Balluff Brasil
Balluff Brasil
19 de dezembro de 2019

Como resolver problemas de qualidade e melhorar o OEE em sistemas de visão para embalagens

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

As indústrias de embalagens devem operar com os mais altos padrões de qualidade e produtividade. A eficácia geral do equipamento (OEE) é um sistema de pontuação amplamente usado para rastrear processos de produção em embalagens. A pontuação do OEE é calculada usando dados que especificam qualidade (porcentagem de peças boas), desempenho (desempenho da velocidade nominal) e disponibilidade do equipamento (porcentagem do tempo de atividade planejado).

Os problemas de qualidade podem impactar diretamente o cliente, por isso é essencial ter processos em vigor para garantir que o produto seja seguro e rotulado adequadamente antes de ser enviado. Além disso, defeitos nas embalagens, como amassados, arranhões e rotulagem inadequada, podem afetar a confiança do cliente em um produto e sua disposição em comprá-lo na loja. Problemas com a qualidade podem levar a tempo de inatividade não planejado, desperdício e perda de produtividade, afetando as três métricas da pontuação do OEE.

 

Tradicionalmente, inspeções visuais e auditorias na linha de embalagem têm sido usadas para monitorar a qualidade; no entanto, esse trabalho pode ser desafiador em aplicações de alto volume. As soluções de detecção podem ser usadas para automatizar parcialmente o processo, mas demandas complexas, incluindo vários formatos de pacotes e fórmulas de produtos na mesma linha, exigem a flexibilidade que as soluções de visão oferecem. Essas soluções também são um componente vital para adicionar rastreabilidade à unidade, caso ocorra um defeito de qualidade ou recall do produto.

 

Os sistemas de visão podem aumentar a produtividade em uma linha de embalagem, reduzindo a quantidade de tempo de inatividade planejado e não planejado para inspeção de qualidade manual. A visão pode ser usada com segurança para detectar defeitos de qualidade assim que eles ocorrem. Com essas informações, uma empresa pode realizar melhorias no equipamento para assegurar a repetibilidade e o OEE e garantir que nenhum produto defeituoso chegue às mãos dos clientes.
Algumas aplicações de visão para garantia de qualidade em embalagens incluem:

  • Inspeção de etiquetas (presença, integridade, qualidade de impressão, OCV / OCR)
  • Verificar se a etiqueta está no lugar, alinhada corretamente e sem arranhões e rasgos. Analisar se os gráficos, códigos e textos impressos estão legíveis e impressos com a qualidade esperada. Usando uma combinação de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) para ler um número de lote, data de validade ou informações do produto e, em seguida, OCV (verificação óptica de caracteres) para garantir a legibilidade.
  • Inspeção de embalagens primária e secundária quanto a amassados ​​e danos. Inspeção em garrafas, latas e caixas para garantir que sua geometria não tenha sido alterada durante o processo de fabricação. Por exemplo, verificar se o aro da garrafa é circular e não foi esmagado para que a tampa da garrafa possa ser colocada após o envase do produto.
  • Verificação de presença e posição do lacre / tampa de segurança. Garantir a colocação correta de lacre / tampa em uma garrafa. Também verifica se o recipiente usado é o correto para a fórmula / produto que está sendo fabricado.
  • Verificação da posição do produto em pacotes com vários itens
    Em embalagens de sólidos, realiza a verificação para garantir que sejam preenchidos adequadamente e na sequência correta. Nas indústrias farmacêuticas, isso pode ser usado para verificar se os blisters têm uma pílula em cada espaço e nas indústrias de alimentos para garantir que o item correto seja colocado em cada espaço da embalagem.
  • Certificação do nível adequado de líquido em recipientes

Para aplicações nas quais isso não pode ser feito de maneira confiável com as tecnologias de detecção tradicionais, os sistemas de visão podem ser usados ​​para garantir que uma garrafa tenha sido envasada com seu volume nominal.

A flexibilidade dos sistemas de visão permite abordar essas aplicações complexas e muito mais com uma solução de visão bem projetada.

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.