codificadores-lineares-magneticos
Balluff Brasil
Balluff Brasil
28 de outubro de 2017

Codificadores lineares magnéticos – Tecnologia de magnetização de fita

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

por Henry Menke

 

A magnetização de fita com precisão leva à medição precisa da posição

O segredo para a máxima precisão de qualquer sistema de codificador linear magnético é a precisão da codificação magnética na fita (às vezes chamada de escala). Os sensores dentro da cabeça de leitura do codificador respondem à força e posição do fluxo magnético proveniente dos polos magnéticos codificados na fita.

O posicionamento preciso desses polos – e igualmente importante, a forma precisa desses polos – é fundamental para o nível máximo de precisão que pode ser fornecido pelo sistema codificador. Qualquer imprecisão na posição, força ou forma desses campos influenciará diretamente na precisão da posição indicada pelo codificador.

Este efeito é amplificado com uma distância crescente entre a fita e o cabeçote de leitura do codificador. Quanto mais distante da fita, mais fraca e mais indistinta é a forma e a posição dos polos magnéticos.

 

Nem todas as fitas magnéticas são criadas iguais

Muitas fitas de codificador magnético no mercado são magnetizadas na superfície, utilizando o processo convencional de magnetização paralela. Esta é uma técnica direta que resulta em uma fita de codificador que atende às especificações de desempenho em configurações de intervalo fechado entre o cabeçote de leitura e a fita.

Um processo de magnetização de fita mais recente chamado Permagnet® produz polos magnéticos com controle aprimorado sobre sua força, forma e localização na fita. A melhor maneira de apreciar as vantagens desta tecnologia é comparar varreduras magnéticas de algumas fitas convencionalmente magnetizadas com alguns exemplos de fitas codificadas com o processo Permagnet®. Observe a diferença visível na definição nítida dos polos magnéticos produzidos pela tecnologia mais recente.

 

Fita convencionalmente magnetizada – Amostra # 1

Codificadores-lineares-magneticos-Tecnologia-de-magnetizacao-de-fita-1

Codificadores-lineares-magneticos-Tecnologia-de-magnetizacao-de-fita-2

Magnetização de fita com tecnologia Permagnet® – Amostra nº 2

Codificadores-lineares-magneticos-Tecnologia-de-magnetizacao-de-fita-3

Codificadores-lineares-magneticos-Tecnologia-de-magnetizacao-de-fita-4

Os polos magnéticos mais fortes, mais bem definidos, produzidos pela tecnologia Permagnet® permitem que os codificadores sejam mais tolerantes à variação na distância de trabalho entre a cabeça de leitura do codificador e a fita.

A redução da dispersão e distorção dos campos magnéticos a qualquer distância dentro da faixa de trabalho especificada reduz a influência da variação de distância na precisão da medida de posição em aplicações do mundo real.

 

Resumo dos Benefícios da Aplicação

  • Melhoria da linearidade em distâncias de trabalho próximas para obter a máxima precisão do sistema;
  • Melhoria da linearidade em longas distâncias de trabalho;
  • Maior tolerância a desvios na distância de trabalho, com menor não linearidade;
  • Menos necessidade de controlar de perto a distância de trabalho na aplicação, economizando custos, reduzindo a configuração meticulosa e o esforço de alinhamento;
  • Precisão completa do sistema, mesmo que o intervalo de distância varie durante a operação;
  • Melhor linearidade para qualquer espaçamento entre polos na fita.
Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.