Os sistemas de visão impulsionam a indústria de embalagens

19 de dezembro de 2019

A falta de eficiência e controle de qualidade são fatores que comprometem a atuação das empresas de produção de embalagens. Saiba como os conceitos de OEE e os sistemas de visão atuam como promotores de eficiência e resultados.

O segmento de manufatura, em suas diferentes vertentes industriais, exige foco na assertiva gestão de uma verdadeira cadeia de processos, para uma operação de sucesso.  Uma equação da qual fazem parte entregas de excelência e um processo produtivo eficiente. E assim acontece na indústria de embalagens, que deve operar com os mais altos padrões de qualidade e produtividade.

É o caminho para evitar que problemas como a rotulagem inadequada de cada produto, antes do envio, tenham impacto direto sobre o cliente e sua experiência de consumo. Defeitos nas embalagens, como amassados, arranhões, bem como o descuido com os rótulos, podem afetar a confiança do cliente em determinado produto e também a disposição em comprá-lo naquela loja.

Ou seja, problemas de qualidade terão reflexos diretos nas vendas e negócios, além de comprometerem o processo produtivo. Saiba mais sobre políticas que garantem inteligência e resultados às empresas de embalagens e a contribuição dos sistemas de visão para a efetivação dessas práticas, lendo nosso artigo.

Por padrões de qualidade na indústria de embalagens

Entre os principais impactos negativos da falta de preocupação com o devido controle de qualidade, no contexto da linha de produção de embalagens, entram em jogo questões como tempo de inatividade não planejado, desperdício e perda de produtividade.

São fatores que fazem parte do universo de métricas monitorado a partir do conceito de OEE – Overall Equipment Effectiveness ou eficácia geral do equipamento. Trata-se do principal indicador da instrumentalidade geral de um equipamento, que incrementa a competitividade de produção e as políticas de qualidade das empresas de manufatura.

Especificamente na indústria de embalagens, a visão de OEE se converte em um sistema de pontuação amplamente usado para rastrear processos de produção. A pontuação do OEE é calculada usando dados que especificam:

  • Qualidade (porcentagem de peças boas)
  • Desempenho (da velocidade nominal)
  • Disponibilidade do equipamento (porcentagem do tempo de atividade planejado)

É uma perspectiva de monitoramento que tem nos sistemas de visão disponibilizados ao mercado pela Balluff uma ferramenta que assegura a qualidade do produto e suporte aos processos produtivos. É uma aplicação completa e prática de OEE.

Conheças as vantagens dos sistemas de visão

Vamos entender melhor como a solução dos sistemas de visão pode ser aplicada às linhas de produção da indústria de embalagens, com significativos benefícios?

Controle de qualidade escalado e refinado

Tradicionalmente, inspeções visuais e auditorias na linha de embalagem têm sido usadas para monitorar a qualidade. No entanto, esse trabalho pode ser desafiador em aplicações de alto volume.

As soluções de detecção podem ser usadas para automatizar parcialmente o processo, mas não chegam ao grau de flexibilidade e resultado oferecido por um sistema de visão. Afinal, no caso das demandas complexas, é preciso dar conta de vários formatos de pacotes e fórmulas de produtos na mesma linha.

Isso sem contar um potencial de monitoramento multiplicado. Os sistemas de visão permitem adicionar rastreabilidade ao produto, caso ocorra um defeito de qualidade ou recall.

blankblank

Mais potencial produtivo e alcance de mercado

Competitividade é, sem dúvida, uma característica do atual cenário corporativo. E a melhor resposta a isso, na indústria, vem com a aplicação de inteligência, com foco em aprimorar o desempenho do processo produtivo.

Os sistemas de visão aumentam a produtividade em uma linha de embalagem, reduzindo a quantidade de tempo de inatividade planejado e não planejado, uma exigência quando se aplica inspeção de qualidade manual.

A visão pode ser usada, com segurança, para detectar defeitos de qualidade assim que eles ocorrem. Com essas informações, uma empresa pode realizar melhorias no equipamento para assegurar a repetibilidade. É a inteligência aplicada à garantia de que nenhum produto defeituoso chegue às mãos dos clientes.

Os principais pontos de aplicação

Veja como os sistemas de visão são aplicados, na prática, melhorando a performance da indústria de embalagens:

  • Inspeção de etiquetas: presença, integridade, qualidade de impressão, OCV/OCR;
  • Verificação da localização e alinhamento adequados da etiqueta, sem arranhões e rasgos;
  • Análise dos gráficos, códigos e textos impressos, verificando legibilidade e impressão com a qualidade esperada;
  • Combinação de dois fatores cruciais. É executado o OCR (reconhecimento óptico de caracteres, em português), para leitura do número de lote, data de validade ou informações do produto e, em seguida, a OCV (verificação óptica de caracteres, em português), para garantir a legibilidade;
  • Inspeção de embalagens primária e secundária, quanto a amassados ​​e danos;
  • Inspeção em garrafas, latas e caixas, avaliando possível alteração de geometria durante o processo de fabricação. Verifica-se, por exemplo, se o aro da garrafa é circular e não foi esmagado, para que a tampa possa ser colocada após o envase do produto;
  • Verificação de presença e posição do lacre/tampa de segurança;
  • Garantia de colocação correta de lacre/tampa em uma garrafa, além da certificação de que o recipiente usado é o correto para o produto em questão;
  • Verificação da posição do produto em pacotes com vários itens;
  • Em embalagens de sólidos, fica certificado o preenchimento adequado e na sequência correta. Nas indústrias farmacêuticas, isso pode ser usado para avaliar se os blisters têm uma pílula em cada espaço. No caso da produção de alimentos, para garantir que o item correto seja colocado em cada espaço da embalagem;
  • Certificação do nível adequado de líquido em recipientes;
  • Os sistemas de visão também podem ser usados ​​para garantir que uma garrafa tenha sido envasada com seu volume nominal.

A flexibilidade dos sistemas de visão permite abordar essas aplicações complexas e muito mais, com uma solução bem projetada. A Balluff é especializada em sistemas completos, que oferecem tudo que a indústria de embalagens precisa para o processamento de imagens, a partir de condições de conectividade e tecnologia de rede apropriadas.

É um conjunto de aplicações que torna possível obter dados que asseguram transparência aos processos de manufatura, tornando-os muito mais eficientes. O processamento de imagens industriais está por trás da produção de embalagens de qualidade. Fale com a gente para saber mais!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email