Balluff realiza Webinar “Web 4.0: Monitoramento de Condições nos Processos da Indústria Automotiva”

14 de junho de 2021

A Balluff está preparando um evento imperdível, que vai trazer ao debate os desafios do setor automotivo e como ele pode chegar à excelência, adaptando-se ao ambiente da Indústria 4.0

Os sistemas de monitoramento de condições e seus componentes contribuem para uma operação eficiente — e sem problemas — de máquinas e instalações nos processos produtivos. Isso garante manutenções preditivas e preventivas na indústria automotiva, por exemplo.

E ainda falamos em ir além. No segmento de fabricação de automóveis, a excelência da linha de montagem é fundamental. É um cenário em que o monitoramento de condições utiliza uma extensa base de dados responsável por promover desenvolvimentos inovadores e otimização de equipamentos e processos, impulsionando a produtividade.

Para falar sobre metodologias focadas em rastrear a saúde e o desempenho de uma máquina ao longo do tempo, a Balluff vai realizar o webinar “Web 4.0: Monitoramento de Condições nos Processos da Indústria Automotiva”. O evento tem como objetivo levar o know-how centenário de uma empresa que é referência mundial quando o assunto é o ecossistema da fabricação de automóveis.

Esse webinar imperdível vai acontecer no dia 22 de junho, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Zoom.

Quer garantir agora mesmo sua participação nessa iniciativa única? Faça aqui a sua inscrição!

Monitoramento de condições é pauta de evento exclusivo

Diferente de outras áreas da engenharia, a indústria automotiva conta com uma quantidade de processos e materiais diferentes, assim como tamanhos variados nos seus componentes. Para se ter uma ideia dessa diversidade, os automóveis modernos possuem até 30.000 itens em toda a sua estrutura.

Assim, a produção de automóveis e autopeças exige precisão, eficiência e flexibilidade. E para fechar essa equação, os princípios da Indústria 4.0, integrados a fundamentos como a Internet das Coisas (IoT) e o Aprendizado das Máquinas, já começam a fazer parte da realidade de muitas fábricas do setor.

O resultado é a maior produtividade, com menor tempo de parada e garantia da mais alta qualidade. Fator considerado imprescindível no segmento. Por isso, a Balluff traz ao debate a importância dos sistemas de monitoramento de condições e seus componentes para a indústria automotiva, no webinar agendado para o próximo dia 22.

O evento vai colocar em pauta a contribuição dessas ferramentas para uma operação eficiente de máquinas e instalações na indústria de automóveis. Tudo a partir da utilização de sensores no processo produtivo, que passa a transcorrer sem interrupções ou paradas não planejadas.

Garanta aqui a sua vaga no Webinar da Balluff.

Falamos de sensores de temperatura, pressão, nível e outros dispositivos que fornecem dados precisos sobre a condição de uma planta. Quando processados, eles originam informações para a manutenção preventiva das máquinas, permitindo ações antes mesmo que as falhas ocorram. É o caminho para uma linha de montagem sem erros.

Os sistemas de monitoramento de condição permitem, entre outras coisas, que alterações como o desgaste em componentes individuais sejam detectadas mais rapidamente. Assim, a manutenção da máquina pode ser melhor coordenada, reduzindo custos de conservação e evitando gastos adicionais.

Além disso, o uso extensivo de sistemas de monitoramento de condições oferece novas oportunidades e potenciais orientados para o futuro, como otimização baseada no ciclo de vida do produto, maior previsibilidade e visibilidade de dados do seu processo.

Portanto, o desenvolvimento de sistemas não está focado unicamente no reparo, mas permite analisar cada máquina ao longo da linha de produção. Isso significa manter toda a fábrica funcionando sem problemas, com avaliação correta e precisa dos menores detalhes para um desempenho altamente superior do processo produtivo.

Os desafios do setor automotivo

Recentemente, a indústria automotiva enfrentou obstáculos que incluem baixa nas vendas, incertezas da economia e penalidades na emissão de CO2. Isso sem contar a pandemia que assola o mundo.

