da sua marca. E nós vamos falar mais sobre eles!

Os sistemas de visão na indústria

Os dispositivos de visão industrial fazem parte do rol de produtos que integram os sistemas computacionais de máquinas, assim como as câmeras, os dispositivos de leitura e escrita portáteis, além de softwares para o processamento de imagens.

Esse tipo de equipamento está diretamente ligado à inspeção de qualidade nos mais variados segmentos da indústria, identificando erros, por menores que sejam. E o melhor: corrigindo-os, antes mesmo que cheguem ao consumidor.

Sua composição conta com um número maior de componentes, se comparados aos dispositivos convencionais da indústria. O fato é que eles, cada vez mais, conquistam espaço em aplicações de automação industrial modernas, de acordo com os princípios da Indústria 4.0.

Essa checagem minuciosa da linha de produção se reflete diretamente em peças ou produtos dentro dos padrões de qualidade exigidos. Tudo isso com a precisão da tecnologia de ponta, em alta velocidade, muito diferente da capacidade de um olho humano.

Tais ferramentas causam um impacto na redução de custos, inclusive pela menor exigência de mão de obra, pois os dispositivos de visão são altamente precisos na hora de apontar falhas e evitar erros no processo produtivo e, por isso, se fazem cada vez mais presentes nas estratégias de automação industrial.

Outra vantagem é a grande capacidade de gerar dados referentes a diferentes características. Sem falar na facilidade de conectar essas informações a sistemas de gestão, como Manufacturing Execution System (MES), Entreprise Resource Planning (ERP) ou de Analytics.

Existem ainda outras vantagens proporcionadas pelo uso dos dispositivos de visão. Confira:

  • Capacidade de inspeção pontual (1D) ou em áreas (2D)
  • Possibilidade de regras lógicas para tomada de decisão
  • Múltiplas inspeções dedicadas, com capacidade de configuração e parametrização das análises a serem feitas
  • Comunicação em nível de protocolos industriais sofisticados (camada TCP e I/O) ou protocolos de rede (camada HTTP e comunicações estruturadas)

Portanto, investir em sistemas com dispositivos de visão é apostar na credibilidade da organização, o que se dá por meio de um olhar bem mais atento à melhoria de toda a gestão da qualidade dentro de uma fábrica.

Os benefícios para a Indústria 4.0

A utilização dos dispositivos de visão é ampla, pelo encaixe perfeito com diversos setores do espectro industrial. As áreas de siderurgia e metalurgia são bons exemplos, com a chance de averiguar se as chapas e bobinas estão com a identificação correta, por exemplo.

Quando usados na fabricação de alimentos, podem garantir a alta qualidade do produto e, principalmente, a segurança dos alimentos com o processamento de imagens industriais. Isso significa monitorar, sem nenhum tipo de dúvida, as falhas tanto de fabricação como de processamento.

Já na complexa indústria automotiva, com seus muitos itens e peças, os dispositivos de visão são imprescindíveis para o controle da qualidade, pois eles podem ser empregados desde a primeira estampagem até a montagem final.

Na área de bebidas, é possível monitorar minuciosamente o processo, checando questões como a correta vedação das garrafas. Já na indústria farmacêutica, um sensor de visão pode confirmar se todos os blisters estão preenchidos, evitando devoluções e prejuízos futuros.

Soluções Balluff em dispositivos de visão

Hoje, o processamento de imagens industriais é indispensável para uma manufatura moderna e flexível. E para atender aos desafios da produção fabril, as soluções de visão Balluff são voltadas para diversas aplicações no processo produtivo, como rastrear peças, verificar a posição, o tamanho, a orientação e a distância dos objetos.

E é nessa constante busca pela qualidade que os dispositivos de visão Balluff fazem a diferença, uma vez que eles ajudam a tornar os processos de manufatura ainda mais eficientes. Eles possuem 7 dispositivos de inspeção independentes, com capacidade para armazenar até 20 verificações. Além disso, detectam e analisam objetos e textos sem formatação (OCR/OCV), reconhecendo os defeitos de forma clara e exata.

Todas essas funções significam que é possível realizar diferentes tarefas de inspeção, com apenas um sensor. E no que se refere à velocidade, existem modelos com capacidade para verificar até 40 códigos de barras e códigos Data Matrix por segundo.

Outro ponto que vale a pena ser destacado está no robusto processamento de imagens baseado em contornos. Graças a ele, é viável localizar, verificar e contar peças em qualquer sentido rotacional.

É importante ressaltar que os dispositivos Balluff podem ser instalados por meio do padrão IO-Link diretamente nos seus locais de atuação, fornecendo informações valiosas sobre o status do sensor ou as condições atuais do ambiente de fabricação. Cria-se assim uma comunicação contínua, dentro dos conceitos de futuro que integram a Indústria 4.0.

Se você gostou dessa leitura e quer conferir outros conteúdos interessantes sobre o tema, confira o nosso artigo “O que a automação industrial tem a ver com a Indústria 4.0.” No site da Balluff, você tem acesso a muitos materiais com abordagens diferenciadas.

Além disso, acompanhe a página da Balluff no LinkedIn e tenha informações sempre atualizadas sobre o que acontece no universo da automação industrial!

 

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Assine nosso conteúdo
E-Books
Vídeos

Balluff – Controles Elétricos Ltda.
Rua Francisco Foga, 25 – Distrito Industrial | Vinhedo – São Paulo

+55 19 3876-9999

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: