Chave Came Balluff, a solução que sua indústria precisa para atender a NR-12

io-link
Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia IO-Link
7 de junho de 2018
IO-Link-para-ambientes-com-processos-de-lavagem
Módulos de rede com grau de proteção IP69 e corpo de aço
27 de junho de 2018
chave-came

Proporcionar segurança nos processos industriais é fundamental em qualquer segmento. Por esse motivo, frequente são criados dispositivos que auxiliem no controle das máquinas, a fim de evitar acidentes com os funcionários e prejuízos financeiros por falhas na produção. Uma dessas soluções é a chave came, essencial para adequar os equipamentos à Norma Regulamentadora 12 (NR-12).

Continue a leitura e saiba mais sobre esse dispositivo da Balluff.


Como é uma chave came?

Acionada pela rotação de um fuso, a chave came rotativa é um interruptor eletromecânico que possui de 2 a 20 posições de chaveamento. Embora haja modelos da chave com acionamento manual, são os modelos com fuso projetado para o acoplamento aos eixos de rotação que se destacam por seu uso em máquinas com força elevada, como as prensas excêntricas e outros mecanismos.

O emprego do dispositivo, aliás, é uma exigência da norma NR-12, estabelecida pelo Ministério do Trabalho, para a promoção de um trabalho seguro no ambiente fabril, já que tais máquinas podem oferecer risco à equipe e à produtividade, em caso de falhas em seu sistema.


Funcionamento

Na chave came com comutação mecânica, a largura do pulso pode ser detectada variando o posicionamento dos anéis internos. Dessa forma, garante-se o chaveamento num período entre 0 e 360 graus.

Já a detecção de pulso em uma chave de comutação com chaveamento indutivo é feita por meio deste.


NR12

As chaves de Cames da Balluff são as únicas homologadas para adequação em prensas excêntricas, dobradeiras e guilhotinas. Projetadas para possibilitar o trabalho de modo reverso, as chaves possuem sensor indutivo, usado como redundância e para monitorar possíveis escorregamentos nas máquinas, e também intertravamento em relação ao eixo (e fixadas diretamente a ele).

Essas características fazem com que a solução adeque os equipamentos para atender diversas exigências da norma.


Aplicações

As chaves são utilizadas para controlar ou indicar um posicionamento angular especificado, para realizar a contagem dos ciclos, de acordo com o deslocamento do eixo rotativo de uma máquina e também para auxiliar na automatização dos processos. O produto pode ser utilizado, ainda, para limitar o curso de uma rotação e para paradas de emergência, porém, nestes casos, é preciso ter uma chave came de segurança.

Na prática, a chave came pode ser instalada nos seguintes equipamentos:

  • Máquinas elevadoras
  • Máquinas dobradeiras
  • Prensa com funcionamento excêntrico
  • Máquinas para indústria automotiva (casos específicos)
  • Equipamentos que demandam chave fim de curso aplicadas em mecanismos rotativos

Entre em contato com a Balluff e solicite a chave came para adequar seus processos à NR-12. Fale com com nossos especialistas.

sensores-industriais