TENDÊNCIA

A economia brasileira vive agora um processo de “desindustrialização”. Ou seja, o setor industrial está perdendo sua importância no PIB e como fonte geradora de emprego.

Então as indústrias estão sumindo?
Não! Na realidade, elas precisam se adaptar ao crescimento econômico exigido pelo desenvolvimento do país.

E é possível às empresas, sim, continuar aumentando o faturamento e a lucratividade, mesmo em meio à desindustrialização. A maioria daquelas que alcançou esse feito tem algo em comum: investimentos maciços em avanços tecnológicos em busca de inovação.

E dentro desse contexto de inovação, uma das maiores necessidades é a arquitetura de controle e a montagem de máquinas. Veja como a Balluff soluciona essa situação!

blank
blank
Figura 1 - Arquitetura de controle centralizada tradicional
blank

PROBLEMA

A grande maioria das empresas utiliza sistemas centralizados, onde o conjunto PLC mais cartões digitais/analógicos é empregado em todas as máquinas, conforme foto ao lado:

Entretanto, esse modelo carrega inúmeros problemas, dificuldades e limitações decorrentes do uso de tal tecnologia.
E neste momento, há a possibilidade de apresentar uma nova solução diante dos impasses apresentados: O IO-Link como ferramenta de controle descentralizada.

SOLUÇÃO

Enganam-se aqueles que deduzem que o investimento e o tempo de comissionamento são maiores com IO-Link.

Na realidade, a maioria das soluções que utiliza uma arquitetura de controle descentralizada com IO-Link, quando comparada às arquiteturas centralizadas, apresenta redução de 25 a 30% nos custos.

blank

Redução
de 25 a 30%
nos custos

Veja a topologia abaixo, montada para substituir a situação indicada na figura 1.
Figura 2 - Arquitetura de controle descentralizada utilizando o IO Link

Ou seja, esse é o momento de ressignificar a tendência de desindustrialização na economia nacional, voltando o foco para a inovação tecnológica, em especial para a arquitetura de controle como diferencial.

Nos últimos anos, a Balluff vem se destacando no desenvolvimento de soluções industriais que, continuamente, permitem aos nossos clientes ter mais competitividade e lucratividade. Conte conosco para levar esses resultados ao seu negócio!

Eng. Guilherme Marinho
Consultor de Mercado Balluff