como-minimizar-problemas-erros-retrabalhos-na-industria
Balluff Brasil
Balluff Brasil
23 de agosto de 2017

Como minimizar problemas, erros e retrabalho na indústria?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Tornar a produção e a distribuição mais eficientes é algo essencial para todas as indústrias que desejam se manterem competitivas. Porém, é preciso ir além, buscando reduzir os problemas, erros e retrabalhos que deixam sua produção mais cara e que consomem os seus lucros.

Em um mercado tão competitivo como o que estamos inseridos, reduzir os custos da produção e tornar essa área ainda mais eficiente é um desafio constante e uma meta que deve ser buscada continuamente, visando aumentar a margem de lucro e tornar o seu produto final mais interessante para o consumidor.

Apesar disso, nem todos os gestores se atentam para alguns “detalhes” que podem comprometer a qualidade e a eficiência na sua indústria, tomando medidas e ações que colocam em risco a qualidade e a produtividade do seu negócio. Se você tem sofrido com itens finais com baixa qualidade, problemas constantes nas linhas de produção e muitos erros continue a leitura e veja as dicas importantes que separamos e que podem lhe ajudar a reverter essa situação!

 

Melhore a comunicação e a integração entre os setores

Em uma indústria é imprescindível que todos os setores estejam interligados e trabalhando em sintonia. Isso significa a produção fazendo requisições ao estoque, este passando informações às equipes de compras e vendas, e assim por diante.

Uma indústria na qual a comunicação entre os setores é ineficiente certamente enfrentará problemas graves como uma demanda mal planejada, dificuldades de lidar com o estoque, compras desnecessárias, questões logísticas e muitas outras.

Até mesmo dentro das linhas de produção a comunicação adequada é essencial, garantindo que todos os processos estão uniformes e que os parâmetros de qualidade e de segurança estão sendo cumpridos.

Uma maneira de melhorar essa situação é trabalhando com um software de gestão, por exemplo, capaz de automatizar os processos através de um workflow, permitindo que cada líder de setor acompanhe as suas demandas e saiba como direcioná-las para os responsáveis adequadamente.

Além disso, lembre-se de investir na comunicação interna, como memorandos, jornal-mural, e-mail corporativo, intranet e muitas outras soluções que ajudem a integrar os setores e os funcionários, fazendo com que todos trabalhem em sintonia e entendam a sua importância dentro da fábrica.

 

Treine a sua mão de obra

Mão de obra despreparada e sem treinamento pode ser responsável por erros e problemas em todos os setores da indústria, colocando em risco a qualidade final do que você produz. Não importa o quanto de capacitação técnica o cargo exige, oferecer treinamentos e possibilidades de crescimento para os seus funcionários é essencial para manter a qualidade na sua indústria.

Se você está começando a automatizar a sua linha de produção, por exemplo, é essencial que todos os seus funcionários estejam capacitados e habilitados para lidarem com as novas exigências, entendendo como cada maquinário funciona, quais são as regras para evitar acidentes, quais os parâmetros de qualidade que devem ser considerados, entre outras questões.

Quanto mais informações seus funcionários tiverem, melhor será o trabalho que eles executam e, consequentemente, menor será a taxa de erros e desvios do que foi planejado. E isso também vale para os gestores e líderes de setores. Lembre-se que a área industrial está em constante mudança, com novas tecnologias aparecendo e inovando os métodos produtivos. Estar atento a todo esse movimento é essencial para manter a sua indústria competitiva.

 

Invista em manutenções

As manutenções são essenciais para que todo o seu equipamento esteja sempre funcionando – e dentro do que é esperado para eles. Apesar disso, ainda existem muitos gestores que não possuem um plano de manutenção, ou que apenas fazem os procedimentos quando algum equipamento para de funcionar.

Investir em uma manutenção preventiva é essencial para que a sua produção não sofra com paradas e interrupções não previstas, comprometendo sua capacidade produtiva e aumentando seus custos com horas extras.

Logicamente que contar com equipamentos modernos e recentes também ajuda a evitar problemas. Hoje já existem muitas tecnologias que podem lhe ajudar nesse sentido, como os sensores inteligentes que fazem uma leitura automática do nível de funcionamento do maquinário, emitindo relatórios atualizados e indicando as melhores configurações para o funcionamento ótimo e até mesmo quando deverão ser feitas paradas de manutenção.

Isso ajuda você a entender o funcionamento e a capacidade da sua produção, evitando paradas fora do previsto e quebras de maquinários que podem comprometer totalmente a sua indústria.

 

Pense no layout da sua fábrica

O layout industrial é um tema muito importante e que deve ser considerado em todos os tipos e portes de indústrias porque é responsável por promover mais segurança, conforto aos trabalhadores e produtividade.

Você deverá pensar em maneiras de otimizar a sua produção, facilitar a comunicação entre os setores e o transporte, aumentar a segurança no seu chão de fábrica, oferecer conforto aos trabalhadores e facilidade de acesso às máquinas e às operações, entre outros.

Para cada tipo de indústria existe um layout mais ou menos interessante. A baixa produtividade e o excesso de erros podem indicar que o seu layout não está adequado a sua produção.

 

Simplifique os processos produtivos

Evitar atrasos na produção, promover maior agilidade às operações e conseguir ter mais controle dos processos de fabricação são itens essenciais para evitar erros e retrabalhos. Hoje alguns softwares de gestão já conseguem se integrar aos equipamentos da produção, por meio de redes inteligentes de comunicação, oferecendo ao gestor informações reais e muito confiáveis sobre todas as etapas da sua cadeia produtiva.

Isso significa acompanhar de perto as ordens de fabricação, a gestão do seu estoque, automatizar os inputs, entre muitas outras ações que permitam encontrar falhas no seu ciclo produtivo e aperfeiçoar as suas operações.

 

Invista em tecnologia

A tecnologia é uma forte aliada na hora de padronizar os seus processos, melhorar o controle de qualidade e agilizar a sua produção. Um dos itens mais importantes a considerar é o uso dos sensores.

Essa tecnologia tem inúmeras aplicações dentro das indústrias e pode tornar os seus processos produtivos muito mais otimizados, reduzindo os seus custos.

É possível encontrar sensores que promovem a medição de líquidos e outros materiais, padronizando a quantidade em cada embalagem, outros que realizam a detecção e a medição de objetos dentro da sua indústria, que promovem a medição da temperatura e até que ajudam a aumentar a segurança na sua indústria e também a ampliar a vida útil dos seus equipamentos, reduzindo a necessidade de manutenções e de paradas não programadas.

Todas essas soluções ajudam a reduzir a quantidade de erros e de problemas na sua linha de produção, aumentando a qualidade do item final e diminuindo o retrabalho ou a venda de produtos abaixo da média de mercado – algo que pode comprometer a imagem da sua marca.

E, então, com essas dicas, ficou mais fácil promover mais qualidade na sua produção? Ainda tem alguma dúvida sobre esse tema? Deixe um comentário pra gente!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.