Em 20 de setembro de 2002, a Anvisa publicou a RDC (Resolução de Diretoria Colegiada) nº 259, trazendo diversas diretrizes sobre o processo de rotulagem de alimentos e bebidas, tendo em vista aumentar a segurança alimentar da população.

Entre as alterações e obrigatoriedades determinadas ao mercado, está a necessidade de impressão do prazo de validade e do lote em todas as embalagens – afinal, são informações mais sensíveis ao consumidor.

O que diz a
RDC 259?

PROBLEMA

Entretanto, muitas vezes estamos lidando com linhas de produção com velocidades extremamente altas – como é o caso da produção de bebidas. E isso significa que o monitoramento da presença e da qualidade da impressão se tornou um grande problema às empresas.

A dimensão do problema

Pense na seguinte situação:
Uma impressora que marca a validade e o lote em latas de refrigerante tem uma produtividade de 30 mil a 40 mil latas em menos de uma hora. Se essa impressora apresenta uma falha que demora cerca de uma hora para ser identificada, serão inúmeras consequências, como:

blank

Retrabalho

blank

Custos operacionais

blank

Possível desperdício

A situação
de um cliente
Balluff

Uma multinacional líder global em produção de refrigerantes nos apresentou a seguinte situação: sua linha de fabricação produz, em média, 32.000 latas por hora. No ano de 2019, quatro lotes tiveram problemas com impressão, sendo que 1 deles chegou a clientes finais.

blank

Solução

Avaliando essa situação, e pensando sempre em evoluir os processos e melhorar a eficiência dos clientes, a Balluff desenvolveu uma solução:

Um sistema de monitoramento da qualidade da impressão em latas e garrafas, utilizando alguns dos seus produtos do portfólio de sistema de visão.

Entre as várias aplicações de sucesso dessa solução, destaca-se o sistema de monitoramento da impressão em latas, que foi utilizado no cliente citado acima, que teve os quatro problemas com rótulos em 2019.

Resultado

Com a instalação do sistema no fim de junho, a taxa de retrabalho para ajustes na impressora tendeu a zero. Agora, a empresa já prepara investimentos para replicar o sistema nas demais linha de produção, já no início do ano de 2021.
Nas fotos abaixo, é possível observar a aplicação, as telas de programação do sistema e as fotos do sistema rodando, indicando falha nas latas não impressas:

blank

Figura 1 – Latas com impressão correta

blank

Figura 2 – Latas com impressão em falha e ausente

Sua empresa precisa de soluções como essa? Conte com a Balluff e sua equipe de engenheiros e consultores, que estão sempre prontos para encontrar a melhor solução!