Algumas empresas fabricantes de carros já iniciaram a utilização dos acopladores indutivos em sua linha de montagem. Veja como esses produtos podem melhorar sua produtividade.
Relação entre acoplador indutivo e produtividade
Na fabricação de carros, as esteiras GeoPallett são muito utilizadas durante a fase de bodyshop, facilitando o transporte da carroceria ao longo do processo. Acompanhando essa esteira estão os dados de produção de cada modelo a ser finalizado. Com a necessidade de flexibilização da linha, são necessárias trocas de moldes e de garras de robô.
Nessas trocas, pode acontecer a quebra de pinos e conectores, devido à dificuldade de realizar contatos de encaixe com rapidez e perfeição. Além disso, essas trocas de produção exigem um certo controle do processo, o que pode gerar um excesso de hardware, como cabos, blocos de interface, processadores RFID, etc.
Com o uso de acopladores indutivos não há desgaste mecânico dos conectores, pois os acopladores transmitem sinais sem contato. E, através da tecnologia IO-Link, uma vez que o mestre foi parametrizado, não é necessária a parametrização do sensor. Basta conectar e começar.
Vantagens do uso IO-Link junto aos acopladores indutivos
Utilizando o Mestre IO-Link e as tags compatíveis, é possível reduzir cerca de 30% da fiação presente no processo. Além disso, o IO-Link permite coletar e analisar dados desde o sensor, até o controlador.
Utilizando essa tecnologia sua empresa ganha em:
– produtividade: menos tempo de manutenção, pois não há desgaste mecânico
– flexibilidade de sequências e tempos de ciclos menores
– rapidez na troca de ferramentas
Faça como diversas empresas do setor automotivo e aumente sua agilidade de processos.