descubra-como-detectar-a-pressao-da-sua-producao-maneira-eficiente
Balluff Brasil
Balluff Brasil
8 de maio de 2018

Descubra como detectar a pressão da sua produção de maneira eficiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

O excesso ou a falta de pressão nos processos industriais pode comprometer seriamente os resultados de uma empresa, ou até mesmo levar a perdas materiais e acidentes com a equipe. Por esse motivo, utilizar a tecnologia como aliada para detectar o nível da pressão na produção é essencial.

Para fazer isso de maneira eficiente, é preciso investir em dispositivos de alta qualidade, capazes de realizar o monitoramento em diversos meios, de acordo com a necessidade de cada indústria. Descubra no artigo de hoje como detectar a pressão de forma eficaz em seus processos.

 

Sensores de pressão

Flexíveis, os sensores de pressão são capazes de monitorar meios gasosos, líquidos e viscosos. Com esses dispositivos é possível detectar tanto a pressão de processos industriais, pressão de sistemas hidráulicos e também vácuo.

Os sensores de pressão da Balluff permitem uma montagem flexível e também operação confiável do sistema, otimizando a funcionalidade do produto que, embora compacto fisicamente, é robusto em sua transmissão.

Os sensores podem ser aplicados em ambientes com pressão de -1 a 600 bar e suportam temperaturas entre -40oC e 125oC. Embora essas características sejam comuns ao produto, há algumas variações que devem ser levadas em conta, durante a busca pelo melhor equipamento para cada caso. Os sensores de pressão podem ser:

  • Sensores com membrana faceada: ideais para medição em meio viscoso, pastoso, cristalizado ou com partículas sólidas.
  • Sensores com display: possuem display de LED de fácil leitura, o que facilita o monitoramento. Podem atuar com interface em IO-Link ou em modo SIO.
  • Sensores sem display: destacam-se devido a seu invólucro resistente em aço inoxidável, compacto e robusto.

 

Monitoramento da pressão com IO-Link

A atuação dos sensores com interface IO-Link permite a transmissão dos dados de forma contínua, diretamente para o comando. Com essa tecnologia, aliás, é possível instalar os dispositivos no local da ocorrência, mesmo em pontos de difícil acesso.

Dentre suas principais aplicações estão o monitoramento em meios como agentes de refrigeração e lubrificação, óleos hidráulicos e pneumática.

 

Aplicações de um sensor de pressão

Versátil, o sensor de pressão pode ser utilizado para monitorar esse elemento em diversos meios e processos produtivos:

  • Monitoramento da pressão hidráulica
  • Medição da pressão em processos de tratamento de superfícies
  • Medição de pressão para refrigeração a água (como em altos-fornos e fornos elétricos a arco)
  • Monitoramento de pressão em processos de moldagem por injeção

Mantenha-se atualizado sobre as novidades na área de automação industrial. Acompanhe a Balluff nas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Youtube).

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.