Balluff Brasil
Balluff Brasil
10 de abril de 2018

Como detectar a posição ou medição de distância de produtos granulados, pós ou líquidos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Capazes de detectar a posição ou medição de distância de produtos granulados, pós ou líquidos, os sensores ultrassônicos são dispositivos que utilizam alta frequência para fazer seu trabalho. Com eles, é possível medir níveis, alturas ou curvaturas, controlar presença e contar objetos – sem nenhum tipo de contato. De aplicação universal, eles trabalham independentemente da cor e das características da superfície. Além disso, não são influenciados por objetos transparentes com reflexões intensas. Névoa, poeira ou sujeira também não representam um problema.

Na prática, como esses sensores funcionam?

O princípio de funcionamento dos sensores ultrassônicos é baseado na emissão de uma onda sonora de alta frequência, e na medição do tempo levado para a recepção do eco produzido, quando esta onda se choca com um objeto que seja capaz de refletir o som. Então, pulsos ultrassônicos são emitidos ciclicamente. Assim, quando um objeto reverbera esses pulsos, o resultado final é um eco recebido e convertido em um sinal elétrico.

E quanto à precisão desses sensores?

Versáteis, os sensores ultrassônicos da Balluff possuem alta resolução, e, as suas zonas cegas pequenas garantem precisão excepcional. Graças à grande zona de detecção, mesmo distâncias grandes em relação ao objeto não se configuram como um obstáculo.

Outro importante atributo é que esses dispositivos se diferenciam através do seu sinal de saída. Por meio de uma versão de comutação e uma versão analógica, é possível tanto detectar e contar objetos de modo confiável como também determinar distâncias com altíssima precisão. Isto garante a aplicação versátil.

Em razão das diferentes funções de saída, os sensores ultrassônicos Balluff podem ser utilizados como contato normalmente fechado ou contato normalmente aberto.

Quais as aplicações mais comuns desses sensores?

O número de aplicações do sensor ultrassônico é bastante vasto. Diversas máquinas industriais frequentemente utilizam esses modelos para detectar a presença de um objeto em uma fábrica automatizada. Eles também são muito utilizados para controle da altura de empilhamento de chapas metálicas, de madeira ou de plástico, com diferentes cores e texturas. O monitoramento de nível de grãos em um silo também pode ser feito com os sensores ultrassônicos. Instalado no topo do silo, os sensores conseguem monitorar de forma precisa a altura dos materiais granulados.

Quais as vantagens mais importantes dos sensores ultrassônicos?

Importante ressaltar que existem vários tipos de sensores, cada um com suas próprias especificidades e aplicações para a indústria.

 

No caso dos sensores ultrassônicos, as suas principais vantagens são:

  • Registro sem contato
  • Confiáveis em condições ambientais críticas, tais como sujeira, poeira ou névoa
  • Independente da cor, transparência, propriedade de reflexão e características da superfície do objeto
  • Detecção precisa também de objetos pequenos
  • Formatos construtivos cuboides e cilíndricos permitem maior flexibilidade de projeto
Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.