Como melhorar a sua relação de custo benefício em poucos passos?

Como-melhorar-a-sua-relacao-de-custo-beneficio-em-poucos-passos-blog
11 de julho de 2017

Crise política e econômica, retração do mercado, dificuldades financeiras. Infelizmente essa é a realidade que o nosso país tem enfrentado e por isso é essencial para os gestores pensarem em formas de melhorar a sua relação de custo-benefício em suas indústrias e linhas de produção.

Embora em um cenário instável a primeira medida mais acertada pareça ser o corte no orçamento, nem sempre essa é a melhor escolha. Muitas vezes, fazer um investimento maior, mas que trará mais benefícios e economias em longo prazo pode ser a solução mais indicada para se tornar mais forte, competitivo e, claro, reduzir os custos de produção.

Quer entender mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

 

O que é a relação de custo-benefício e como defini-la?

A palavra “custo-benefício” está cotidianamente presente nas nossas conversas. Mas você já parou para refletir sobre seu verdadeiro significado e a forma correta de calculá-lo?

A expressão “análise do custo benefício” designa o ato de comparar os custos e os benefícios associados de determinado produto ou serviço, comparando os possíveis resultados de cada um desses itens a fim de melhorar a sua tomada de decisão.

Mas, será que aquele item com milhares de funcionalidades realmente trará um ótimo custo benefício para a sua empresa ou apenas será usada uma parte das suas funções e o dinheiro investido não trará retorno?

Encontrar a resposta para essa pergunta é o que diferenciará a sua análise de custo benefício, transformando a sua aquisição em algo realmente benéfico e interessante em longo prazo.

Por isso, a primeira dica é sempre começar analisando friamente a realidade atual do seu negócio. Coloque no papel algumas informações básicas, como:

  • quais são os pontos mais críticos e que precisam de melhoras?
  • O que o mercado oferece de solução nesse sentido?
  • Quais as características que essas soluções oferecem? (Faça uma lista usando uma escala de importância sobre os diferenciais de cada produto ou serviço para a sua realidade);
  • Avalie as características das soluções pensando no quanto essas ajudam a modificar a sua realidade;
  • Defina uma nota para a solução e ao final divida o custo da solução pela nota obtida. O item que apresentar o menor valor resultante será aquele com melhor custo-benefício.

 

Como melhorar a relação de custo benefício?

De posse dessas informações, com certeza será mais fácil definir quais itens e soluções são realmente interessantes para a sua indústria, certo? Mas, apesar disso, a tomada de decisão ainda pode ser complicada, principalmente quando o assunto é tecnologia.

Se você pensa no futuro e precisa melhorar a sua produção, a qualidade do seu produto e, claro, a sua eficiência para se tornar ainda mais competitivo, existem algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira:

1- Analise todas as suas conexões e os itens menores

Muitas vezes, na hora de pensar em soluções que ajudem a reduzir custos e a melhorar a nossa eficiência pensamos apenas no universo macro e nos esquecemos da importância dos itens menores. Qualquer gerente de produção sabe da importância de cabos e tomadas industriais para todo o funcionamento dos sistemas.

Por isso, comece considerando as soluções tecnológicas também para os pequenos “detalhes”, mas que são fundamentais para toda a sua cadeia produtiva. Na hora de adquirir esses itens, analise:

  • material usado;
  • robustez;
  • resistência ao impacto e ao desgaste;
  • resistência aos óleos, petróleos, ácidos e outros;
  • inversão de polaridade;
  • terminal terra.

Cabos de ligação, de conexão, distribuidores, conectores, adaptadores e outros itens são essenciais para o funcionamento de toda a sua indústria e precisam ser de boa qualidade e fáceis de usar diariamente. Economizar nesses materiais pode trazer graves riscos ao seu negócio em longo prazo e acabar se configurando em mais desperdício.

2- Automatize sua produção

Se a sua fábrica ainda não trabalha com a automação industrial, talvez seja o momento de rever esse conceito. Ainda que, em um primeiro momento, o valor de investimento possa parecer alto, as vantagens que a automação traz são inúmeras e ajudarão o seu negócio a expandir e a se tornar muito mais competitivo.

Em um mundo altamente tecnológico no qual estamos inseridos, é praticamente inviável conseguir produzir de forma competitiva com sistemas de produção desatualizados. A automação lhe garantirá:

  • aumento de produtividade;
  • melhoria na qualidade do produto final;
  • redução de custos para a produção;
  • mais segurança para seus funcionários;
  • maior competitividade;
  • maior capacidade de controle, monitoramento e auxílio nas tomadas de decisão.

Hoje é possível ter acesso a linhas de financiamento exclusivas para a compra de tecnologia e ainda existem consultorias especializadas que ajudam a entender a necessidade de automação para o seu negócio.

3- Invista na indústria 4.0

Também conhecida como a “quarta revolução industrial”, a indústria 4.0 se baseia na conexão entre máquinas, sistemas e ativos, de modo a criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor, controlando os módulos de produção de maneira autônoma.

Alguns dos princípios da indústria 4.0 são:

  • capacidade de operação em tempo real;
  • virtualização;
  • descentralização (as tomadas de decisão podem ser feitas por meio de um sistema cyber-físico de acordo com as necessidades da produção em tempo real);
  • produção de acordo com a demanda.

O mundo está cada vez mais tecnológico e essa é uma tendência impossível de ser impedida. O que significa que adequar a sua indústria agora, certamente lhe trará vantagens competitivas importantes daqui alguns anos.

Veja algumas vantagens que a indústria 4.0 pode trazer para o seu negócio:

  • planejamento de produção, facilitando a previsão de demanda e permitindo que os clientes sejam atendidos de acordo com a sua necessidade e tempo de operação;
  • redução dos desperdícios, graças à sincronização do estoque com a produção;
  • otimização de recursos, já que com essas medidas é possível reduzir a energia elétrica em até 40%, além de melhorar o uso da água;
  • adaptação para futuras tecnologias, algo essencial para se tornar competitivo uma vez que a nossa sociedade está em constante revolução e criação de novos meios de produção.

Com essas dicas ficou mais fácil melhorar a relação de custo benefício da sua indústria? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum dos nossos conteúdos!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Carta - materiais educativos
Assine nosso conteúdo
e-books materiais educativos
E-Books
conteudos - materiais educativos
Vídeos
[crp]

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: