A chegada da indústria 4.0 já começa a promover uma série de mudanças no modo de funcionamento da produção fabril, sendo capaz inclusive de criar novos modelos de negócio. Os benefícios dessa mudança são inúmeros e vão muito além de potencializar seu alcance digital ou vender novos tipos de produtos e serviços. A transformação positiva envolve toda a empresa, incluindo é claro os funcionários, e chegando ao ecossistema de fornecedores, parceiros, distribuidores e clientes.
Contudo, para usufruir as vantagens e benefícios que a indústria 4.0 irá trazer é preciso estar atento e pensar em novas práticas e estruturas organizacionais, como novas arquiteturas de tecnologia da informação e gestão de dados, além de uma cultura voltada para o digital, que deve encarar a análise de dados como um recurso-chave da empresa.
Mas, como colocar tudo isso em prática e se preparar para a indústria 4.0? Confira dicas essenciais!
Desenhe uma estratégia realista para a entrada na Indústria 4.0
Sim, sem dúvida esse é o primeiro passo. Você precisa avaliar a maturidade digital de seu negócio no atual momento, projetando onde você precisa estar. Defina metas claras para reduzir o gap. Priorize as medidas que trarão mais valor ao seu negócio, e garanta que elas estejam alinhadas com a estratégia geral. É imprescindível que todas as lideranças de sua empresa estejam comprometidas com essa abordagem.
Estruture um projeto piloto
Começar com um bom projeto piloto é uma excelente estratégia para demonstrar na prática, que tipo de mudanças serão implementadas em sua indústria. Assim, você demonstra também provas de conceito e demonstra a importância dessa implementação. Sobretudo, essa experiência vai ajudar a sua indústria a aprender sobre as práticas que melhor funcionam e o que precisa passar por mais aprimoramento, desmistificando o tema entre os colaboradores.
Importante: para os primeiros pilotos, adote o conceito end-to-end da indústria 4.0, indo dos insumos à entrega ao cliente, e ao serviço de pós-venda.
Respire inovação digital. “Liberte-se” conceitualmente de tudo o que te prende ao seu modus operandi atual. Tenha em mente que essa revolução chegou para melhorar todos os seus processos, e deverá ser a chave para o crescimento da sua indústria em termos de lucros, redução de custos e melhores práticas.
Avalie o projeto piloto e estipule os próximos passos
Com base nas lições aprendidas em seus pilotos, identifique os recursos necessários para atingir seus objetivos e desenvolva um planejamento para que toda a sua fábrica seja envolvida. Inclua facilitadores tecnológicos, como uma infraestrutura de TI ágil e funcional, com interfaces bem desenhadas, que podem impulsionar seus processos de negócios.
Colaboradores conectados à nova tendência. Inclua estratégias para recrutar (ou desenvolver) os colaboradores mais preparados e atrair as empresas certas para trabalhar. Seu sucesso com a indústria 4.0 dependerá também das habilidades e conhecimentos que você conseguir implantar.
Solução completa de produtos e serviços – Perspectiva de Ecossistema
Desenvolva uma solução completa de produtos e serviços para seus clientes. Use parcerias ou alinhe-se com as plataformas existentes se você não pode desenvolver uma oferta abrangente. Os maiores avanços em desempenho ocorrerão quando você, estando dentro de um complexo ecossistema de parceiros, fornecedores e clientes, entender ativamente o comportamento do consumidor e puder orquestrar um papel distinto para sua empresa.
Analise dados a todo momento
Estabeleça capacidades analíticas multifuncionais, estreitamente ligadas às suas prioridades estratégicas, com base em pessoal interno e competências terceirizadas. Desenvolva modos de combinar dados de diferentes partes do negócio – por exemplo, os de qualidade, logística e funções de engenharia – e aplique-os ao maior número possível de áreas, particularmente às que diferenciam a empresa ou atraem clientes.
Aprenda a extrair valor dos dados com sistemas inteligentes, usando análises em tempo real para adequar os produtos aos clientes e melhorar continuamente os processos.
Promova a cultura digital
Sim, para capturar todo o potencial da indústria 4.0 grandes mudanças práticas em sua empresa deverão acontecer. Por isso, ao promover a cultura digital, seus colaboradores passarão a pensar e a agir como nativos adeptos da tecnologia, dispostos a experimentar, aprender novas formas de funcionamento e de adaptação dos processos diários em conformidade.
E lembre-se: a mudança não acaba depois que se implanta a indústria 4.0. Para ficar à frente da concorrência, sua empresa tem de reinventar suas capacidades continuamente, em ritmo mais rápido do que no passado.
Princípios da Indústria 4.0
- Possibilidade de operação em tempo real;
- Os dados são adquiridos e tratados quase que instantaneamente, o que permite que decisões sejam tomadas rapidamente;
- Virtualização;
- Criação de cópias virtuais das fábricas inteligentes. Assim, elas poderão ser rastreadas e todos os processos serão monitorados a partir dos vários sensores espalhados pela planta da empresa;
- Descentralização;
- As decisões poderão ser tomadas a partir do mundo ciberfísico, de acordo com as necessidades da produção. Outro ponto é que as máquinas fornecerão informações relevantes sobre o ciclo de trabalho. Sendo assim, os processos ficarão mais refinados;
- Orientação aos serviços;
- Utilização de softwares e do conceito de Internet dos Serviços;
- Modularidade;
Descubra agora mesmo como a Balluff pode te ajudar na preparação para a entrada na indústria 4.0