Como-tornar-a-deteccao-de-objetos-mais-eficiente-na-industria-blog
Balluff Brasil
Balluff Brasil
8 de novembro de 2018

Como tornar a detecção de objetos mais eficiente na indústria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Garantir a excelência em cada detalhe do processo é o segredo das indústrias de sucesso. E a detecção de objetos ainda na fabricação dos produtos é uma das principais etapas em que isso deve acontecer, já que reflete na qualidade final dos itens.

Levando isso em conta, descubra agora como tornar a identificação dos objetos na indústria mais eficiente e precisa.

 

Sensores industriais: soluções inteligentes para uma detecção de objetos confiável

Para assegurar que a detecção de objetos seja feita com rigor, é imprescindível que as empresas tenham sensores industriais da mais alta qualidade. Contudo, além de equipamentos precisos de uma marca reconhecida pela excelência no mercado, é preciso investir em dispositivos adequados para as necessidades específicas da companhia.

 

Sensores indutivos

Uma das aplicações dos sensores indutivos é a detecção de objetos metálicos, sem contato com os mesmos. A linha desses dispositivos na Balluff, por exemplo, inclui sensores do tipo padrão, com distância de comutação ampliada, higiênicos, resistentes à alta pressão, Fator 1, e também itens totalmente metálicos. Além disso, o portfólio inclui revestimento adicional cerâmico ou PTFE, que protegem contra respingos de solda. Os formatos dos sensores indutivos vão de 3 mm (cilíndricos) a 80 mm x 80 mm (cubóides).

Os sensores indutivos indicados para área de solda desenvolvidos pela Balluff detectam, por exemplo, aço, alumínio e latão, com distância de comutação idêntica. Sua função não é afetada pelo campo magnético e meios abrasivos não os danificam.

Já os sensores indutivos tipo anel detectam peças pequenas em alta velocidade (até 20m/s), de forma confiável e precisa.

 

Sensores capacitivos

Sensores capacitivos, por sua vez, detectam líquido, granulado e pó, em contato direto ou através de paredes não metálicas. Com eles, é possível realizar a detecção de objetos mesmo a grandes distâncias. Outra vantagem é que as cores, a poeira e superfícies reflexivas ou brilhantes não impactam na ação dos dispositivos.

Com um sensor capacitivo é possível detectar, por exemplo, o nível de itens a granel

 

Sensores ultrassônicos

Sensores ultrassônicos são precisos e versáteis. Uma de suas funções é controlar a presença e contar objetos, sem contato. Sua atuação é independente da cor e das características da superfície, além de não ser impactada por névoa, poeira e sujeira.

 

Sensores optoeletrônicos

Por fim, outro equipamento para otimizar a eficiência de um sistema de automação industrial é o sensor optoeletrônico. Além da detecção confiável de objetos, os equipamentos verificam o formato, a cor, a distância e a espessura dos mesmos.

Utilizar sensores industriais de qualidade é o primeiro passo para ter mais eficiência na indústria, aliado ao uso de outras tecnologias, como IO-Link e RFID. Seja qual for a necessidade da sua indústria, a Balluff tem todas as soluções para atendê-la. Solicite seu orçamento com nossos especialistas!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.