Paralelamente a esse complexo conjunto de fatores, os avanços da tecnologia geram grandes expectativas nos clientes. E para maximizar os lucros da indústria, os fabricantes precisam projetar e garantir a maior variedade possível de produtos, ampliando a viabilidade no atendimento adequado às demandas dos consumidores.

Isso tudo permite a segmentos como o automotivo disponibilizarem ao mercado a qualidade e quantidade certas, no tempo exato e com o melhor custo/benefício. É uma equação que faz da inteligência um ingrediente de crescimento e posicionamento corporativo seguros.

E os desafios não param por aí:

  • Dependência da perícia humana: a maioria das operações da indústria ainda depende das decisões humanas experientes;
  • Globalização: a perspectiva mundial do setor automotivo leva ao aumento das importações de veículos e peças de outros países. O que exige equilíbrio dos impactos positivos e negativos trazidos por esse panorama, em se considerando o bem-estar econômico dessas empresas;
  • Pressão competitiva: com as inovações emergentes, existe uma competição acirrada diante das inúmeras opções ao alcance do consumidor;
  • Mudança nas condições de mercado: isso se dá tendo em vista aspectos como digitalização e automação crescentes, além do surgimento de tecnologias de ponta e novos modelos de negócios;
  • Tendências de compra do consumidor: consumidores mais conscientes contribuem para a tendência de compra de veículos usados, uma vez que o carro está deixando de ser um símbolo de status. Em resposta a isso, é preciso aprimorar a oferta de experiência positiva ao usuário;
  • Pressão de custo: Enquanto os fabricantes automotivos passam metas de melhoria rígidas para seus fornecedores de peças e componentes, as empresas se esforçam para atender às demandas em constante mudança. Melhor desenho de cadeias logísticas, maior performance produtiva e menor custo de mão de obra são alguns exemplos de ajustes exigidos dos fornecedores.

A iniciativa da Balluff, promovendo o webinar “Web 4.0: Monitoramento de Condições nos Processos da Indústria Automotiva”, leva em conta esse amplo conjunto de demandas. É uma oportunidade sem igual de entender a relevância do controle de custos e a maximização do valor de investimentos para a indústria automotiva.

Afinal, melhorar o tempo de atividade, confiabilidade, desempenho e segurança são as principais prioridades para as empresas dos dias atuais. Já notou que não pode perder esse evento, de jeito nenhum?

Esteja ao vivo para aproveitar melhor!

São muitos os assuntos relevantes que vão estar no centro das discussões, no webinar da Balluff. Por isso, faça hoje mesmo a sua inscrição no “Web 4.0: Monitoramento de Condições nos Processos da Indústria Automotiva”, evento totalmente on-line e que terá a gerente de mercado da nossa empresa, Fabíola Bracalente, como principal palestrante.

Os participantes que acompanharem o evento até o final, realizando as atividades propostas, receberão um CERTIFICADO! Sem falar que também participarão do SORTEIO de vários brindes personalizados com a marca de uma empresa líder mundial em soluções de automação industrial, como caderno, caneta e Power Bank.

Para os que perderem a riqueza dos debates ao vivo, ainda haverá uma chance de contato com o conteúdo de altíssimo valor. O webinar fica gravado, podendo ser assistido após o evento.

Nós temos certeza de que você não vai ficar de fora desse super webinar.

Agende-se!

  • Data: 22/06
  • Horário: 19h
  • Transmissão: Zoom
  • A gravação do webinar ficará disponível

Faça a inscrição aqui e saiba tudo sobre o mundo do monitoramento de condições e sua relevância para a indústria automotiva!

Fique à vontade para compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida que tenha ficado
Se nossa matéria ajudou você, gostaríamos muito de saber como! Isso vai nos ajudar a criar artigos cada vez mais úteis para você.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on email

Vamos conversar! Para dúvidas ou informações sobre a Balluff, preencha os dados abaixo: