Descubra qual investimento fazer para agilizar seus processos industriais

Descubra-qual-investimento-fazer-para-agilizar-seus-processos-industriais-blog
5 de setembro de 2017

Agilizar os processos industriais é um dos objetivos mais comuns de inúmeros gestores e engenheiros de produção. Afinal, quanto menor os gargalos, melhor a produção se comporta, trazendo mais vantagens competitivas e lucro à indústria.

Porém, agilizar os processos industriais deve ser feito de maneira coesa, evitando a perda de qualidade ou até mesmo o comprometimento da segurança dos seus funcionários. O enfoque deve ser sempre em aumentar os níveis de produtividade e eficiência, controlando todas as variáveis que possam interferir nesses procedimentos.

Nesse sentido, a tecnologia e a automação industrial são essenciais, com inúmeras vantagens interessantes para a sua indústria. Quer saber qual tecnologia é mais indicada para otimizar seus processos industriais? Continue a leitura!

 

O que é a tecnologia IO-Link?

A tecnologia IO-Link é a solução mais usada atualmente por quem deseja aumentar ainda mais o desempenho da automação na indústria. Essa é a primeira tecnologia mundialmente padronizada de interface de sinais de entradas e saídas de chão de fábrica, capaz de estabelecer uma comunicação com o comunicador do processo e os demais dispositivos.

Sua interface e seu protocolo aberto permitem que essa tecnologia seja usada universalmente, com uma conexão ponto a ponto independente do fieldbus utilizado. O IO-Link permite a transmissão de todos os sinais do sensor ao controlador e também os dados de controle para o sensor/atuador com resultados impressionantes.

Com o IO-Link você consegue integrar cada sensor no seu chão de fábrica, permitindo diagnósticos contínuos e abrangentes, com configuração automatizada dos parâmetros via controlador. Apesar de todas essas vantagens, o IO-Link é bem fácil de instalar, bastando apenas um cabo não blindado de três fios para integrar os sensores e os autuadores.

 

Quais as vantagens de usar o IO-Link na minha indústria?

Ao contrário de outras redes de integração, o IO-Link é capaz de ajudar você a agilizar os seus processos industriais e ainda aumentar o desempenho e a produtividade da sua empresa.

 

Custos reduzidos

Devido ao seu cabeamento simples e uniforme, a possibilidade de diagnóstico contínuo e a configuração central através do master é possível reduzir de maneira significativa os custos do projeto, da instalação e do startup da solução.

Ao contrário de outras tecnologias, o IO-Link necessita apenas de um cabo padrão de três fios (um dos mais usados nas aplicações industriais) – e isso até mesmo para os dispositivos mais complexos.

Além disso, um só hub consegue transmitir os sinais de até 16 sensores binários e os masters mais modernos possuem até 8 portas de IO-Link. Isso significa que 8 dispositivos de IO-Link podem ser conectados ao controlador, usando apenas um módulo.

Dessa forma, os sistemas passam a necessitar de um número muito menor de instalações mecânicas, o que resulta em soluções modulares mais simples e mais econômicas.

 

Operação mais eficiente

Com o uso do IO-Link, você consegue verificar o estado da máquina em relação ao processo diretamente no local da ação. Ou seja, tanto o monitoramento do processo, como a configuração e a análise de erro dos dispositivos ocorrem no controlador.

Isso ajuda a reduzir de maneira significativa os atrasos e distorções do sinal, otimizando o tempo dos processos das máquinas. A transmissão digital dos dados ainda garante uma alta qualidade do sinal. Outra vantagem é que dispositivos analógicos e binários também podem ser usados nos sistemas IO-Link.

 

Maior disponibilidade dos equipamentos

A solução IO-Link é muito interessante também para o seu setor de manutenções. Com ela, você poderá realizar uma substituição rápida e sem erros do sensor, com comissionamento imediato.

Isso significa reduzir de forma importante o tempo de inatividade dos seus maquinários, já que todos os parâmetros de um sensor substituído ficam gravados no novo sensor de maneira automática pelo master IO-Link.

Todos os processos de alterações no formato ou na receita e também de comissionamento podem ser realizados centralmente usando os componentes funcionais do controlador, economizando tempo e reduzindo drasticamente o potencial de erros. Outra vantagem é que o IO-Link permite evitar a confusão dos dispositivos, pois eles são identificados automaticamente.

 

Rápida manutenção e diagnóstico

Intervalos maiores entre as manutenções e detecção preditiva de erro são outras vantagens que contam a favor do IO-Link. Isso acontece porque o sistema recebe de forma contínua os dados de diagnóstico para o processo inteiro, diminuindo a necessidade de reparos.

Além disso, o IO-Link conta com um conjunto de parâmetros que permitem controlar o processo do início ao fim, detectando de forma rápida e antecipada possíveis erros e desvios do padrão.

 

Ampla possibilidade de usos

A solução IO-Link pode ser usada em toda a produção e em inúmeros segmentos industriais. Hoje já é possível encontrar dispositivos para todas as áreas da sua indústria, como produção, montagem, logística, teste, embalagem, entre outros e também em diferentes aplicações individuais, como medição de posição, detecção de objeto, identificação de fluidos, etc.

Com o IO-Link você pode:

  • monitorar a distância os dispositivos;
  • rastrear peças na produção em geral;
  • detectar objetos durante a montagem;
  • pesquisar sobre o nível da peça e abastecimento;
  • transmitir dados e energia sem contato;
  • melhorar a sua operação.

 

Como o IO-Link me ajuda a agilizar os processos industriais?

Depois de ler todas essas vantagens, ficou mais fácil entender porque o IO-Link é o investimento certo para todos os tipos de indústrias? Com ele, você consegue:

  • otimizar todos os seus processos;
  • reduzir a necessidade de manutenção dos maquinários, otimizando seu funcionamento e extraindo o máximo das suas tecnologias;
  • controlar melhor todos os itens na sua linha de produção;
  • melhorar o controle dentro da sua indústria;
  • integrar setores;
  • reduzir o consumo de matéria-prima e de recursos como energia elétrica e água ao otimizar o funcionamento dos seus equipamentos;
  • melhorar a segurança no seu chão de fábrica, evitando acidentes de trabalho que podem interromper ou paralisar a sua produção;
    aumentar a produtividade;
  • melhorar o desempenho global da sua indústria.

Como você pode notar, o IO-Link é o futuro da automação industrial e já tem sido usado de maneira muito positiva por várias indústrias, com resultados expressivos na produtividade e na otimização de todos os processos industriais, aumentando suas margens de lucro e de competitividade.

Quer contar com essa solução na sua indústria e começar a agilizar seus processos industriais? Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra as soluções específicas da Balluff!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email