Conheça as vantagens e aplicações dos sensores de inclinação

30 de agosto de 2022

Entre os tipos de sensores industriais existentes no mercado, os de inclinação chegam como facilitadores de processos e atuam garantindo a precisão e segurança nas operações. Saiba mais;

Na indústria, vários equipamentos e acessórios são utilizados para garantir o perfeito funcionamento do maquinário, garantindo a segurança dos operadores e a precisão nos trabalhos realizados.

A automação industrial, que está cada vez mais inserindo a Indústria 4.0 na rotina das fábricas, oferece inúmeras soluções que facilitam o trabalho desses equipamentos, como é o caso dos sensores industriais.

Esses dispositivos são capazes de interpretar e identificar a movimentação das máquinas industriais, monitorando, medindo e analisando dados para atuar na correção das informações e otimização dos processos fabris.

Entre os sensores industriais muito utilizados, os sensores de inclinação têm destaque por suas vantagens e aplicações. Saiba mais sobre esse dispositivo no artigo abaixo.

O que são sensores de inclinação?

Para o bom funcionamento de todas as etapas do processo fabril, é importante que todas as máquinas e equipamentos estejam em bom funcionamento. Alguns aspectos necessitam de atenção especial, como é o caso da posição das máquinas, com seus ângulos e inclinações devidamente ajustados.

Os sensores de inclinação atuam na função de verificar superfícies que precisam estar alinhadas para que funcionem corretamente, rastreando e monitorando continuamente os movimentos de rotação, assim como a posição de acordo com a necessidade de cada processo desenvolvido pelo equipamento monitorado.

Realizando o controle de forma precisa, os sensores medem o desvio em relação a um eixo horizontal ou vertical em até 360°. Eles possuem dois princípios de medição diferentes e várias faixas de ângulo e, em sua maioria, têm duas saídas de segurança de duplo canal que são acionadas instantaneamente quando a inclinação da superfície passa de 10°.

Vantagens de utilizar os sensores de inclinação

Os sensores de inclinação são dispositivos altamente versáteis e flexíveis, uma vez que podem detectar alterações na posição dos equipamentos em diversas formas diferentes: lado direito, lado esquerdo, cima, baixo, entre outras.

O principal objetivo dos sensores é garantir o funcionamento do maquinário de acordo com a necessidade das operações, garantindo o bom andamento das operações e a segurança de quem está envolvido nos processos. Eles são desenvolvidos para funcionarem em diferentes cenários e são resistentes às vibrações, capazes de adequar-se aos diferentes estados de operação do maquinário.

Como consequência da alta capacidade do monitoramento dos sensores de inclinação, a otimização das operações entra como importante aliada na linha de produção eficaz, trazendo processos mais assertivos e economia no dia a dia da rotina fabril, aliados com o conceito de uma fábrica inteligente.

Esse tipo de sensor possui ainda vantagens técnicas avançadas. Confira as principais:

  • Funcionamento sem contato e absoluto;
  • Princípio de medição capacitivo;
  • Medição direta da inclinação em construções especiais de alto custo;
  • Aplicação em ambientes com condições severas, com alta classe de proteção IP67;
  • Montagem e integração simples;
  • Interfaces 4…20 mA, 0…10 V e Modbus;
  • Faixa de medição de até 360º.

Além disso, os sensores permitem aplicações versáteis, atendendo às necessidades de diferentes projetos e soluções.

Aplicações do sensor de inclinação em diferentes cenários

Além de ser um importante equipamento no ambiente industrial, atuando em importantes frentes de operações fabris, os sensores de inclinação podem ser utilizados também em diferentes cenários, levando segurança para os mais variados projetos.

Conheça três exemplos de aplicações dos sensores de inclinação em cenários fora da indústria:

Energia solar: os sensores são utilizados para monitorar o posicionamento dos coletores parabólicos, que são equipamentos que atuam na geração de energia ganhando temperatura por meio da exposição à luz solar. Para otimizar a operação deste equipamento, os sensores de inclinação monitoram o posicionamento e o giro em 360° dos coletores.

Geradores eólicos: para que as torres dos parques eólicos possam operar normalmente para geração de energia, é fundamental que elas estejam no ângulo correto. Os sensores de inclinação monitoram a posição das torres que ficam expostas ao vento, tempestades ou outras intempéries que podem danificar seu funcionamento.

Tratamento por radiação: na área da saúde, especificamente nos consultórios de tratamento por radiação, os sensores são utilizados para verificar o ângulo de inclinação das máquinas e mesas. A precisão das análises feitas em exames e consultas depende do funcionamento correto dos equipamentos, portanto a atuação dos sensores é fundamental.

Sensor de inclinação BSI 1 eixo

Os sensores de inclinação da Balluf contam com um eixo de medição que permite o monitoramento em 360°, ou seja, todos os movimentos de rotação podem ser rastreados continuamente.

A versão de 1 eixo pode ser encontrada em duas opções diferentes, cada uma com um princípio de medição diferente: sensores de inclinação baseados no fluido ou sensores baseados em Micro Electro Mechanical System (MEMS).

A linha de sensores de inclinação da Balluf de 1 eixo está disponível em 24 versões que contemplam os dois modelos de medição para atender às demandas de qualquer tipo e dimensão de projeto.

Os modelos baseados em fluido são os ideais para cenários que necessitam de um monitoramento de alta precisão em toda a faixa de medição e temperatura. Confira as principais características:

  • Disponibilidade de Modbus e interface 4…20 mA;
  • alta precisão em análises repetitivas;
  • desvio de temperaturas reduzido;
  • invólucro metálico compacto e resistente;
  • montagem simples com quatro furos de fixação.

Já os modelos baseados em MEMS, ou sistemas micro eletromecânicos, são indicados para cenários que exigem mais flexibilidade. As principais características são:

  • Certificações UL e CE;
  • interface 4…20 mA e 0…10 V;
  • duas variantes para requisitos distintos;
  • formato compacto que permite economia de espaço;
  • montagem simples com função de calibração.

Para conhecer mais sobre o portfólio de sensores de inclinação da Balluff e encontrar o modelo ideal para o cenário da sua empresa, entre em contato conosco e fale com nossa equipe de especialistas.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Carta - materiais educativos
Assine nosso conteúdo
e-books materiais educativos
E-Books
conteudos - materiais educativos
Vídeos
[crp]

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: