como-se-preparar-era-da-industria-4.0-1
Balluff Brasil
Balluff Brasil
8 de maio de 2018

Como se preparar para a Era da indústria 4.0

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

A chegada da indústria 4.0 já começa a promover uma série de mudanças no modo de funcionamento da produção fabril, sendo capaz inclusive de criar novos modelos de negócio. Os benefícios dessa mudança são inúmeros e vão muito além de potencializar seu alcance digital ou vender novos tipos de produtos e serviços. A transformação positiva envolve toda a empresa, incluindo é claro os funcionários, e chegando ao ecossistema de fornecedores, parceiros, distribuidores e clientes.

Contudo, para usufruir as vantagens e benefícios que a indústria 4.0 irá trazer é preciso estar atento e pensar em novas práticas e estruturas organizacionais, como novas arquiteturas de tecnologia da informação e gestão de dados, além de uma cultura voltada para o digital, que deve encarar a análise de dados como um recurso-chave da empresa.

Mas, como colocar tudo isso em prática e se preparar para a indústria 4.0? Confira dicas essenciais!

 

Desenhe uma estratégia realista para a entrada na Indústria 4.0

Sim, sem dúvida esse é o primeiro passo. Você precisa avaliar a maturidade digital de seu negócio no atual momento, projetando onde você precisa estar. Defina metas claras para reduzir o gap. Priorize as medidas que trarão mais valor ao seu negócio, e garanta que elas estejam alinhadas com a estratégia geral. É imprescindível que todas as lideranças de sua empresa estejam comprometidas com essa abordagem.

 

Estruture um projeto piloto

Começar com um bom projeto piloto é uma excelente estratégia para demonstrar na prática, que tipo de mudanças serão implementadas em sua indústria. Assim, você demonstra também provas de conceito e demonstra a importância dessa implementação. Sobretudo, essa experiência vai ajudar a sua indústria a aprender sobre as práticas que melhor funcionam e o que precisa passar por mais aprimoramento, desmistificando o tema entre os colaboradores.

Importante: para os primeiros pilotos, adote o conceito end-to-end da indústria 4.0, indo dos insumos à entrega ao cliente, e ao serviço de pós-venda.

Respire inovação digital. “Liberte-se” conceitualmente de tudo o que te prende ao seu modus operandi atual. Tenha em mente que essa revolução chegou para melhorar todos os seus processos, e deverá ser a chave para o crescimento da sua indústria em termos de lucros, redução de custos e melhores práticas.

 

Avalie o projeto piloto e estipule os próximos passos

Com base nas lições aprendidas em seus pilotos, identifique os recursos necessários para atingir seus objetivos e desenvolva um planejamento para que toda a sua fábrica seja envolvida. Inclua facilitadores tecnológicos, como uma infraestrutura de TI ágil e funcional, com interfaces bem desenhadas, que podem impulsionar seus processos de negócios.

Colaboradores conectados à nova tendência. Inclua estratégias para recrutar (ou desenvolver) os colaboradores mais preparados e atrair as empresas certas para trabalhar. Seu sucesso com a indústria 4.0 dependerá também das habilidades e conhecimentos que você conseguir implantar.

 

Solução completa de produtos e serviços – Perspectiva de Ecossistema

Desenvolva uma solução completa de produtos e serviços para seus clientes. Use parcerias ou alinhe-se com as plataformas existentes se você não pode desenvolver uma oferta abrangente. Os maiores avanços em desempenho ocorrerão quando você, estando dentro de um complexo ecossistema de parceiros, fornecedores e clientes, entender ativamente o comportamento do consumidor e puder orquestrar um papel distinto para sua empresa.

 

Analise dados a todo momento

Estabeleça capacidades analíticas multifuncionais, estreitamente ligadas às suas prioridades estratégicas, com base em pessoal interno e competências terceirizadas. Desenvolva modos de combinar dados de diferentes partes do negócio – por exemplo, os de qualidade, logística e funções de engenharia – e aplique-os ao maior número possível de áreas, particularmente às que diferenciam a empresa ou atraem clientes.

Aprenda a extrair valor dos dados com sistemas inteligentes, usando análises em tempo real para adequar os produtos aos clientes e melhorar continuamente os processos.

Promova a cultura digital

Sim, para capturar todo o potencial da indústria 4.0 grandes mudanças práticas em sua empresa deverão acontecer. Por isso, ao promover a cultura digital, seus colaboradores passarão a pensar e a agir como nativos adeptos da tecnologia, dispostos a experimentar, aprender novas formas de funcionamento e de adaptação dos processos diários em conformidade.

E lembre-se: a mudança não acaba depois que se implanta a indústria 4.0. Para ficar à frente da concorrência, sua empresa tem de reinventar suas capacidades continuamente, em ritmo mais rápido do que no passado.

Princípios da Indústria 4.0

  • Possibilidade de operação em tempo real;
  • Os dados são adquiridos e tratados quase que instantaneamente, o que permite que decisões sejam tomadas rapidamente;
  • Virtualização;
  • Criação de cópias virtuais das fábricas inteligentes. Assim, elas poderão ser rastreadas e todos os processos serão monitorados a partir dos vários sensores espalhados pela planta da empresa;
  • Descentralização;
  • As decisões poderão ser tomadas a partir do mundo ciberfísico, de acordo com as necessidades da produção. Outro ponto é que as máquinas fornecerão informações relevantes sobre o ciclo de trabalho. Sendo assim, os processos ficarão mais refinados;
  • Orientação aos serviços;
  • Utilização de softwares e do conceito de Internet dos Serviços;
  • Modularidade;

Descubra agora mesmo como a Balluff pode te ajudar na preparação para a entrada na indústria 4.0

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.